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Melhoria da comunicação e relacionamentos pessoais

Antes de mais nada é preciso esclarecer as diferenças entre comunicação interpessoal e relacionamento interpessoal. Esses termos semelhantes possuem significados diferentes, com alguns pontos que se relacionam.

exclusivamente à troca, mensagens, informações e sentimentos entre duas ou mais pessoas, por meio de palavras, linguagem corporal, expressões faciais, tom de voz e outros meios de comunicação.

Já o relacionamento interpessoal, ele é o vínculo ou conexão que existe entre duas ou mais pessoas ao longo do tempo. 

Assim, por mais que a comunicação esteja envolvida, o relacionamento interpessoal tem como foco a qualidade e a natureza das interações e conexões entre indivíduos, incluindo a confiança, o respeito, a empatia e o apoio mútuo, sendo uma conexão mais profunda, com vínculo social ou emocional.

Tanto a comunicação interpessoal quanto o relacionamento interpessoal envolvem interações entre pessoas. A qualidade da comunicação pode afetar a qualidade dos relacionamentos e vice-versa.

Vale lembrar que uma comunicação interpessoal efetiva é fundamental para o desenvolvimento e a manutenção de relacionamentos interpessoais saudáveis, necessitando de empatia, compreensão e confiança.

Traduzindo em outras palavras, ambos os termos se complementam, sendo importantes para interações cada vez mais fortes e que atinjam o resultado esperado.

Como melhorar a comunicação interpessoal

Se você sente que possui dificuldades em se comunicar, acredita que as suas mensagens não são interpretadas da maneira que imaginou e também possui problemas em manter uma conversa individual ou em grupo, existem algumas estratégias que podem auxiliar na melhoria da comunicação interpessoal. 

Separamos para este curso algumas maneiras introdutórias de você exercitar e melhorar a sua comunicação interpessoal.

  • Escuta ativa

Sempre retornamos ao tema da escuta ativa. Ela já foi citada diversas vezes em nosso curso e isso demonstra a importância dessa ferramenta. Quando você pratica a escuta ativa, está se concentrando totalmente na pessoa que está falando, demonstrando interesse genuíno em compreender sua mensagem.

Isso é útil para entender corretamente a mensagem, identificar a comunicação não verbal, como um contato visual, um aceno de cabeça etc., além de te ajudar a fazer perguntas claras para esclarecer pontos.

  • Tenha certeza que a mensagem foi compreendida

Certificar-se de que a mensagem foi compreendida é fundamental para evitar mal-entendidos. Isso ajuda a garantir que ambas as partes estejam na mesma página e que a comunicação foi bem sucedida.

Você pode garantir isso repetindo o que foi dito de forma resumida ou fazendo perguntas de verificação, como "Você entendeu o que eu quis dizer?".

  • Use a linguagem não verbal para te auxiliar 

Você viu no início desta Unidade que a linguagem não verbal desempenha um papel crucial na comunicação interpessoal. Gestos, expressões faciais e postura podem reforçar ou contradizer as palavras que estão sendo ditas. 

Portanto, estar ciente de sua linguagem não verbal e usá-la de maneira correta e direcionada, com base na sua mensagem pode melhorar significativamente sua comunicação interpessoal.

  • Tenha empatia

A empatia fortalece os laços interpessoais e ajuda na resolução de conflitos. Ao demonstrar empatia, você mostra que valoriza as emoções e preocupações da outra pessoa. Isso pode ser alcançado ouvindo atentamente, validando os sentimentos dela e evitando julgamentos precipitados.

  • Exercite a comunicação não violenta 

A comunicação não violenta é uma abordagem que se concentra em expressar sentimentos e necessidades de maneira respeitosa, evitando críticas e acusações. Em vez de dizer algo como "Você está errado", você poderia dizer "Eu sinto que podemos rever essa situação para encontrar uma melhor solução".

