Entrar/Criar Conta
MECANISMOS INICIAIS DE LEITURA
Estratégias de leitura são técnicas ou métodos que os leitores usam para adquirir a informação, ou ainda procedimentos ou atividades escolhidas para facilitar o processo de compreensão em leitura. São planos flexíveis adaptados às diferentes situações que variam de acordo com o texto a ser lido e a abordagem elaborada previamente pelo leitor para facilitar a sua compreensão.
Pré e pós leitura
Na pré-leitura, é feita uma análise global do texto (do título, dos tópicos e das figuras/gráficos), predições e também o uso do conhecimento prévio. A pré-leitura (pré-reading) é o momento em que nós ativamos o conhecimento que já temos sobre o assunto do texto antes de lê-lo. Ela envolve a experiência do leitor com outros textos ou situações vivenciadas no dia a dia
Predição
Atividade pela qual o leitor é levado a predizer, inferir ou adivinhar o conteúdo de um texto por meio do título ou de outros elementos tipográficos, como ilustrações, por exemplo. Sendo uma atividade do tipo pré-leitura, ela contribui para estimular o interesse e a curiosidade do leitor pelo conteúdo de um texto que o tópico sugere. Assim, pode-se recorrer aos seguintes recursos:
conhecimento de mundo: todos lemos um texto já com uma bagagem cultural e de vida.Depois de saber qual é o assunto do texto,fazemos uma busca nos nossos registros sobre ele e utilizamos nosso conhecimento de mundo para agilizar nosso processo de compreensão do texto
contexto: conjunto de palavras, frases, ou o texto que precede ou se segue a determinada palavra, frase ou texto, e que contribuem para o seu significado
evidências tipográficas: elementos que, no texto, transmitem informações nem sempre representadas por palavras. Reconhecê-las é um auxílio útil à leitura.
Depois da leitura é feita uma análise com o objetivo de rever e refletir sobre o conteúdo lido, ou seja, a importância da leitura, o significado da mensagem, a aplicação para solucionar problemas e a verificação de diferentes perspectivas apresentadas para o tema. Também é realizada uma discussão da leitura, com expressão e comunicação do conteúdo lido após análise e reflexão, seguida de um resumo e de uma releitura do texto.
Nesta fase, há atividades que nos levem pensar sobre o texto, criticando-o, a fim de que haja uma interação entre o mundo do leitor e as ideias do autor. Ao final de cada leitura, nós deveríamos estar atentos a tudo o que foi visto no texto, procurando avaliar o seu conteúdo mediante perguntas tais como:
O texto é interessante?...por que? A leitura do texto acrescentou algo novo aos seus conhecimentos? O texto foi apresentado de modo objetivo, superficial, profundo, confuso..? Você discorda ou concorda com as idéias do autor? O autor foi imparcial ou tendencioso? Você conseguiu captar alguma Segunda intenção nas entrelinhas do texto?
Este artigo pertence ao Curso Métodos de Leitura
Curso GRÁTIS sem mensalidade, sem taxa de matrícula.COMENTÁRIOS
5.0
12.743 AvaliaçõesFácil de ser entendido e vivenciado em sala de aula! Parabéns!!!!!
Gostei do curso, pós aprendi sobre as leituras dinâmicas, eficaz e métodos de cronometrar o tempo, entre outros métodos.
Fácil de ser entendido e vivenciado em sala de aula! Parabéns!!!!!
Os métodos de leitura que pude aprender aqui foi salutar para engrandecimento do meu vocabulário e instrução a juventude para orientação. Gostaria também de obter o conteúdo em PDF o que é faço para obter?