O AMBIENTE
Além de boa conduta e obedecimento às regras de trânsito, um motorista defensivo também deve estar preparado para adversidades do ambiente, como por exemplo, um dia chuva.
Como se sabe, especialmente à noite, dirigir na chuva, pode representar alguns desafios sérios, isso porque a chuva reduz a eficácia dos faróis, causa pouca visibilidade e menos tração.
A chuva não é a única situação ambiental possível de se encontrar, em alguns locais do país os motoristas enfrentam neblina, geada e até neve, isso sem falar de outras situações externas adversas mais comuns como engarrafamentos, protestos e outras situações que podem ser encontradas. Em todo o caso, passaremos uma lista de recomendações gerais para situações que fogem à normalidade, para que o motorista e todos os envolvidos fiquem em segurança.
Aumente sua visibilidade
Dirigir na chuva e outras condições adversas é inevitável. Todos temos que fazer isso às vezes. Por isso há algumas coisas que você pode fazer preventivamente em nome da visibilidade, para que não lide com surpresas.
Substitua limpadores a cada 12 meses
Tudo começa no para-brisa. Muito dependerá da sua localização exata e clima, mas recomenda-se que você substitua seus limpadores em um mínimo absoluto, a cada 12 meses. Por alguma razão, as pessoas parecem usar suas lâminas de limpador muito depois de estarem gastas. Eles não são tão caros e praticamente qualquer um pode substituí-los. Limpadores de para-brisas são a primeira linha de defesa para a visibilidade.
Use repelente de água no pára-brisa
O repelente de água impede que a água permaneça no vidro do carro e ajuda a manter a visibilidade na pista.
Use óculos de sol polarizados
Sim, usar óculos escuros polarizados aumentará sua visibilidade durante as condições adversas de clima. Este truque não vai funcionar à noite. Mas durante o dia, usar óculos de sol polarizados reduzirá o brilho e permitirá que você veja mais claramente.
Verifique suas luzes
Você deve verificar periodicamente todas as suas luzes, mesmo que seu carro tenha um indicador de aviso no painel. Se você precisar substituir um farol, é melhor substituir logo ambos, porque eles têm a mesma vida útil. Você pode ter luzes sobressalentes no carro com você também, especialmente se for viajar em estrada.
Melhore sua tração
Observe a superfície da estrada
Fique de olho na superfície da estrada. Dirigir sobre qualquer objeto pode se tornar muito perigoso. Que tipo de objeto? Pode ser algo pontiagudo com potencial de furar o seu pneu, ou um buraco, o cuidado com o ambiente é uma característica chave do motorista defensivo.
Verifique se há "poças escuras" na estrada que podem indicar que óleo ou combustível estão misturados, criando uma condição de mancha. Tente evitar poças, elas poderiam fazer você hidroplanar e a perder tração.
O que é hidroplanagem? Quando você "hidroplana" significa que seus pneus não estão tocando a superfície da estrada. Este é um dos aspectos mais perigosos de dirigir na chuva. Você está realmente deslizando por cima da água. Isso geralmente acontece quando as pessoas dirigem muito rápido sobre uma estrada coberta de água ou têm pneus desgastados com pouca profundidade de banda de rodagem restante. É uma experiência assustadora. Você não pode dirigir, parar ou fazer qualquer coisa, realmente. De certa forma, você está "esquiando na água" com seu carro. Se você descobrir que está hidroplanando, não entre em pânico! Qualquer movimento
repentino pode fazer você girar fora de controle. Basta tirar o pé do acelerador e permitir que
o veículo ceda. À medida que você perde velocidade, os pneus farão contato com a superfície
da estrada novamente. Se você puder ajudá-lo, enquanto estiver hidroplanando, fique longe
do freio e mantenha o volante o mais estável possível. |
Este artigo pertence ao Curso de Direção Defensiva
Faça o Curso completo grátis!!