Nutrição de Gatos
A alimentação dos gatos tem algumas peculiaridades que precisam ser conhecidas para que os felinos possam alimentar-se e hidratar-se da forma certa.
Como deve ser feita a distribuição do alimento para o gato durante o dia?
Os gatos são animais com hábitos noturnos, ao contrário do que acontece com os cachorros, então enquanto eles dormem durante o período do dia, à noite é o momento em que estão mais ativos.
A maior parte dos donos de gatos sai de casa durante o dia e colocam na vasilha uma grande quantidade de alimento, deixando para o felino comer.
Entretanto, como os gatos não costumam comer durante o dia, o animal vai esperar o seu dono chegar e irá se alimentar apenas à noite.
Assim, o mais certo é que seja oferecido o alimento fresco ao gato no período da noite, pois é quando um felino adulto costuma comer mais (até 20 vezes por noite).
Como o organismo do gato estará mais preparado para receber o alimento à noite e fazer a digestão durante esse período, a comida fresca deve ser colocada nesses horários.
O que é preciso evitar na alimentação dos gatos?
Há algumas coisas que precisam ser evitadas na alimentação dos felinos, evitando assim que eles tenham problemas de saúde.
Os alimentos ricos em carboidratos, que são muito energéticos, devem ser evitados, pois o excesso desse nutriente é armazenado pelo fígado do animal e uma parte é sob a forma de gordura, o que leva o felino à obesidade.
O excesso de carboidrato também leva o gato a defecar mais e às fezes a terem um odor mais forte e pior, então é preciso tomar cuidado com as rações que possuem muito esse nutriente.
Outros males que podem ser acarretados pelo excesso de carboidrato na alimentação do gato são cálculos urinários, os problemas de pele e mesmo nas articulações, como a artrose.
É preciso também evitar a oferta de leite para os gatos, algo que muitos proprietários entendem errado e acreditam que precisam dar aos seus animais, muito por conta do que viram a vida toda em desenhos.
O leite de vaca, o tipo mais comum ofertado aos gatos, tem muita lactose, e os gatos não produzem a lactase, enzima responsável por quebra o açúcar do leite.
Como a lactose não é digerida pelo animal, então as fezes passam a sair amolecidas e não há a correta absorção de outros nutrientes.
O alimento feito em casa pelas pessoas, a chamada “comida de panela”, também é rico em carboidratos e, por isso, não deve ser dado aos felinos, já que pode vir a desbalancear a alimentação deles.
Gatos: carnívoros obrigatórios ou estritos
Os gatos são animais estritamente carnívoros, ao contrário dos cachorros. Mas o que isso significa?
Ser um carnívoro obrigatório ou estrito significa que a fisiologia dos gatos está preparada apenas para a ingestão, a digestão e a absorção de alimentos que tenham origem animal com maior facilidade.
Assim, eles possuem uma maior facilidade para ingerir, digerir e absorver as proteínas e as gorduras, mas possuem grandes dificuldades para a digestão dos carboidratos.
É por isso que os alimentos comprados para os gatos devem sempre ter como base as proteínas e as gorduras que sejam de origem animal, bem como devem ter restrição de carboidratos.
Os gatos não gostam de tomar água?
Uma outra ideia errada sobre os gatos que deve ser desmistificada é que eles não gostam de tomar água.
Os gatos gostam sim de tomar água, mas eles preferem a água corrente, então ele preferirá tomar a água de uma torneira aberta do que do vasilhame de água.
Como os gatos foram domesticados e as pessoas passaram a colocar água parada em vasilhames para eles, os animais até irão bebê-la, mas muito pouca.
Se a torneira ou o chuveiro for aberto, então o gato vai tomar água diretamente dali, levando em consideração que aquela água é corrente.
É por isso que uma dica importante para contornar essa maior dificuldade é comprar ou fazer bebedouros que simulem a água corrente, usando bombas para isso, por exemplo.
Uma outra dica é oferecer ao felino uma porção de ração que esteja úmida todos os dias, pois vai contornar também a baixa ingestão da água.
Este artigo pertence ao Curso de Auxiliar de Veterinário e Pet Shop
Faça o Curso completo grátis!!