Introdução - Curso de Design Gráfico Básico

O designer gráfico é uma área com constante renovação de seus profissionais, afinal, cada vez mais há pessoas interessadas em produzir design. Mas por quê? Você poderia perguntar. No caso, é muito atrativa a ideia de uma profissão que explore a criatividade das pessoas e que dialogue com o mundo. E é isso que o design gráfico tem feito durante décadas: comunicar.

Por isso costuma-se dizer que, em design, “é tudo sobre a mensagem”, já que todos os atributos gráficos têm como objetivo falar algo a alguém. Sendo assim, é uma área que demanda constante estudo sobre a personalidade e vida humana. Pois se desejamos falar de uma maneira que seja efetiva, precisamos, de primeira, saber para quem nós falamos. E isso varia de acordo com o objetivo de cada arte, pois pode ser para um público geral ou para um mais segmentado.

Ou seja, já note a partir daí que não é apenas uma profissão técnica, que explora unicamente questões visual, embora eles sejam importantes. Mas, você encontra no aprendizado do design gráfico conceitos que abordam a psicologia, a sociologia e até mesmo semiologia, que é a análise de discursos. Com tudo isso, você consegue transmitir ideias de forma eficiente, sem que sequer seja necessário utilizar uma palavra.

No entanto, não se preocupe, pois também se encontra num curso de design gráfico todo o estudo sobre a manipulação de imagens. Logo, os grandes programas que se utiliza para fazer as artes também são abordados, e devem ser alvo de estudo constante de um design gráfico.

Com isso, o objetivo dessa introdução é te fazer perceber o quanto que o design é plural, rico, diverso e satisfatório. Além disso, o design também é resultado de trabalho duro, que resulta em uma série de aprendizados. Portanto, se permita experimentar e aprender, sem cobranças iniciais ou desespero em ser logo o melhor de todos os tempos.

Visto que você verá com o tempo o resultado do seu trabalho e dedicação, e que os detalhes escolhidos para compor a arte faz sentido. Para isso, você aprende nesse curso diversos conceitos básicos que precisam estar devidamente fixados em seu cérebro.

Por fim, ressaltamos também que esse é um curso que se propõe analisar o formato do design gráfico hoje em dia. Bem como analisar que as grandes peças de design gráfico se tornaram grande por algum motivo. Assim, podemos sempre repensar e despartir as artes mais conhecidas, para entender como o nosso cérebro, bem como nossas emoções nos alcançam. Dessa forma, se você também considera o design gráfico como uma possibilidade de função no futuro, leia este e-book.

Este artigo pertence ao Curso de Design Gráfico Básico