Área do Aluno


ou



Introdução à Anatomia e à Fisiologia Animal

A anatomia é definida como o estudo da estrutura do corpo. A anatomia contribui para a aparência básica de um animal de estimação - desde a maneira como ele anda, segura a cabeça e abana o rabo até a maneira como persegue uma bola - tudo isso nos ajuda a reconhecer quando algo está errado e pode precisar de atenção.

Você pode imaginar como esse conhecimento é importante - tanto no exame de seu animal de estimação, quanto para ajudar auxiliar o veterinário no tratamento quando necessário.

Embora cada cão e gato sejam um pouco diferentes / tenham algumas variações anatômicas, todos eles têm a mesma estrutura básica. Na verdade, você pode se surpreender ao saber que os corpos e sistemas de nossos companheiros caninos e felinos não só são semelhantes entre si, mas também com os nossos. Compartilhamos sistemas cardiovascular, respiratório, digestivo, musculoesquelético e nervoso muito semelhantes.

Devido a essas semelhanças, muitas vezes os veterinários estão tratando de doenças e prescrevendo medicamentos que podem ser usados ​​na medicina humana, além de medicamentos específicos para veterinários.

No entanto, existem algumas diferenças interessantes entre cães, gatos e humanos. Por exemplo, cães e gatos têm:

  • Quatro pernas, e fique em seus dedos
  • Casacos de cabelo grossos que cobrem todo o corpo
  • A capacidade de suar apenas nas patas e no nariz
  • Orelhas (e cauda) independentes para ouvir e comunicar
  • Glândulas anais, que alguns dizem ser usadas para marcar odores
  • Dentes moldados para mastigar e ralar carne (30 em um gato e 42 em um cachorro)
  • Garras e almofadas das patas
  • Narizes muito sensíveis
  • Línguas em forma de pegar água para beber e ajudar na higiene
  • Um tapetum lucidum: a camada reflexiva na parte de trás do olho (muitas vezes causando um brilho verde nas fotografias) contribuindo para uma melhor visão noturna
  • Uma terceira pálpebra (chamada membrana nictitante) em cada olho, com uma glândula que ajuda a fazer lágrimas e protege o olho

O auxiliar de veterinário e pet shop precisará ter uma noção pelo menos básica a respeito da anatomia e da fisiologia animal, principalmente de cachorros e de gatos.

Aparelho locomotor de cães e de gatos

O próximo tópico a respeito da anatomia animal que deve ser conhecida pelo auxiliar veterinário é o esqueleto ou a estrutura dos cães e dos gatos.

O esqueleto é o conjunto dos ossos, que são organizados entre si através de articulações, podendo elas serem de tipos diferentes de acordo com o grau de amplitude existente entre dois ossos:

  • Há articulações que são fixas, como as dos ossos do crânio;
  • Há articulações que permitem que haja movimentos em três dimensões distintas, como a articulação existente entre o crânio do animal e a sua coluna vertebral.

A mobilidade do esqueleto do animal é assegurada por conta dos músculos estriados que inserem-se sobre diferentes ossos, através dos tendões.

A contração desses músculos leva a movimentos nas estruturas ósseas, como é o caso dos movimentos de extensão e flexão.

Essas contrações são comandadas através dos nervos que fazem parte do sistema central:

  • O cérebro e o cerebelo comandam os movimentos voluntários;
  • A medula espinhal comanda os reflexos dos animais.

Os neurônios, por outro lado, comandam os movimentos, que são designados através dos chamados neurônios motores, enquanto os neurônios sensitivos são responsáveis por conduzirem informação até o cérebro.

Anatomia Interna dos cães

Imagem Interna

Esqueleto do cão

Imagem Interna
Anatomia Interna dos Gatos

Imagem Interna
Esqueleto do Gato



Este artigo pertence ao Curso de Auxiliar de Veterinário e Pet Shop

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados