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Yosvanis Menocal Castillo
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Divina Neide Ferreira Braga
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Divina Neide Ferreira Braga

Ótimo adorei

Gilnei Francisco Velho
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Gilnei Francisco Velho

otimo curso

NATUREZA ECLESIÁSTICA


No decurso da maior parte de sua história, a natureza da igreja tem sido definida por cristãos divididos que procuram estabelecer a validez da sua própria existência. Os donatistas no norte da África, nos primeiros séculos, focalizavam a pureza da Igreja e alegavam ser a única igreja que estava à altura do padrão bíblico.


Na Idade Média, várias seitas definiram a igreja de modos a poderem alegar que a igreja verdadeira eram eles, e não a Igreja Católica Romana. Os arnoldistas enfatizavam a pobreza e a identificação com as massas; os valdenses ressaltavam a obediência literal aos ensinos de Jesus e acentuavam a pregação evangélica.


Os católicos romanos alegavam que a única igreja verdadeira era aquela sobre a qual o papa era supremo como sucessor do apostolo Pedro. Os reformadores Martinho Lutero e João Calvino, seguindo João Wycliffe, faziam uma distinção entre a igreja visível e a invisível, declarando que a igreja invisível consiste somente dos eleitos.


Sendo assim, um indivíduo, incluindo o papa, pode fazer parte da igreja visível, mas não da igreja invisível e verdadeira. Ainda para tratar da natureza da Igreja, devemos mencionar sua essência que, a propósito, variou conforme o tempo e a linha de fé de seus seguidores. Veja:


• Os cristãos primitivos:

  • O povo de Deus que ele escolheu por possessão


• Concepção católica romana:


  • Fixada na manifestação externa para combater as heresias

  • Governada por um bispo – sucessor direto dos apóstolos

  • Definição – A congregação de todos os fiéis que, sendo batizados, professam a mesma fé , participam dos mesmos sacramentos e são governados por seus legítimos pastores, sob um chefe visível na terra

  • Admitem a igreja invisível, mas preferem se referir a igreja como a comunhão visível dos crentes

  • Preferem admitir que a igreja visível precede a igreja invisível ØA primeira dá nascimento à segunda


• Concepção ortodoxa grega:


  • Similar à Católica Romana

  • Reivindica para si a honra de ser a igreja verdadeira

  • Reconhece o aspecto da igreja invisível, mas dá ênfase a organização

  • Rejeita o papado

  • A essência da igreja não é a comunidade dos santos, mas a hierarquia episcopal

  • A igreja é portadora de dons e poderes divinos e está empenhada em transformar a humanidade no reino de Deus


• Concepção protestante:


  • Reforma foi uma reação contra a igreja “externa”

  • No rumo de que a essência da igreja não está na organização externa mas na comunhão do povo de Deus que ele escolheu

  • Para Lutero e Calvino: comunidade dos santos que crêem e são santificados em Cristo e que estão ligados a Ele, sendo Ele a sua Cabeça.

• Concepção protestante

  • Não existem duas igrejas – a visível e a invisível, mas apenas uma

  • A igreja invisível é a igreja como Deus vê

  • A igreja visível é a igreja como o homem a vê

  • Como corpo de Cristo


Ainda no sentido da natureza eclesiástica, podemos destacar os papéis que ela assume, ou seja, o seu caráter multiforme:


• A igreja militante e a igreja triunfante

  • Convocada para uma guerra santa

  • Não pode ficar apática

  • Deve lutar contra um mundo hostil

  • Deve estar engajada na peleja

  • Não pode ficar o tempo todo em oração e meditação

  • A igreja militante na terra será a igreja triunfante no céu


• A distinção entre a igreja visível e invisível

  • Lutero foi um dos primeiros a fazer esta distinção

  • Opositores acusavam os Reformadores de ensinarem que haviam duas igrejas separadas

  • Lutero e Calvino reforçavam que estavam tratando de dois aspectos da igreja

  • O termo igreja invisível se também refere comumente:


  • à igreja triunfante

  • à igreja ideal e completa

  • à igreja de todas os lugares que os homens não conseguem enxergar

  • à igreja oculta nos tempos de perseguição


Dá-se o nome de IGREJA VISÍVEL ao grupo de pessoas chamadas MEMBROS, unidas na mesma fé em Cristo Jesus, devidamente batizadas nas Águas e compromissadas e fiéis à Obra do Senhor, separadas do mundo pelo recebimento de Jesus Cristo como Único, Suficiente,Exclusivo e Eterno Senhor e Salvador.


Estas se reúnem regularmente em determinado lugar, sob a coordenação e direção de um Pastor. É a Igreja que, por força das exigências da Lei e dos Países em que atua, é institucionalizada e organizada por ESTATUTOS, de maneira formal e legal, devidamente registrada e reconhecida como Pessoa Jurídica.

Este artigo pertence ao Curso Introdução à Teologia

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Yosvanis Menocal Castillo
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Gilnei Francisco Velho
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