Indicada pela cor vermelha, a luz de freio de mão é acionada quando este encontra-se acionado, ou ainda, quando há o baixo nível do fluído de freio. Dessa forma, ao notar esta lâmpada no painel, o primeiro passo a ser realizado é checar se o freio está acionado ou não. Se este não for o caso, provavelmente o fluído de freio precisa ser substituído ou adicionado no reservatório.
Esta lâmpada de cor amarela pode indicar inúmeras anormalidades nos veículos e por isto é o indicador mais reconhecido pelos mecânicos. Ela deve ser apagada toda vez que o motorista der partida no carro.
Caso contrário, significa que algum componente deste amplo sistema se encontra em mal funcionamento, resultando em problemas no motor, como a perda de potência, por exemplo.
Dessa forma, podemos perceber que mesmo que o carro não fique comprometido de forma imediata, este não é um tipo de indicador que deva ser negligenciado.
Indicada pela luz vermelha, esta lâmpada está comumente associada a falta de carregamento da bateria pelo alternador. Dessa forma, existirá uma perda de tensão no veículo e como consequência o carro irá desligar e o motorista não conseguirá liga-lo novamente.
Dessa forma, um problema de bateria pode ocasionar um dano iminente à segurança dos passageiros, caso o veículo pare em um local inadequado.
Indica a necessidade de troca das velas por algum dano ocasionado a elas, seja por desgaste, pela corrosão dos eletrodos, ou até mesmo pela quebra do isolador. Infelizmente este indicador de cor amarela não está presente em todos os modelos fabricados no Brasil, principalmente naqueles mais antigos.
Indicado pela luz amarela, tem como objetivo indicar que este sistema foi acionado, equilibrando a distribuição da força exercida pelo motor, gerando assim uma maior estabilidade para o veículo. É importante ressaltar que este indicador está presente em veículos com tração 4x4, ou seja, que possuem este sistema.
6. Luz de Combustível
Esta lâmpada está presente na cor amarela e serve para indicar que a quantidade de combustível disponível no reservatório está chegando ao fim. Dessa forma, ao perceber que este indicador se encontra ligado, o ideal é parar num posto de gasolina e realizar o abastecimento do veículo, visto que, caso o carro pare em um local inadequado, isto provocará uma situação de perigo para os passageiros.
7. Luz de pedal do freio
Apesar de não estar presente na grande maioria dos veículos de passeio existentes no Brasil, este indicador existe e tem como objetivo indicar que o pedal de freio foi acionado. Esta lâmpada está presente na cor verde e é um indicador informativo, assim como as setas.
8. Luz da Temperatura do líquido de refrigeração, ou ainda, luz de arrefecimento
Este indicador é representado pela cor vermelha. Seu papel é mostrar que alguma anormalidade está acontecendo com o sistema de arrefecimento e pode gerar falhas críticas e onerosas ao motor, e consequentemente ao veículo. Algumas das falhas apontadas são a falta de líquido de arrefecimento ou falhas no sistema de ventilação do carro, problemas estes que levam ao superaquecimento do motor.
9. Luz do Pisca Alerta
Apesar da sua representação na cor vermelha, este ícone não indica um perigo iminente. Além disso, a luz de pisca alerta não é automática, o que significa que ela somente acenderá no painel caso o comando seja acionado. É importante ressaltar ainda, que mesmo que a luz de pisca alerta não seja um indicador grave, a sua utilização é extremamente relevante ao trânsito, sendo capaz de evitar inúmeros acidentes graves.
10. Luz do Desembaçador de Pára-brisas
Apesar de ser um indicador representado pela lâmpada amarela, este só aparecerá em seu painel caso você acione o sistema do desembaçador. Dessa forma, esta lâmpada funciona como indicador informativo, que só funcionará em veículos que tiverem este tipo de mecanismo equipado.
11. Luz do Airbag
Este é um indicador representado pela cor vermelha. Seu papel é sinalizar que algo incomum está causando problemas no sistema de airbags. Dessa forma, este ícone funciona com o intuito de advertir o motorista para um processo de falha de segurança que pode colocar a vida dos passageiros em perigo, caso ocorra algum tipo de acidente.
12. Luz de Baixa Pressão do Pneu
Este é um indicador de advertência que, apesar de ser representado na cor amarela, pode salvar o dono do veículo de diversos problemas relacionados a uma calibragem incorreta, ou ainda, algum outro fator que tenha ocasionado a perda ou o excesso de pressão nos pneus.
Ele é representado pela cor amarela, e infelizmente está disponível apenas em veículos equipados com sensores de pressão nas peças dos pneus.
13. Luz do Farol Auxiliar ou Farol de Neblina
Esta luz amarela é um indicador informativo de que os faróis auxiliares ou de neblina do carro foram ativados. Entretanto, em alguns carros nacionais ela também pode ser representada pela cor verde ou azul.
14. Luz de Pressão do Óleo do Motor
Este é um sinalizador de anormalidade no sistema de lubrificação do motor, ou ainda da falta de óleo no reservatório do sistema. Por se tratar de um problema que pode gerar danos seríssimos ao motor do veículo, é imprescindível que o motorista pare o carro e encaminhe-o para a oficina. Caso contrário, a falta de lubrificação pode levar o motor a fundir, gerando altos custos para a realização da retífica.
15. Luz do ABS
Representada pela cor amarela, o indicador de ABS deve aparecer no seu painel apenas no momento de ligar o veículo. Em uma situação onde este indicador acende mesmo após a partida, ou durante o trajeto do veículo pode significar algum problema no sistema ABS de frenagem. Seja em qualquer uma das ocasiões citadas anteriormente, o ideal é que o motorista encaminhe o carro à oficina para que a anormalidade seja investigada.
16. Luz do Cinto de Segurança
Alguns carros, principalmente os mais novos, possuem sensores indicadores do cinto de segurança. Esta luz poderá acender caso o motorista ou algum passageiro não esteja utilizando o sistema de segurança, ou até mesmo desafivele a peça com o carro em movimento. Esta luz é representada na cor vermelha e pode vir junto com som de alerta em alguns modelos automobilísticos do Brasil.
17. Luz Sinalizadora de Portas Abertas
Trata-se de um indicador representado pela cor vermelha e que possui como objetivo informar ao motorista que uma das portas do veículo se encontram abertas. Numa situação como esta, o ideal é que o carro seja parado em um local seguro e seja realizada a checagem das portas. Isto acontece, pois as portas podem se abrir com o carro em movimento, gerando assim um grave acidente de trânsito.
Existem inúmeros tipos de luzes sinalizadoras presentes nos veículos brasileiros. Nesta seção abordamos as principais lâmpadas que podem auxiliar o profissional mecânico e até o motorista a entender quando alguma anormalidade está ocorrendo com o veículo. Dessa forma, medidas investigativas podem ser tomadas para que ocorra a resolução do problema sem maiores desgastes de tempo, dinheiro e do próprio veículo.