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Maria Gabriele dantas da Silva
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Maria Gabriele dantas da Silva

Quero melhorar meu currículo! Além disso quero ter um bom desempenho, e uma profissão e ser uma boa profissional

Mariana
★★★★★
Mariana

curso muito bom. Ótimas experiências para se adquirir diante deste. Nos ensina a trabalhar com excelência e passarmos uma boa qualidade de nós para o ambiente de trabalho, seja ele qual for!

Maria Vitória Pereira Santiago
★★★★★
Maria Vitória Pereira Santiago

Muito bom

EMANOEL FERREIRA DE SOUZA
★★★★★
EMANOEL FERREIRA DE SOUZA

Curso completo, muito bem elaborado.

Morgana Rocha sousa
★★★★★
Morgana Rocha sousa

Oportunidade ótima para quem não tem oportunidade de pagar por um curso

ALESSANDRA APARECIDA COSTA MOTA
★★★★★
ALESSANDRA APARECIDA COSTA MOTA

Este curso contém um conteúdo de aprendizado gostei muito

Gabriel Augusto Albino Custódio
★★★★★
Gabriel Augusto Albino Custódio

O curso é bastante importante, pois ele me capacitará pra ser um excelente profissional e contribuirá muito para desenvolver atividade laboral

Rodrigo de Almeida e Silva
★★★★★
Rodrigo de Almeida e Silva

otimo vai servir muito pra minha carreira

Jackeline Lima da Mota Gurgel
★★★★★
Jackeline Lima da Mota Gurgel

Amei poder realizar este curso na Escola Educação. Conteúdo muito bom e dinâmico.

Gabriel Augusto Albino Custódio
★★★★★
Gabriel Augusto Albino Custódio

Excelente, pois é incrível aumentar o conhecimento, ajudando a gerar emprego

NOÇÕES BÁSICAS DE ADMINISTRAÇÃO


  • Teoria Geral da Administração


A palavra Administração vem do latim ad (direção, tendencia para algo) e minister (pessoas). Assim, corresponde ao desempenho de tarefas de direção dos assuntos de um grupo. Porém, podemos aplicar a definição encontrada em dicionário. Assim, de acordo com Houaiss, a Administração é:


conjunto de normas e funções cujo objetivo é disciplinar os elementos de produção e submeter à produtividade a um controle de qualidade para a obtenção de um resultado eficaz, bem como uma satisfação financeira”.


Na prática, Administração é o processo de tomar e executar decisões. É o ato de trabalhar com e através de pessoas no intuito de realizar os objetivos da organização e seus membros. Todas as ações formam um conjunto de processos que podem ser sintetizados em quatro passos principais: Planejamento, Organização, Direção e Controle.


As principais teorias da Administração


A Administração possui ampla variedade de matérias que, juntas, fornecem importantes contribuições para a área. Cada corrente tem a responsabilidade de um autor que, por sua vez, exercem diferentes enfoques. A este conjunto de matérias damos o nome de Teorias da Administração e consideramos a validade de todas.


Isso porque o surgimento de cada uma é devido a uma resposta aos problemas sentidos na época, como os ligados aos mundos corporativo e industrial. Por isso, as diferentes teorias valorizam uma ou mais variáveis e foram bem-sucedidas ao apresentarem soluções específicas para as dificuldades enfrentadas.


Antes de conhecer as principais Teorias da Administração até hoje, é importante compreender que, na área, existem seis variáveis fundamentais, sendo elas tarefa, estrutura, pessoas, tecnologia, ambiente e competitividade. O comportamento de tais elementos é sistêmico, isto é, cada um influencia e é influenciado pelos demais.


É aí que entram as Teorias da Administração! As diferentes correntes auxiliam no entendimento e integração das variáveis, o que corresponde ao principal desafio da administração das empresas. De posse desse conhecimento, seguiremos para a apresentação das principais Teorias da Administração:


    Administração Científica (1903): também conhecida por Taylorismo, foi criada por Frederick Winslow Taylor e fundamenta-se na aplicação do método científico nas ações relativas à Administração. Como integrante da Escola Clássica da Administração, possui ênfase nas tarefas e busca racionalizar o trabalho no nível operacional.

Isso significa que a teoria visa garantir o melhor custo/benefício aos sistemas produtivos. A proposta de Taylor é racionalizar o trabalho através do estudo do tempo e dos movimentos empregados na execução das tarefas. Tudo seguido pelos princípios de planejamento, preparo, execução, cargos, tarefas e padronização.


    Teoria da Burocracia (1909): criada por Max Weber, tem base na racionalidade e visa  a análise de maneira formal e impessoal. A teoria enfatiza a eficiência e eficácia, apresentando relações autoritárias e normativas. Entre suas principais características, temos autoridade, formalidade, impessoalidade, hierarquia e divisão do trabalho.


