Nutrição de Cães
A nutrição trata-se da ciência responsável por estudar as necessidades diárias dos nutrientes de acordo com os requerimentos nutricionais do animal, que variam com a idade, o modo de vida e o estado físico dele.
O objetivo final deve sempre ser fornecer ao animal uma dieta que seja balanceada, atendendo às necessidades fisiológicas específicas e individuais de acordo com o estágio de vida dele.
Com uma nutrição adequada é possível que o filhote desenvolva-se e possa ter uma saúde geral excelente.
Por outro lado, uma nutrição que seja inadequada, seja pela deficiência ou excesso, leva a alterações fisiológicas, impedindo o organismo de desenvolver-se ou causando sérios problemas a ele, como a obesidade.
Métodos alimentares
Os métodos alimentares dos cães baseiam-se em três: a livre escolha, a alimentação de tempo controlado e a alimentação com rações controladas.
A seguir, veja mais sobre cada um deles:
- Livre escolha: é quando se oferece mais alimento do que o cão consome em geral, estando ela sempre disponível, limpando-se o prato dele diariamente e renovando o alimento.
- Alimentação de tempo controlado: esse método fornece ao cão mais alimento do que o que ele consome em geral, dentro de um determinado período de tempo, variando de 5 a 30 minutos, e retirando- o depois.
- Alimentação com ração controlada: se oferece ao animal uma quantidade específica da ração, mas inferior ao que ele comeria se o alimento não fosse oferecido de forma restrita.
Cada método oferece vantagens e desvantagens que devem ser avaliadas pelo veterinário de acordo com as necessidades do animal.
O método considerado como sendo o melhor de todos é com refeições controladas, permitindo que o proprietário do animal acompanhe de perto o consumo alimentar dele.
Tipos de ração
Veja um pouco sobre cada uma delas a seguir:
- A ração úmida ou enlatada é rica em calorias e em gorduras, sendo preciso ele ingerir a quantidade de latas que é indicada pelo fabricante a cada dia, visto que uma grande porcentagem dessa ração (até 83%) é água.
- A ração semiúmida é formada por 55% de água e tem altos níveis de açúcar e sal, visando a preservação dela.
- A ração seca possui apenas 11% de água, no máximo, apresentando a mesma qualidade dos ingredientes que os outros tipos descritos, sendo bem mais econômica, muito mais fácil de manusear, de usar e de armazenar, além de ser mais palatável e tem um odor reduzido.
Este artigo pertence ao Curso de Auxiliar de Veterinário e Pet Shop
Faça o Curso completo grátis!!