MAQUIAGEM PRETA/ESCURA

É fato! A cada dez mulheres que se maquiam para a balada, pelo menos oito optam pelo “olhão preto”, o chamado eye preto.

Além de dar um charme a mais no olhar, a  cor escura nos olhos combina com praticamente tudo! O resultado é lindo e chegar nele não é difícil. Bastam alguns cuidados para evitar que o esfumado borre ou o olhar fique carregado.

A seguir, um passo a passo de como fazer uma maquiagem preta de arrasar.

1. Primeiro, o ritual básico de preparação para a pele. Lembre-se de que você fará uma maquiagem basicamente opaca, o que exige hidratação da pele.

2. Em seguida, aplique a base de sua preferência na região dos olhos para auxiliar na fixação da maquiagem.

3. Nas pálpebras, aplique um primer ou fixador para sombras, mas somente na parte móvel.

4. Com a ajuda de um pincel, aplique sombra marrom na pálpebra, até chegar pouco acima da parte côncava. Vá esfumando para deixar o tom mais suave.

5. O próximo passo é aplicar a sombra preta sobre a marrom, também apenas na parte móvel, e depois esfumar para chegar um pouco ao côncavo. Só não deixe  ir além da sombra marrom.

6. Agora, é a hora do delineador!  Aqui, vai depender da sua prática! O melhor é o tipo em gel, mas se não tem muita prática, recorra ao líquido. Faça uma tosca rente aos cílios superiores.

7. Depois, aplique o lápis preto nos cílios inferiores, chegando só até o meio do olho. Esfume o lápis com um pincel fino.

8. Aplique o rímel de sua preferência, ou se quiser, aposte nos cílios postiços para marcar ainda mais o olhar.

9. Siga para a finalização do resto da maquiagem. Use tônico para retirar qualquer resíduo, além de hidratar com o produto certo para o seu tipo de pele.

10. Para deixar o visual iluminado, aplique o primer na zona  T ou, se preferir, em todo o rosto

11. Siga para a aplicação da base, de preferência com o auxílio de um pincel  com cerdas sintéticas.

12. Agora, aplique o blush nas  maçãs do rosto, seguido do pó facial.

13. Com a ajuda de um cotonete, remova pó ou base que, porventura, tenha caído sobre as suas sobrancelhas.

14. Falando nelas, corrija alguma falha com a ajuda de lápis ou sombra marrons.

15. É hora do batom, e como você já carregou no olhar, precisa deixar os lábios mais neutros. Aqui, dá para usar cores próximas ao seu tom de pele.

16. Finalize com iluminador em pó, logo acima do blush, entre o lábio superior e o nariz.

Como evitar que a make borre?

Um dos maiores problemas da maquiagem preta é o risco de borrar. Mas, três truques podem evitar que isso aconteça.

• Faça primeiro a maquiagem dos olhos para, só depois, passe para o resto do rosto. Assim, é possível tirar algum resquício que tenho caído dos olhos.

• Prepare a pele e aplique pó facial logo abaixo dos olhos, na região das olheiras. Depois, faça a maquiagem dos olhos normalmente e, depois, remova o pó que cair com um pincel do tipo esponjinha.

• Ao aplicar a sombra escura, segure  um papel abaixo dos cílios inferiores para que o pó que sobrar caia sobre ele.

JAMAIS tente tirar o borrão com o corretivo, pois o produto pode deixar uma mancha acinzentada, como grandes olheiras.

Quais cores de batom usar com maquiagem preta?

Como a maquiagem dos olhos já é muito carregada, o ideal é usar cores neutras nos lábios, tanto em batom quanto gloss.

Os tons mais indicados são aqueles próximos ao tom de pele ou rosados.

Este artigo pertence ao Curso de Maquiagem Básica