    Teoria Clássica (1916): conhecida como Fayolismo, foi idealizada por Henry Fayol no cenário da Revolução Industrial. Enfatiza a estrutura organizacional buscando máxima eficiência e a visão do homem econômico. Concomitante a sua teoria, elencou 14 princípios fundamentais, sendo eles:

- divisão do trabalho, autoridade e responsabilidade, unidade de comando, unidade de direção, disciplina, remuneração, interesses gerais, centralização, hierarquia, ordem, equidade, estabilidade, iniciativa e espírito de equipe.


    Teoria das Relações Humanas (1932): originada nos Estados Unidos no contexto da Grande Depressão, é o resultado da Experiência de Hawthorne, liderada por Elton Mayo. Possui três características principais – o ser humano não possui comportamento mecânico, é guiado pelo sistema social e possui necessidades (aprovação, afeto, etc).


    Teoria dos Sistemas (1951): conhecida pela sigla TGS, é uma abordagem multidisciplinar que busca entender as propriedades comuns em diferentes organizações. Desenvolvida por Ludwig von Bertalanffy, foca em produzir teorias que criem condições aplicáveis na realidade empírica.

Em vez de solucionar problemas, então, consistem em um conjunto de partes interdependentes que, ao se juntarem, formam um todo unitário, focados em um mesmo objetivo e função.


    Abordagem Sociotécnica (1953): conhecida pela sigla STS, reconhece as interações pessoas X tecnologias organizacionais e estruturas sociais X comportamento humano. Os quatro princípios centrais (autonomia responsável, adaptabilidade, tarefas inteiras e significado da tarefa) otimizam a produtividade e bem-estar organizacional.


    Teoria neoclássica (1954): conjunto de teorias que retomam alguns conceitos e abordagens clássicas. Entre seus principais conceitos, temos a reafirmação das teóricas clássicas, ênfase na prática administrativa, na gestão, nos objetivos e, ainda, nos resultados.


    Teoria comportamental (1957): também chamada de teoria behaviorista, critica os princípios da teoria clássica e das relações humanas. Enfatiza as pessoas, a preocupação com o comportamento organizacional , os processos de trabalho e o estudo sobre a motivação humana (teoria de Maslow).


    Desenvolvimento organizacional (1962): desdobramento prático das abordagens comportamental e sistêmica, funde duas tendências – estudo da estrutura e do comportamento. Suas características são processos grupais, orientações sistêmica abrangente e contingencial, retroação de dados, solução de problemas e interação.


    Teoria da Contingência (1972): enfatiza a relatividade, afirmando que não há nada absoluto nas organizações ou na própria teoria administrativa. Ou seja, tudo é relativo, tudo depende. Busca entender os modelos de estruturas organizacionais e a eficácia em determinadas indústrias.


    Novas abordagens (1990): o avanço tecnológico e a globalização levaram as organizações a implementar novos recursos e modelos de produção, além de conceitos de qualidade total, sistemas de programação, novas filosofias e a própria cultura administrativa.

Este artigo pertence ao Curso Assistente Administrativo

Curso GRÁTIS sem mensalidade, sem taxa de matrícula.
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Maria Gabriele dantas da Silva
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Maria Gabriele dantas da Silva

Quero melhorar meu currículo! Além disso quero ter um bom desempenho, e uma profissão e ser uma boa profissional

Mariana
★★★★★
Mariana

curso muito bom. Ótimas experiências para se adquirir diante deste. Nos ensina a trabalhar com excelência e passarmos uma boa qualidade de nós para o ambiente de trabalho, seja ele qual for!

Maria Vitória Pereira Santiago
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Maria Vitória Pereira Santiago

Muito bom

EMANOEL FERREIRA DE SOUZA
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EMANOEL FERREIRA DE SOUZA

Curso completo, muito bem elaborado.

Morgana Rocha sousa
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Morgana Rocha sousa

Oportunidade ótima para quem não tem oportunidade de pagar por um curso

ALESSANDRA APARECIDA COSTA MOTA
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ALESSANDRA APARECIDA COSTA MOTA

Este curso contém um conteúdo de aprendizado gostei muito

Gabriel Augusto Albino Custódio
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Gabriel Augusto Albino Custódio

O curso é bastante importante, pois ele me capacitará pra ser um excelente profissional e contribuirá muito para desenvolver atividade laboral

Rodrigo de Almeida e Silva
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Rodrigo de Almeida e Silva

otimo vai servir muito pra minha carreira

Jackeline Lima da Mota Gurgel
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Jackeline Lima da Mota Gurgel

Amei poder realizar este curso na Escola Educação. Conteúdo muito bom e dinâmico.

Gabriel Augusto Albino Custódio
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Gabriel Augusto Albino Custódio

Excelente, pois é incrível aumentar o conhecimento, ajudando a gerar emprego

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