Área do Aluno


ou



MATERIAIS E FERRAMENTAS

O antigo debate sobre as habilidades do artista versus materiais de alta qualidade ainda é aplicável hoje. Infelizmente a qualidade das ferramentas e materiais usados afetam a obra de arte.


Mas não se preocupe em possuir e usar materiais de alta qualidade, especialmente no início, pois a maioria é muito cara.


Lápis


Imagem Interna

Um pedaço de grafite envolto em madeira, com uma borracha em uma das pontas. O lápis é um instrumento comumente usado para desenhar.


Existem muitos tipos de lápis. Os fabricantes usam "H" para dureza (hardness), "B" para negritude (blackness), "F" para ponta fina (fine).


Os lápis podem ser muito escuros ou muito claros, e os artistas precisam de lápis diferentes para fazer cinzas e pretos. Eles também podem ser duros ou macios. Lápis duros são ideais para engenheiros porque oferecem melhor controle dos traços. Para usuários que não conseguem decidir qual usar, o mais seguro é HB.


Alguns artistas usam o lápis azul apagável, usado principalmente para delinear. Ele tem uma cor azul muito clara, um tom que as câmeras não conseguem captar, assim, artistas podem economizar tempo porque não precisam apagá-lo.


Já as lapiseiras estão disponíveis em grafite 0.5 mm ou 0.7 mm. Por serem mecânicas, acabam com a necessidade de apontar os lápis. A desvantagem é a falta de variedade de nuances.


Borracha


Imagem Interna


É impossível não cometer um erro ao desenhar. Na maioria das vezes, a borracha na ponta do lápis acaba muito antes do próprio lápis. 


A borracha é essencial no estojo de um artista. Elas podem vir de pedra-pomes, por exemplo. Não use este tipo de borracha com muita força, pois vai danificar o papel. Depois de apagar, retire os resíduos que a borracha deixar.

Borrachas de vinil são mais suaves e causam menos danos no papel do que as feitas de pedra-pomes. Elas são boas para apagar com precisão e fazer efeitos de luz.


O limpa-tipos, ou borracha maleável, lembra uma goma de mascar. Ao contrário da borracha de pedra-pomes, este tipo não deixa resíduos. Com os dedos, você pode moldar a borracha para apagar pequenos detalhes. No entanto, é difícil de usar em grandes áreas.


Imagem Interna

A borracha de goma é outro tipo de borracha muito usada entre os artistas. Ao contrário do limpa-tipos, ela remove grandes áreas com facilidade. A desvantagem é que ela não é precisa em apagar erros sutis.


Bloco de desenho


Um sketchbook, ou sketchpad, é um caderno ou bloco com páginas em branco para desenho ou álbum de recortes (scrapbook).


Existem blocos de desenho de tamanhos diferentes. Neles, você pode guardar todos os seus desenhos.


Pratique carregar um pequeno bloco aonde for, dessa forma você poderá desenhar o que chamar sua atenção. Leonardo da Vinci sempre teve um bloco de desenho ou um caderno com ele. Isso lhe permitiu desenhar objetos do cotidiano e movimentos com facilidade.


Prancheta


Uma prancheta de desenho pode ser usada para diversos fins, como escrever, ler documentos e fazer grandes esboços. Este equipamento é opcional, a menos que pretenda desenhar em grande escala.


Esfuminho


Imagem Interna

A técnica de esfumar é uma grande parte do desenho. Não use os dedos porque eles deixam óleo no papel que pode ser visível em determinada luz. Artistas usam esfuminho (paper stumps) para misturar grandes áreas.

Apontador

Outra ferramenta essencial no estojo é o apontador. Este é um dispositivo que afia a ponta do lápis.


Alguns artistas usam uma lixa ou estilete para a parte de madeira do lápis. A qualidade dos traços depende bastante de manter o lápis afiado.


Régua


A régua é usada em desenhos técnicos, de engenharia e geometria. Réguas ajudam a fazer linhas retas ou medidas precisas.


No tópico sobre perspectiva, a régua será frequentemente usava.



Este artigo pertence ao Curso de Desenho a Lápis Básico

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados