JOGOS MATEMÁTICOS COMO RECURSOS DIDÁTICOS
Para trabalhar os jogos dentro de sala de aula é necessário ter atenção a algumas diferenciações:
▪ Jogos estratégicos
Neste tipo de jogo as habilidades relacionadas ao raciocínio lógico são trabalhadas e os alunos precisam ler as regras e buscar caminhos rumo ao objetivo final. Para chegar a este, é necessário usar estratégias e, assim, o fator sorte não interfere.
▪ Jogos de treinamento
Quando for notada a dificuldade das crianças em algum conteúdo específico, este tipo é excelente para canalizar os esforços e diversificar a forma de aprendizagem. Porém, o fator sorte pode ser decisivo nesta abordagem.
▪ Jogos geométricos
Este tipo desenvolve a habilidade de observação e o pensamento lógico. Figuras geométricas, semelhança de figuras, ângulos e polígonos são trabalhados nestes jogos.
Os benefícios perceptíveis em usar jogos matemáticos são:
▪ Possibilita averiguar quais alunos estão com dificuldades reais.
▪ O aluno esclarece se o assunto foi bem assimilado permitindo ao professor compreender se a explicação foi suficiente, de modo geral.
▪ Como há o quesito competição, os alunos se esforçam para aperfeiçoar os conhecimentos e ultrapassam seus próprios limites.
▪ No desenrolar do jogo o aluno se torna mais crítico, alerta e confiante. Expressa de forma mais livre o que pensa, realiza perguntas e tira conclusões sem se preocupar com a aprovação do professor. Logo, é uma maneira de deixar a criança mais à vontade para aprender.
▪ O medo de errar é reduzido.
▪ O aluno aprende de forma natural, pois está empolgado com a atmosfera em sala de aula.
No entanto, alguns cuidados devem ser tomados no momento de escolher os jogos que serão utilizados no contexto educacional:
▪ Os jogos não devem se tornar algo obrigatório, pois isso tira a essência do seu objetivo lúdico.
▪ É importante preferir aqueles em que o fator sorte não interfira nas jogadas.
▪ Priorize a interação entre os alunos optando por jogos que envolvam dois ou mais alunos.
▪ Estabeleça regras.
▪ Tenha sempre em mente a necessidade de trabalhar a frustração pela derrota. As crianças sentem muito esse processo.
▪ Jogue antes para estudar o jogo antes de levá-lo a campo.
Este artigo pertence ao Curso de Jogos Matemáticos na Educação Infantil
Faça o Curso completo grátis!!