Métodos da Psicologia da Educação
A psicologia educacional como qualquer outra ciência, faz uso de métodos científicos na coleta de dados sobre o aluno, processo de aprendizagem e avaliação.
Assim, o tema da psicologia educacional deve ser centrado em torno do processo de ensino e aprendizagem para permitir que o professor e o aluno realizem seus trabalhos da maneira mais satisfatória possível
Isto também inclui os tópicos e conteúdos que são especificamente destinados a melhorar o processo e produtos da educação centrados principalmente no processo de ensino-aprendizagem.
Portanto, este estudo inclui:
- Conhecer o aluno.
- Capacitar o professor a conhecer suas próprias forças, limitações e adquirir conhecimentos essenciais
- Seleção e organização da aprendizagem adequada.
- Experiências adequadas à individualidade e às fases de desenvolvimento do educando.
- Sugerir métodos e técnicas adequados para proporcionar a experiência de aprendizagem desejada.
- Ao organizar a situação adequada do aluno.
Método de observação
A psicologia educacional é o estudo científico ou sistemático do comportamento do aluno em relação ao seu ambiente educacional. Este comportamento pode ser estudado por uma abordagem simples chamada de observação. No entanto, este método de observação deve ser ajustado dependendo das condições em que as observações devem ser feitas, o procedimento e as ferramentas adotadas.
A seguir estão os vários métodos de observação em diferentes situações:
1. Método de introspecção: Este método é o método mais antigo de estudar o comportamento onde o aluno deve fazer uma auto-observação, ou seja, olhar para dentro. Por exemplo, quando uma pessoa está com raiva, pode ser solicitado a determinar como se sentiu durante esse período de raiva por sua própria observação. Este método é simples, direto, barato e revela o comportamento de cada um. Mas este método carece de confiabilidade e pode ser usado apenas para seres humanos adultos normais. Este método requer o suporte de outros métodos que são mais confiáveis.
2. Método de observação: Neste método, o comportamento do aluno é observado sob condições naturais condições por outros indivíduos. Tal observação será interpretada de acordo com a percepção do observador. Isso ajuda a descobrir o comportamento observando o comportamento externo de uma pessoa. Por exemplo, se uma pessoa franze a testa, podemos dizer que ela está com raiva. Mas quando estamos estudando comportamento em condições naturais temos que esperar que o evento aconteça. Este método é útil para estudar o comportamento das crianças. No entanto, este método irá explicar apenas comportamento observado, a subjetividade da investigação pode afetar os resultados.
3. Método experimental: Neste método, o comportamento é observado e registrado sob controle condições. Isso é feito no laboratório psicológico ou nas salas de aula ou fora das salas de aula em determinado ambiente físico ou social. Assim, as relações de causa e efeito são estabelecidas. Teorias do comportamento podem ser desenvolvidas. Esses experimentos exigem a criação de um meio ambiente. Portanto, o escopo é limitado. O comportamento humano é muito dinâmico e imprevisível. Este método também é caro e demorado.
4. Método do histórico do caso: Este método é uma das etapas utilizadas no método clínico de estudo de comportamento. Este método é usado para aqueles que sofrem de distúrbios físicos ou mentais. Para isso, o histórico do caso deve ser feito das experiências anteriores do indivíduo que podem ser responsáveis pelo comportamento atual. As informações também são coletadas de seus pais, familiares, parentes, responsáveis, vizinhos, amigos, professores e de relatos sobre o passado do indivíduo. Esta informação permitirá aos psicólogos clínicos diagnosticar e sugerir tratamento se existir algum problema. No entanto, este método só terá sucesso se o pesquisador clínico estiver tecnicamente eficiente. Os achados são limitados aos indivíduos observados e os achados não podem ser generalizados.
Relação entre Educação e Psicologia
A psicologia está intimamente ligada à educação. A educação é a modificação do comportamento em uma direção desejável ou em um ambiente controlado e psicologia é o estudo do comportamento ou ciência do comportamento. Modificar o comportamento ou provocar algumas mudanças no comportamento é necessário estudar a ciência do comportamento. Assim, a educação e a psicologia são logicamente relacionadas.
- Os objetivos da educação em diferentes etapas têm uma base psicológica.
- Preparação de currículo para diferentes etapas de acordo com a idade, habilidade e capacidades do O aluno deve basear-se em alguns dos princípios psicológicos.
- O professor emprega alguns dos métodos adequados de ensino, técnicas e dispositivos de ensino que são também as contribuições da psicologia educacional.
- A solução de diferentes problemas educacionais por meio da pesquisa também é a contribuição.
