Área do Aluno


ou



Materiais Para a Composição de Tecidos

Assim como existem diversos tipos de fios utilizados para a construção de tecidos, existem também inúmeros materiais que quando utilizados na construção desses fios, que terão a capacidade conferir características singulares a cada roupa projetada. Neste capítulo, você será capaz de perceber como diferentes proporções de tecidos construídos com o mesmo material podem adquirir características diferentes. Dessa forma, considerando a importância dos materiais para a construção de peças de vestuário, trouxemos a seguir, alguns dos principais materiais utilizados na confecção de tecidos.

Poliéster

Uma categoria de polímeros que contém em sua composição o grupo funcional éster. Pode ser obtido de maneira natural, ou sintética e é largamente aplicado na composição de roupas como camisas e calças, bem como em determinadas peças de utilização doméstica, como cortinas e lençóis.

A grande maioria dos poliésteres são termoplásticos, que possuem como base principal o petróleo. Por este motivo, roupas compostas por tecidos de poliéster possuem a capacidade de impedir a saída de calor, sendo largamente utilizados como matéria prima para peças de frio, como um suéter de cashmere.

Elastano

Um dos mais famosos componentes dos tecidos, o elastano é uma fibra sintética de elevada elasticidade, derivada do etano. É importante ressaltar, que nenhuma peça de roupa é composta 100% de elastano. Inclusive, a sua participação em pequenas porcentagens possui a capacidade de modificar totalmente o aspecto final da roupa.

Quando aplicado em maior quantidade, entre 10% e 20%, por exemplo, o tecido passa a ter uma elasticidade que antes não era possível, se acomodando ao formato do corpo e dando leveza à peça. Desta forma, as peças que contém elastano também são facilmente utilizadas para a construção de roupas esportivas como as leggings.

Poliuretano

Assim como o poliéster, o poliuretano também é polímero amplamente utilizado na composição de alguns tecidos. Ele recebe este nome por compreender uma cadeia de unidades orgânicas unidas por ligações uretânicas. Ele é um dos principais componentes do elastano e por isso é amplamente utilizado na confecção de peças esportivas.

Além disso, outra grande vantagem deste plástico é que ele tem a capacidade de compor peças com a aparência de couro, dando vida às peças sintéticas. Desta forma, é possível preservar a vida animal e obter o efeito estético desejado nas composições de moda.

Algodão

Uma das fibras naturais mais difundidas ao redor do mundo, o algodão é um composto obtido através da árvore de algodão. A fibra utilizada é normalmente fixada em fio compacto e utilizada para fazer tecidos como soft e a própria malha de algodão.

É conhecido pela sua forma natural, versatilidade, conforto e capacidade de manipulação do tecido para fins estéticos. Tem sido utilizado desde os tempos primitivos, a cerca de 3000 AC. Dessa forma, os tecidos de algodão são atualmente o tipo de trama mais utilizado ao redor do mundo. Hoje, as principais utilizações do algodão estão na forma de artigos de vestuário, mobiliário doméstico, industrial e tecido.

Assim como o algodão a lã também é uma fibra natural utilizada desde os primórdios da civilização humana. Este composto é derivado da pelagem das ovelhas e por sua característica de conservação de calor, foi e ainda é amplamente utilizada em peças de frio, como casacos e mantas. Outras características interessantes da lã são a resistência a odores e à absorção de poeira. 

A partir do desenvolvimento da tecnologia, o ser humano foi capaz de desenvolver a lã sintética, a partir de alguns materiais derivados do petróleo. Este é um tipo de lã com a característica um pouco mais rígida e de menor custo de produção. Além disso, a sua utilização auxilia na prevenção contra a exploração indevida de animais como ovelhas em produção não regularizada de fabricação de tecidos.



Este artigo pertence ao Curso de Básico de Corte e Costura

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados