LIVRO CAIXA
O livro caixa é o documento no qual são registrados todos os recebimentos e pagamentos em dinheiro, lançados de forma cronológica (dia, mês e ano). Trata-se de livro auxiliar de registro contábil, portanto, seu uso é facultativo. Porém, como contém controle pessoal da empresa, pode auxiliar na declaração do Imposto de Renda.
As anotações devem ser metódicas, diárias e detalhadas. Isso significa que não devem ser anotados rendimentos futuros (notas que ainda não compensaram e cheques pré-datados). Ainda, todas as notas fiscais e comprovantes devem ser guardados por ajudar no preenchimento correto do livro caixa.
É bom lembrar que as empresas optantes pelo Simples Nacional são obrigadas a escriturar o livro caixa. Sua estrutura deve trazer:
- data do registro;
- breve histórico;
- entradas e saídas (débito e crédito, respectivamente, lembrando que não usa-se os dois em um mesmo registro);
- saldo atual da conta Caixa (saldo anterior mais débito ou menos crédito da conta em questão).
Trouxemos, abaixo, um exemplo de Livro Caixa ilustrado pelo site Só Contabilidade:
Este artigo pertence ao Curso de Assistente Administrativo
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