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MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA
Na Administração, outros dois conceitos são de fundamental importância nas organizações – motivação e liderança. Tratemos, primeiro, do que vem a ser liderança. Trata-se de uma competência de caráter relacional que pressupõe uma relação entre duas ou mais pessoas fundamentada no exercício da influência.
Para que o outro adote comportamentos ou cumpra as tarefas determinadas, é necessário despertar seu desejo, interesse e entusiasmo. Liderar é guiar, dirigir, ter capacidade de obter resultados, comandar persuadir, ser capaz de estabelecer metas e objetivos, fazer um grupo esforçar-se para atingi-los e ter capacidade de motivar.
Isso demanda a capacidade de liderar diversidades, complexidades e ambiguidades, pois, uma empresa não é uma carteira de produtos e sim um conjunto de forças, habilidades individuais, talentos que são utilizadas para criar novos negócios. Por isso, é possível afirmar que os líderes são os principais responsáveis pelo bom desempenho das equipes.
É importante saber que o bom líder identifica o tempo e o ritmo de cada um, o que o leva a ajustar processos e tarefas conforme o que seus colaboradores conseguem executar. Os seres humanos são dotados de necessidades extremamente diferenciadas, o que nos faz tomar decisões e ações totalmente individualizadas de cada pessoa a nossa volta.
O líder que perceber isso terá muito mais facilidade para exercer sua liderança, com sucesso e satisfação. Para que isso ocorra, é necessário estabelecer canais efetivos de comunicação e a prática por líderes estratégicos que, em conjunto com seus colaboradores, tomam decisões justas e acertadas.
Motta (2001) conceitua a liderança como “um processo no qual um indivíduo influencia outros a se comprometerem com a busca de objetivos comuns. A liderança constitui, então, na interação pessoal e pode ser vista como uma função gerencial”. Assim, o autoconhecimento é o primeiro passo para liderar pessoas, seguido do feedback e autocrítica.
A motivação, por sua vez, está intrinsecamente relacionada à liderança, pois o líder motiva inspirando confiança, ouvindo com atenção e se comunicando com eficácia. Ainda é importante considerar que a motivação também se relaciona aos sentimentos (positivos ou negativos) frente às condições de trabalho.
A motivação é algo que tem poder de estimular o indivíduo a organizar seu procedimento de modo a satisfazer uma necessidade pessoal. De acordo com Coelho (2010), existem duas formas de motivação:
1) Motivar a si mesmo: não deixar se envolver pelo desânimo e rancor, mesmo diante de mudanças adversas ou inesperadas. É importante se motivar para conseguir, inclusive, dar a volta por cima. Porém, é interessante observar que determinadas empresas, apesar de proporcionar bons benefícios, tratam seus colaboradores como máquinas ou números.
Isso os faz procurar por outras oportunidades. Ademais, é imprescindível saber lidar com as próprias frustrações e usá-las como geradoras de criatividade e não como resistências futuras.
2) Motivar os outros: proporcionar ambiente de trabalho no qual as pessoas tenham prazer naquilo que fazem, levando níveis mais elevados e realização pessoal. Para isso, o líder deve identificar a necessidade que a pessoa tem para satisfazê-la e motivá-la. Por meio da empatia, se colocar no lugar do outro, contribuindo para um bom ambiente de trabalho.
Pois bem, sempre que mencionamos as questões de liderança e motivação, mesmo que bem trabalhadas, sempre há o risco do surgimento de conflitos. Em organizações nas quais a administração de conflitos é constante, o cotidiano pode ser tornar seriamente desmotivador para seus colaboradores.
Perante diferentes pontos de vista, opiniões e personalidades, é bom manejar as situações conflitivas como fonte geradora de mudanças, pois delas nascem oportunidades de crescimento mútuo. Para Nadler (1983), “a administração de conflitos consiste na escolha e implementação das estratégias mais adequadas para se lidar com cada tipo de situação.”
O gestor organizacional precisa, então, identificar os resultados advindos dos conflitos, evitando os potencialmente destrutivos e aproveitando os construtivos. Os primeiros acontecem nas seguintes situações:
a) As pessoas sentem-se insatisfeitas e desmotivadas;
b) O conflito torna-se mais significativo do que a tarefa a ser desempenhada e desvia as pessoas de lidarem com as questões que realmente são relevantes;
c) Levam as pessoas ou os grupos a se tornarem não cooperativos entre si.
Para os autores, existem oito passos que consideram essenciais para a resolução de conflitos, quais sejam:
1) Criar uma atmosfera efetiva;
2) Esclarecer as percepções;
3) Focalizar-se em necessidades individuais e compartilhadas;
4) Construir um poder positivo compartilhado;
5) Olhar para o futuro e em seguida aprender com o passado;
6) Gerar opções;
7) Desenvolver “degraus”: as “pedras dos passos” para a ação;
8) Estabelecer acordos de benefícios mútuos.
Assim, pode-se entender que a resolução de conflitos envolve comportamentos como: ouvir ativamente, pois metas e intenções não compreendidas levam sempre a uma resolução sem sucesso; ainda demonstrar atenção à pessoa que fala e ao seu assunto, não criticar, saber conduzir positivamente mostrando respeito pela outra pessoa.
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