- A preparação dos horários e horários escolares também têm uma base psicológica.
- A administração e organização escolar eficaz necessita de conhecimentos de psicologia.
- O conhecimento de psicologia é necessário para estudar a criança superdotada ou retardada, o problema criança e a criança desajustada.
- O problema da disciplina na escola pode ser enfrentado psicologicamente.
- A psicologia educacional fornece conhecimento sobre a saúde mental do professor.
- A psicologia fornece conhecimento sobre o procedimento de avaliação para um melhor aprendizado na escola.
- Uma melhor orientação pode ser fornecida para um aprendizado eficaz estudando os traços psicológicos do aprendiz. Além do exposto, melhor participação dos alunos no ensino em sala de aula, instrução, atividade em grupo, aprender fazendo etc. tem uma base psicológica. Então, não podemos pensar na educação sem psicologia no cenário da educação moderna.
Psicólogos estudam os alunos e os contextos de idade e fora das salas tradicionais — e avaliam as maneiras pelas quais os fatores como os ambientes, a aula escolar e os aprendizados sociais ensinam dentro da aprendizagem humana. Eles alavancam a teoria e a prática educacional com base humana nas últimas pesquisas relacionadas ao desenvolvimento humano para entender os aspectos cognitivos e sociais da aprendizagem.
A psicologia educacional pode influenciar programas, currículos e desenvolvimento de aulas, bem como abordagens de gestão em sala de aula. Por exemplo, os educadores podem usar conceitos de psicologia educacional para entender e abordar as maneiras como as tecnologias em rápida mudança ajudam e prejudicam a aprendizagem de seus alunos. Além disso, os professores educativos desempenham um papel importante na educação dos alunos, pais e administradores como as melhores práticas que lutam com os métodos educativos para os professores de educação.
Como psicólogos, esses profissionais trabalham diretamente com as crianças — e colaboração com pais e professores — para melhorar os resultados de aprendizagem de uma criança. No entanto, psicólogos, escolas também podem seguir carreiras como pesquisadores, consultores e professores em uma variedade de contextos, incluindo organizações comunitárias, organizações governamentais e centros de aprendizagem.
Qual é o estudo do desenvolvimento humano?
O desenvolvimento humano é um ramo da psicologia que estuda — e se esforça para otimizar — os elementos que ajudam as pessoas a viver vidas saudáveis e plenas. Este campo tem como objetivo entender as diversas mudanças que os indivíduos e suas relações passam à medida que continuam aprendendo e crescendo.
A definição mais complexa do desenvolvimento humano na psicologia é que é um estudo multidisciplinar dos fatores psicológicos, biológicos e sociológicos que impactam as pessoas desde a infância até a adolescência até a idade adulta.
O estudo do desenvolvimento humano ganhou destaque na década de 1970. O índice de desenvolvimento humano foi criado como uma alternativa à medição das nações pelo seu PIB. As pessoas acreditavam que a economia não era suficiente para refletir se a vida era como para a população de uma nação. O índice de desenvolvimento humano inclui saúde, educação e renda. Um ambiente saudável e acesso à saúde, oportunidades educacionais e um padrão de vida decente são todas chaves para a liberdade e a autorrealização.
Por que estudar o desenvolvimento humano?
O desenvolvimento humano é um campo amplo e multidisciplinar. Embora essa expansividade possa intimidar alguns, é um campo maravilhoso para estudar se você está interessado em como diferentes assuntos impactam, influenciam e se relacionam entre si.
Como o estudo do desenvolvimento humano inclui biologia, psicologia, sociologia, antropologia e economia, você pode promover seu conhecimento em todas essas áreas. Além disso, você também pode se concentrar na interação desses fatores. Por exemplo, um estudante de desenvolvimento humano poderia estudar como fatores como como o acesso aos cuidados de saúde impactam a taxa de graduação do ensino médio ou se a nutrição tem um impacto nas notas dos testes.
Um grau de desenvolvimento humano também se aplica a um amplo espectro de caminhos de carreira. Se você obtém um diploma de desenvolvimento humano, você pode continuar a trabalhar em saúde, educação, políticas públicas, negócios, direito, e assim por diante.
Você pode adaptar seu diploma de desenvolvimento humano para se concentrar em áreas como psicologia infantil ou psicologia organizacional. Essas especializações podem ajudar a guiá-lo para carreiras específicas, como trabalhar em cuidados infantis, trabalho social, ativismo comunitário ou recursos humanos.
Este artigo pertence ao Curso de Psicologia da Educação
Faça o Curso completo grátis!!