Entrar/Criar Conta

ou


Não tem uma conta? CADASTRAR

Esqueci minha senha?

alunos online

(62) 99310-0225

Segunda à Sexta das 08hrs às 18hrs

Curso GRÁTIS sem mensalidades, com opção de certificado válido!
MATRICULAR GRÁTIS
COMENTÁRIOS

5.0

3 Avaliações
JOSEFA ADEILDA DE OLIVEIRA
★★★★★
JOSEFA ADEILDA DE OLIVEIRA

Muito bem elaborado, parabéns!!!

ELIANE FATIMA DE BRITO
★★★★★
ELIANE FATIMA DE BRITO

Programa do curso foi enriquecedor e serviu como complemento da minha pós-graduação. Ótimas ideias e dicas. Bastante relevante.

Elizabeth Maia Cardoso
★★★★★
Elizabeth Maia Cardoso

O curso é bastante interessante e com certeza vai contribuir para meu projeto que é criar um espaço lúdico para trabalhar as dificuldades de aprendizagem dos educandos nessa área. Parabéns pelo excelente curso!

JOGOS MATEMÁTICOS COMO RECURSOS DIDÁTICOS


Para trabalhar os jogos dentro de sala de aula é necessário ter atenção a algumas diferenciações:


▪ Jogos estratégicos

Neste tipo de jogo as habilidades relacionadas ao raciocínio lógico são trabalhadas e os alunos precisam ler as regras e buscar caminhos rumo ao objetivo final. Para chegar a este, é necessário usar estratégias e, assim, o fator sorte não interfere.



▪ Jogos de treinamento

Quando for notada a dificuldade das crianças em algum conteúdo específico, este tipo é excelente para canalizar os esforços e diversificar a forma de aprendizagem. Porém, o fator sorte pode ser decisivo nesta abordagem.


▪ Jogos geométricos

Este tipo desenvolve a habilidade de observação e o pensamento lógico. Figuras geométricas, semelhança de figuras, ângulos e polígonos são trabalhados nestes jogos.



Os benefícios perceptíveis em usar jogos matemáticos são:

▪ Possibilita averiguar quais alunos estão com dificuldades reais.

▪ O aluno esclarece se o assunto foi bem assimilado permitindo ao professor compreender se a explicação foi suficiente, de modo geral.

▪ Como há o quesito competição, os alunos se esforçam para aperfeiçoar os conhecimentos e ultrapassam seus próprios limites.

▪ No desenrolar do jogo o aluno se torna mais crítico, alerta e confiante. Expressa de forma mais livre o que pensa, realiza perguntas e tira conclusões sem se preocupar com a aprovação do professor. Logo, é uma maneira de deixar a criança mais à vontade para aprender.

▪ O medo de errar é reduzido.

▪ O aluno aprende de forma natural, pois está empolgado com a atmosfera em sala de aula.


No entanto, alguns cuidados devem ser tomados no momento de escolher os jogos que serão utilizados no contexto educacional:


▪ Os jogos não devem se tornar algo obrigatório, pois isso tira a essência do seu objetivo lúdico.

▪ É importante preferir aqueles em que o fator sorte não interfira nas jogadas.

▪ Priorize a interação entre os alunos optando por jogos que envolvam dois ou mais alunos.

▪ Estabeleça regras.

▪ Tenha sempre em mente a necessidade de trabalhar a frustração pela derrota. As crianças sentem muito esse processo.

▪ Jogue antes para estudar o jogo antes de levá-lo a campo.

Este artigo pertence ao Curso Jogos Matemáticos na Educação Infantil

Curso GRÁTIS sem mensalidade, sem taxa de matrícula.
COMENTÁRIOS

5.0

12.743 Avaliações
JOSEFA ADEILDA DE OLIVEIRA
★★★★★
JOSEFA ADEILDA DE OLIVEIRA

Muito bem elaborado, parabéns!!!

ELIANE FATIMA DE BRITO
★★★★★
ELIANE FATIMA DE BRITO

Programa do curso foi enriquecedor e serviu como complemento da minha pós-graduação. Ótimas ideias e dicas. Bastante relevante.

Elizabeth Maia Cardoso
★★★★★
Elizabeth Maia Cardoso

O curso é bastante interessante e com certeza vai contribuir para meu projeto que é criar um espaço lúdico para trabalhar as dificuldades de aprendizagem dos educandos nessa área. Parabéns pelo excelente curso!

Cursos em Relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.