Área do Aluno


ou



Juros X Inadimplência - Análise de Crédito e Cobrança

Os juros ocorrem como consequência direta da inadimplência, o credor deixa de receber renda por não utilizar o recurso, o devedor só vê sua dívida aumentar e paga juros.

Segundo o Banco Central do Brasil (2017), no mercado atual, empresas com alto índice de inadimplência não podem ganhar 8,15% ao ano se aplicarem seus recursos pela taxa Selic (sistema especial de liquidação e crédito). ), mais conhecida como taxa básica, que é a referência para toda a economia. Em outras palavras, a empresa está perdendo dinheiro porque está financiando seus clientes inadimplentes.

O percentual da taxa Selic varia de acordo com a reunião do Comitê de Política Monetária (COPOM), que ocorre aproximadamente a cada 45 dias. Por exemplo, no desenvolvimento deste estudo, ocorreram mudanças. 11,15% ao ano em maio de 2017 e 8,15% ao ano em outubro de 2017.

Embora vários autores tenham conceituado e sugerido políticas de crédito e cobrança, nenhum propôs um modelo que pudesse ser utilizado como referência, apenas sugeriram elementos que deveriam ser incluídos. 

Talvez por isso muitas empresas não tenham modelos de política de crédito e cobrança, não se esforcem para analisar e criar seus próprios modelos, então a má gestão leva a altas taxas de inadimplência corporativa.

No entanto, para posterior análise dos dados, foram pesquisados ​​modelos prontos no site da organização conforme Anexo A da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão (FACEMA). 

Seu objetivo é estabelecer regras para a concessão de crédito educacional, estabelecer regras técnicas efetivas de negociação para reter alunos, garantir a recuperação econômica e minimizar a inadimplência junto às instituições de ensino superior. (FACEMA, 2017)



Este artigo pertence ao Curso de Análise de Crédito e Cobrança

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados