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Medidas de Prevenção à Violência nas Escolas

Situações diversas que acontecem no dia a dia em escolas, reacendem o debate sobre as causas dessas violências no âmbito escolar.

Além disso, passa a ser questionado o que professores e gestores podem realizar de forma preventiva, para lidar com os conflitos entre alunos antes que se tornem algo mais grave.

Pensando nessas medidas provisórias, separamos as 10 principais iniciativas importantes para serem aplicadas em escolas, fomentando o diálogo, empatia e harmonia.


1. Cultura da paz

Segundo o coordenador Núcleo de Estudos e Formação de Professores em Educação para a Paz e Convivências (NEP), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), a cultura de paz inclui cinco áreas:

- Valores humanos;

 - Educação em direitos humanos;

 - Mediação de conflitos e práticas restaurativas;

 - Questões relacionadas à convivência no meio ambiente e nas escolas.


2. Comunicação não violenta

É uma prática desenvolvida pelo psicólogo americano Marshall Bertram Rosenberg para permitir que as pessoas se conectem umas com as outras de maneira clara e satisfatória.

Desse modo, a Comunicação Não Violenta descarta o universo do certo e errado, bom e ruim, para praticar a empatia e tentar entender o universo de todos.


3. Mediação de conflitos

O professor coordena sessões conjuntas ou individuais com os envolvidos no conflito para construir uma solução com eles. Para isso, é necessário ser imparcial e não crítico.


4. Gestão democrática

Estudos realizados indicam que escolas mais violentas são as que há pouca ou nenhuma participação dos alunos na dinâmica escolar.


5 Jogo cooperativo

Segundo pesquisa de Carmen Campbell, professora do Programa de Doutorado em Educação Física da Universidade Católica de Brasília (UCB), a educação física é um dos principais momentos em que o bullying estudantil se manifesta.

Para ela, o jogo cooperativo evita esse problema, pois os jogadores são solicitados a cooperar e ajudar uns aos outros a alcançar objetivos comuns.

Desse modo, é possível fomentar a cooperação, integração, inclusão, aceitação, parceria, respeito às diferenças e desenvolvimento de vínculos emocionais e sociais.



Este artigo pertence ao Curso de Básico de Vigia Escolar

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