  • Identifique os seus limites de comunicação

É essencial reconhecer e compreender os próprios limites de comunicação, e isso envolve saber quando é apropriado falar, quando é melhor ouvir e quando é necessário pedir esclarecimentos.

Ao identificar esses limites, você pode evitar conversas prejudiciais ou mal-entendidos, garantindo que sua comunicação seja mais eficaz.

  • Aprenda como dar feedback construtivo

Dar feedback de forma construtiva é uma habilidade valiosa na comunicação interpessoal e bastante valorizada no meio profissional.

Isso implica fornecer informações que ajudem o indivíduo a melhorar, em vez de criticar ou julgar, enfatizando aspectos positivos e sugerindo melhorias de maneira específica e objetiva. Isso auxilia em uma melhora no clima organizacional e é um passo importante da comunicação interpessoal.

  • Dê atenção ao interlocutor

Prestar atenção ao interlocutor é uma das formas mais simples e poderosas de melhorar a comunicação interpessoal. 

Quando você está genuinamente presente e atento durante uma conversa, mostra respeito pelo outro e pelo que está sendo discutido. Isso cria um ambiente de confiança e compreensão mútua. 

Uma maneira de fazer isso é evitar distrações durante uma conversa, conferindo o smartphone a todo momento ou desviando o olhar para outra situação.

  • Aprimore também a escrita

Por fim, nós já falamos anteriormente sobre o fato de que a comunicação também envolve a escrita. Principalmente se tratando do ambiente profissional, aprimorar suas habilidades de escrita envolve a capacidade de transmitir informações de forma clara e concisa. 

Além disso, adaptar seu estilo de escrita para diferentes públicos e contextos é fundamental pois permite que você transmita suas ideias de maneira eficaz, seja por e-mail, mensagens ou documentos formais.

Como melhorar relacionamentos pessoais

Além da comunicação interpessoal, um outro ponto que sempre necessitamos ter maior atenção e buscar a melhoria contínua são os nossos relacionamentos pessoais. 

Um relacionamento pessoal é todo aquele em que se há intimidade para conversar abertamente, poder falar sobre angústias, medos, expectativas e há uma conexão além da camada superficial.

Melhorar relacionamentos pessoais é, portanto, algo crucial para estabelecer conexões significativas com amigos, familiares e colegas de trabalho. A comunicação eficaz desempenha um papel fundamental nesse processo. 

Junto a isso, para se ter uma conexão verdadeira, tenha empatia e coloque-se no lugar dos outros para entender o seu ponto de vista, validando os seus sentimentos e experiências prévias. 

Conflitos sempre irão aparecer pois é comum que pessoas em qualquer relacionamento se desentendam, no entanto, a busca pela resolução do conflito de maneira construtiva é a forma com que o relacionamento pessoal continua forte.

Para isso, evite culpar ou criticar de maneira destrutiva e concentre-se na resolução do problema. Além disso, demonstre cuidado pelo bem-estar dos outros.

Não se esqueça de sempre que necessário demonstrar gratidão e apreço pela relação de vocês. Portanto, elogie características positivas, agradeça por uma gentileza. Não é por que vocês possuem uma relação além do nível superficial que essas pequenas coisas podem ser deixadas de lado.

Um outro ponto que é necessário se falar é sobre os limites. Qualquer relação saudável necessita de limites. Os limites nos protegem contra danos emocionais que vão impactar em nossa vida. Por isso, seja com seus familiares ou amigos, deixe claro quais são os limites da relação.

Por fim, o respeito é algo inerente a toda relação. Sem respeito, tudo será em vão. Dessa forma, aprenda a respeitar as diferenças de todos, evite criticar sem ser algo construtivo e todo o feedback deve ser respeitoso e direcionado.

Aplicar essas estratégias e demonstrar comprometimento com as suas relações fará melhorias significativas nos seus relacionamentos pessoais.



Este artigo pertence ao Curso de Básico de Programação Neurolinguística (PNL)

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