Limpeza dos Dentes
A escovação dos dentes do animal deve ser feita rotineiramente para evitar o surgimento de placas bacterianas que vão prejudicar a saúde dos dentes, gengiva e língua. O tártaro (como essa placa bacteriana é chamada) é o principal responsável pela doença periodontal, levando a inflamação generalizada da boca.
Dessa forma, o agravamento da doença provoca dor constante, que prejudica a mastigação, e provoca a queda dos dentes devido ao apodrecimento de sua estrutura.
Além do mais, as bactérias presentes no tártaro ainda podem alcançar a corrente sanguínea dos vasos presentes na boca, e levar a uma inflamação generalizada no corpo, atingindo órgãos importantes como coração, pulmão, rim e ossos, provocando até a morte do animal!
Ademais, uma boca não higienizada é responsável pelo mau hálito no seu amiguinho de quatro patas, o que não favorece na hora de receber umas lambidas.
Para evitar tudo isso, a recomendação feita pelas sociedades especializadas em saúde veterinária, diz que a escovação deve ocorrer diariamente, uma vez, feita pelo próprio tutor do animal.
No entanto, caso não haja a disponibilidade de fazer a escovação todos os dias, que ela ainda ocorra algumas vezes durante a semana, o importante é não deixar de fazer.
O profissional de banho e tosa deve orientar aos tutores como realizar a limpeza correta dos dentes, principalmente nos animais de pequeno porte, onde o espaço entre os dentes é tão estreito, que favorece o aprisionamento de sujeiras e resto de comida levando a um maior crescimento de bactérias.
Para realizar a limpeza, primeiramente é preciso que se utilize uma escova ideal para animais. A escova humana possui formato diferente que não se adequa corretamente os dentes caninos e felinos.
Dessa forma, a escova utilizada deve ser com formato adequado, que consiga alcançar os últimos dentes do animal, com cerdas macias para não ferir a gengiva e causar uma possível abertura para a entrada de bactérias.
Caso não possua, em alguns casos a escova para bebês pode ser adaptada, pois possui um menor formato e cerdas bem macias.
Em relação ao produto para a limpeza, nunca deve ser utilizado uma pasta de dente comum para humanos, pois elas possuem composição diferente, não adequada às características da boca de um pet, como alta quantidade de flúor e sabor artificial com hortelã e eucalipto. Em alguns casos, a pasta de dente humana pode causar uma intoxicação gastrointestinal, já que os animais tendem a ingerir os produtos, e não cuspir como fazem os humanos.
Por esse motivo, o produto indicado para cães e gatos deve possuir boa digestibilidade, para que os animais possam ingerir sem complicações.
Além disso, deve ser um produto antisséptico, que vai eliminar a presença das bactérias e criar uma camada protetora que evite a agregação plaquetária.
Antes de iniciar a escovação, o interessante é encaminhar o animal para um veterinário, para que ele possa observar as particularidades daquele animal, e avaliar se vai ser necessário algum produto específico, algum cuidado em especial com algum dente, ou se há a presença de machucados que podem causar dor e prejudicar a escovação.
Como escovar os dentes de filhotes
Cães e gatos devem ser incentivados a limpeza bucal desde filhotes. Dessa forma, torna-se muito mais fácil escovar os dentes dos animais durante a fase adulta, já que ele se sente seguro e acostumado com a limpeza.
Segure o animal com firmeza sobre o colo, e com uma gaze molhada, vá massageando e limpando a gengiva do animal, retirando restos de comida. Coloque um pouco de pasta própria para o animal na porta do dedo, e espalhe sobre sua boca. Deixe o animal sentir o sabor para não estranhar.
Agora é só ir escovando seus dentes aos poucos, aplicando mais pasta quando necessário. Lembre-se que por ter características diferentes, a pasta canina ou felina não produz espuma! Por isso, não aplique grandes quantidades esperando ter esse efeito que não será possível.
Durante e sempre que finalizar a escovação diga palavras de reforço positivo, para o animal se sentir encorajado a continuar, além de permanecer fazendo carinho na região em que o animal mais goste.
Como escovar os dentes de cães adultos
No caso de animais adultos, quanto mais escavações tenham sido feitas na fase jovem, mais acostumado será o cão adulto. No entanto, caso seja a primeira escovação do animal, é necessário cuidado redobrado.
Inicie escolhendo um horário que o animal esteja mais relaxado. Por exemplo, em um ambiente de petshop, a escovação dos dentes deve ocorrer após o banho e escovação dos pelos, já que o animal estará bem mais relaxado e tranquilo.
Tenha paciência e comece aos poucos massageando a gengiva do animal com o dedo. É preciso que o animal tenha confiança em você, pois ao sinal de desconforto ou desconfiança, a depender do porte do animal, a mordida pode ser um grande risco.
Coloque a pasta para cães em uma gaze úmida, e vá espalhando por toda gengiva do animal. Com a escova apropriada, faça movimentos leves e circulares.
Lembre-se de seguir com o reforço positivo todas as vezes que o animal se comportar bem. Preferencialmente palavras positivas e carinho na barriga e cabeça. Petiscos também podem ser utilizados como reforço, desde que isso auxilie o animal a aceitar bem a escovação.
Como escovar os dentes de gatos adultos
Este artigo pertence ao Curso de Banho e Tosa
Faça o Curso completo grátis!!