Entrar/Criar Conta

ou


Não tem uma conta? CADASTRAR

Esqueci minha senha?

alunos online

(62) 99310-0225

Segunda à Sexta das 08hrs às 18hrs

Curso GRÁTIS sem mensalidades, com opção de certificado válido!
MATRICULAR GRÁTIS
COMENTÁRIOS

5.0

2 Avaliações
Beunilde Maria Santiago
★★★★★
Beunilde Maria Santiago

Adorei, porque cada curso que se faz são mais conhecimento adquiridos.

Ilheo Fernando Dotti
★★★★★
Ilheo Fernando Dotti

Bom

O PAPEL DA ESCOLA NA DISSEMINAÇÃO CULTURAL


É fácil afirmar que a escola pode e deve ser um pólo irradiador de cultura. Agora, precisamos nos convencer que temos de fazer alguma coisa para que esta afirmação seja verdadeira. Precisamos contagiar os colegas que nos rodeiam e, especialmente, a direção da escola, a comunidade próxima e o poder público de seu município. Para isto, utilizaremos argumentos que estimulem o consumo por cultura. Com o acúmulo de experiências culturais, o aluno aprende a pensar, a se relacionar, a se expressar e, conseqüentemente, a melhorar o conjunto de atitudes que formam o desempenho escolar.


A escola, naturalmente, está repleta das condições que favorecem a difusão cultural: o conhecimento, a expressividade, a ambientação, a socialização, a própria filosofia educacional que agrega a cultura humana. Assim, dado o alcance que a educação assume na questão cultural em suas várias dimensões, surge a necessidade de refletir que todos os momentos da rotina diária da escola são importantes para incorporar a difusão cultural. Dedicar um espaço e um momento, que centralizem as decisões e as atividades, pode facilitar a difusão.


Este espaço ou momento é que podemos chamar de pólo irradiador da cultura, que vai abrigar as oficinas culturais e propiciar a abertura de espaço para estabelecer o marketing cultural. A cultura não deve ser centralizada em um único lugar na escola.  Em todos os seus cantos a cultura encontra-se espalhada, mas um lugar especial pode ser direcionado às atividades escolhidas e propostas pela comunidade escolar. Todo trabalho cultural deve ser incorporado por meio da expressividade dos alunos, da tendência cultural que a comunidade já possui.


As práticas culturais predominantes da comunidade são as melhores possibilidades de exploração das capacidades do aluno e de construção dos repertórios próprios. Mas é compreendendo o caráter lúdico e expressivo das manifestações culturais que se tem a melhor forma de iniciar e manter um espaço dedicado a estas propostas.

Este artigo pertence ao Curso Oficinas Culturais Pedagógicas

Curso GRÁTIS sem mensalidade, sem taxa de matrícula.
COMENTÁRIOS

5.0

12.743 Avaliações
Beunilde Maria Santiago
★★★★★
Beunilde Maria Santiago

Adorei, porque cada curso que se faz são mais conhecimento adquiridos.

Ilheo Fernando Dotti
★★★★★
Ilheo Fernando Dotti

Bom

Cursos em Relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.