Área do Aluno


ou



JOGOS MATEMÁTICOS COMO RECURSOS DIDÁTICOS

Para trabalhar os jogos dentro de sala de aula é necessário ter atenção a algumas diferenciações:


▪ Jogos estratégicos

Neste tipo de jogo as habilidades relacionadas ao raciocínio lógico são trabalhadas e os alunos precisam ler as regras e buscar caminhos rumo ao objetivo final. Para chegar a este, é necessário usar estratégias e, assim, o fator sorte não interfere.



▪ Jogos de treinamento

Quando for notada a dificuldade das crianças em algum conteúdo específico, este tipo é excelente para canalizar os esforços e diversificar a forma de aprendizagem. Porém, o fator sorte pode ser decisivo nesta abordagem.


▪ Jogos geométricos

Este tipo desenvolve a habilidade de observação e o pensamento lógico. Figuras geométricas, semelhança de figuras, ângulos e polígonos são trabalhados nestes jogos.



Os benefícios perceptíveis em usar jogos matemáticos são:

▪ Possibilita averiguar quais alunos estão com dificuldades reais.

▪ O aluno esclarece se o assunto foi bem assimilado permitindo ao professor compreender se a explicação foi suficiente, de modo geral.

▪ Como há o quesito competição, os alunos se esforçam para aperfeiçoar os conhecimentos e ultrapassam seus próprios limites.

▪ No desenrolar do jogo o aluno se torna mais crítico, alerta e confiante. Expressa de forma mais livre o que pensa, realiza perguntas e tira conclusões sem se preocupar com a aprovação do professor. Logo, é uma maneira de deixar a criança mais à vontade para aprender.

▪ O medo de errar é reduzido.

▪ O aluno aprende de forma natural, pois está empolgado com a atmosfera em sala de aula.


No entanto, alguns cuidados devem ser tomados no momento de escolher os jogos que serão utilizados no contexto educacional:


▪ Os jogos não devem se tornar algo obrigatório, pois isso tira a essência do seu objetivo lúdico.

▪ É importante preferir aqueles em que o fator sorte não interfira nas jogadas.

▪ Priorize a interação entre os alunos optando por jogos que envolvam dois ou mais alunos.

▪ Estabeleça regras.

▪ Tenha sempre em mente a necessidade de trabalhar a frustração pela derrota. As crianças sentem muito esse processo.

▪ Jogue antes para estudar o jogo antes de levá-lo a campo.



Este artigo pertence ao Curso de Jogos Matemáticos na Educação Infantil

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados