Materiais, Máquinas e Equipamentos Utilizados na Estética Facial

No decorrer deste módulo você verá que os procedimentos estéticos faciais são diversos, nessa realidade, os materiais, máquinas e equipamentos utilizados podem variar bastante.

Todavia, existem alguns desses artigos que são utilizados pela maioria das clínicas de estética e que são essenciais para o atendimento básico.

Ao trabalhar em uma clínica de estética, você como profissional pode se deparar com os seguintes equipamentos:

Macas

As maçãs são a base de apoio do seu paciente para qualquer procedimento realizado no rosto.

É neste equipamento que os seus clientes estarão durante o procedimento.

As macas precisam ser confortáveis para o cliente ao mesmo tempo que é ergonômica para o seu trabalho.

Não é recomendado que o profissional esteja em sua jornada de trabalho mal posicionado, de forma a prejudicar a postura, articulações e músculos.

Dessa forma, é fundamental escolher a marca que mais se adeque ao seu atendimento.

No mercado existem diversos modelos, como as macas com armários embutidos, simples, fixas e até mesmo ajustáveis em 3 posições.

Lembrando que essa escolha também deve ser feita levando em consideração o tipo de procedimento que será realizado e o tamanho do espaço disponível.

Bancos

Os bancos são utilizados pelos profissionais para se posicionarem próximo ao cliente durante o atendimento.

Esses equipamentos devem ser reguláveis, podendo alterar a altura de acordo com a posição mais confortável possível para o profissional.

Os bancos contam com diversos modelos de tamanhos, podendo conter encosto ou não, acolchoamento, cores e formas variadas.

Assim como as macas, os bancos devem ser escolhidos de acordo com a necessidade do profissional que atende na clínica.

Carrinhos auxiliares ou gaveteiros

Os carrinhos auxiliares e os gaveteiros são equipamentos extremamente úteis para procedimentos que necessitam de uma grande quantidade de materiais e produtos por perto durante o procedimento.

Esses móveis possuem diversas versões e alturas, podendo ser móveis, de forma que você arrasta para mais próximo de si, ou fixos nas bancadas em um ponto estratégico.

Máscaras, toucas e luvas

Como você aprendeu até aqui, os equipamentos de proteção são de suma importância na rotina dos profissionais da estética.

Por isso, eles devem ser utilizados desde o primeiro atendimento até o último.

Lembrando que caso a máscara, touca ou luva danifique durante o dia, as mesmas devem ser imediatamente substituídas por outra totalmente integra.

Você precisará, também, de equipamentos de proteção individual e insumos descartáveis, para serem utilizados desde o seu primeiro atendimento.

Materiais descartáveis

Os materiais descartáveis fazem parte da rotina do esteticista, tendo em vista que cada atendimento deve ser individualizado.

Entre esses materiais, podemos citar os pincéis descartáveis, algodão, rolo de papel, lençol para maca, seringas, agulhas, gazes, compressa, etc.

Máquina de esterilização

Sem dúvidas, a máquina de esterilização é um dos itens mais importantes e que deve existir em todos os locais de atendimento estético.

Esse equipamento de biossegurança garante que os procedimentos tenham sucesso, longe de quaisquer riscos de infecções tanto dos pacientes quanto dos profissionais.

As câmaras de esterilização podem ser encontradas de diversos modelos no mercado, das mais simples às mais tecnológicas.

As mais econômicas contam com uma esterilização por água, enquanto as mais modernas são compostas por cubas de limpeza ultrassônica, que permitem uma total esterilização dos materiais.

Vaporizador

Muitos procedimentos estéticos exigem que os poros sejam abertos para a aplicação de produtos e, para realizar essa função, existem equipamentos conhecidos como vaporizados estéticos.

Os vaporizadores tem como função preparar a pele para limpeza profunda sem que haja qualquer tipo de agressão ou efeitos colaterais.

Esses equipamentos são bem tranquilos de usar, com pouquíssimo risco de queimadura ou ressecamento da pele da paciente.

Aparelho de microcorrentes

Considerado como padrão ouro no ramo da estética, o aparelho de microcorrentes é bastante indicado para o tratamento de rugas, estrias e celulite.

Esse aparelho tem um design bem compacto, podendo ser levado para qualquer lugar da clínica.

O seu uso também é simplificado, contando com apenas alguns botões de ajuste.

Aparelho ionizador

Na clínica de estética você também pode se deparar com os aparelhos ionizadores, equipamentos especialmente desenvolvidos para a penetração de produtos na pele.

Os aparelhos ionizadores são bastante utilizados em tratamentos contra acnes, rugas, queloide, celulite e cicatrizes.

Aparelho para peeling

O aparelho de peeling é um dos mais famosos nas clínicas, afinal, esse procedimento é bastante conhecido pelas pacientes que buscam por tratamentos faciais.

O aparelho de peeling serve para realizar uma  esfoliação mecânica na pele, de forma a remover as camadas superficiais da face.

Através desse procedimento, cravos, espinhas, manchas e rugas podem ser eliminados.

Além disso, o aparelho de peeling ainda tem a capacidade de auxiliar na renovação da pele, ao estimular a produção de colágeno.

Outros equipamentos

Além de todos esses equipamentos e materiais que foram citados, o atendimento estético também pode requerer outros investimentos, como geladeira, frigobar ou coolers.

Esses refrigeradores são essenciais para manter os produtos conservados, para que os mesmos não estraguem em temperatura ambiente.

Este artigo pertence ao Curso de Estética Facial Básico