MÁQUINA DE HOLLERITH

Imagem Interna

O conceito da máquina de Tear Programável seguiu sendo base por décadas seguintes, incluindo o censo de 1890, nos Estados Unidos. Foi nesse ano que Hermann Hollerith desenvolveu a máquina que acelerava o processo de computação dos dados. O projeto substituiu a caneta para marcar X em “sim” e “não” por perguntas.

Os questionamentos incluíam informações como sexo e idade, a partir das quais os agentes censitários perfuravam as opções nos cartões. Com a nova forma de coleta dos dados, o processamento da informação foi reduzido a aproximadamente 1/3 do comum. Isso representou uma verdadeira revolução no modo de coletar as informações.

O sucesso de sua máquina fez com que Hollerith fundasse sua própria empresa, a Tabulation Machine Company, em 1896. Algumas fusões depois, Hollerith faleceu e, em 1916, o nome da empresa foi alterado para International Business Machine, mais conhecida como IBM.

Este artigo pertence ao Curso de Técnico em Informática