Área do Aluno


ou



O Design Editorial

Por fim, vamos sair um pouquinho da ideia de trabalhar com um design gráfico que fala diretamente com a publicidade e divulgação. Até porque, como já foi falado, o design é muito amplo e irá cuidar de basicamente tudo o que envolve manipulação de imagens. E isso inclui também o trabalho com manejo de palavras, que vira e mexe estão sempre sendo apresentadas dentro dos trabalhos gráficos.

Um exemplo de como um design irá tratar diretamente com a questão das palavras, é quando o mesmo é contratado para diagramar um livro. Caso você não saiba, esse trabalho também é o trabalho de um designer gráfico, e esse segmento se chama “Designer Editorial”. Será no design editorial que todo o cuidado de criação de materiais que envolvem o texto que irá ser feito.

Apesar de quase todo o conteúdo de design gráfico em geral exigir que haja certo cuidado com a palavra, no design editorial isso é essencial. Visto que, dentro dos livros, revistas, jornais, periódicos, a palavra precisa assumir um lugar de protagonismo. Por isso, todo o resto que estiver presente na página, todas as informações, mesmo as visuais, acabam funcionando como coadjuvantes.

Inclusive, dentro do design editorial existe uma diversidade de regras muito grande, e que irá lidar diretamente com a organização das palavras. Ou seja, voltamos novamente aos conceitos de alinhamento, hierarquia de informações e também agrupamento e espaços em branco.

Por exemplo, note como a maioria dos livros ou revistas costumam distribuir os textos dentro de duas colunas de tamanho igual e que estão distribuídas na página. O exemplo das colunas é de fundamental importância, pois ele consegue sintetizar algumas coisas nas quais o design gráfico está interessado.

Ou seja, existe ali um interesse de aproveitar todo o espaço da página, visto que quanto mais páginas são preenchidas, mais o projeto editorial como um todo fica caro. Logo, para evitar complicações na hora de realizar a impressão, é importante harmonizar o texto dentro da página de modo que ele caiba inteiramente.

Além disso, a coluna é um exemplo de simetria, já que dos dois lados ela precisa ser idêntica uma com a outra. Além disso, as colunas precisam respeitar um espaço de margem que seja considerável, além de também proporcionar um espaço de respiro entre uma e outra.

Quanto mais organizado estiver o texto, mais fácil será para que o leitor consiga se interessar e se sinta confortável em lê-lo. Além disso, todo o alinhamento precisa ser muito bem definido pelo designer gráfico quando se fala de um projeto de design editorial. É importante que, inicialmente, o designer estabeleça as margens das páginas, um fator de crucial importância visto que...:

  • Por que estabelecer margens dentro de um projeto editorial? As margens elas irão, além de tudo, proteger o texto. Afinal, todo projeto editorial irá passar por um processo de impressão, que vira e mexe acaba pegando um pouco mais do que deveria da arte. Sendo assim, estabelecer uma margem é de suma importância para que todo o conteúdo visual da página fique intacto. Assim, logo que iniciar o projeto, delimite o quanto de margem será estabelecido. E então, você desenvolverá dentro dos espaços das margens todo o projeto gráfico. Ou seja, não são só as palavras que precisam ser protegidas, mas todo o conteúdo que está sendo elaborado. Como, por exemplo, as imagens, as formas, as cores. Absolutamente tudo precisa estar muito bem guardado dentro das margens.

Dessa forma, compreenda que a proteção das palavras irá se dar por meio de ferramentas de agrupamento. Sendo assim, mantenha as palavras agrupadas dentro de um espaço que esteja em pleno alinhamento dentro da página.

Além disso, garanta que entre a margem e o corpo do texto haja ao menos alguns centímetros de área de respiro. Note que nunca, em hipótese alguma, o texto deverá ficar colado com o limite da página, a margem. Pelo contrário, o texto é disposto dentro de um espaço exclusivo e reservado para ele.

Logo em seguida, você deverá pensar em como será feita toda a tipografia do projeto editorial gráfico. Defina as fontes que serão específicas para os títulos e também defina as que serão para o corpo do texto. Além disso, você pode optar pela possibilidade de iniciar o texto com a primeira palavra em maiúsculo que utiliza outra fonte. Também, o tamanho é muito importante.

O título, obviamente, terá maior tamanho que o resto do corpo do texto, mas também o tamanho de legendas de imagens precisa ser definido. E esse tamanho, por sua vez, precisa ser um pouco menor, porque ele funcionará como uma espécie de anexo dentro do texto.

Ademais, pense com responsabilidade sobre como e quando algumas palavras precisam receber certo destaque por meio de palavras em negrito, e também saiba utilizar o itálico. Lembre-se que um projeto de designer editorial segue rígidas regras de harmonização, e que por isso você não pode mudar muita coisa dentro de um mesmo projeto. Ou seja, se a fonte do corpo do texto em uma página é a fonte x, na outra página é preciso que seja a mesma. Além disso, os espaçamentos, os tamanhos dos títulos, das legendas, tudo deve estar metricamente definido.

Tudo isso para que, de fato, o leitor tenha uma boa experiência de leitura que precisa ser fluída. Pois nesse exemplo do design, ao contrário dos demais, você não quer conquistar visualmente o seu leitor. O que está acontecendo nesse caso é que o design está favorecendo a leitura oferecendo um suporte que seja eficaz.

E para que a leitura flua não deve haver muitas interrupções visuais, mas pelo contrário, é necessário que haja a capacidade de deixar tudo igual. Como no exemplo desse e-book, em que os textos estão dispostos de uma maneira que você consegue se preocupar apenas com o texto durante a leitura.

Dessa forma, por mais que esse trabalho em design seja apresentado como um tanto inferior e que limite a criatividade, ele é muito importante. E os profissionais que se predispõem a trabalhar dentro dessa área reconhecem que o cuidado de um trabalho editorial recompensa o editor. Pois, com o livro ou revista nas mãos, você conseguirá ver o quanto o seu trabalho foi importante para que a mensagem contida nas palavras fosse passada.



Este artigo pertence ao Curso de Design Gráfico Básico

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados