Curso gratuito de Reflexologia Podal - com opção de certificado válido!

A zonoterapia é a base da reflexologia moderna pela qual os reflexologistas aplicam pressão (ou massagem) áreas específicas dos pés ou mãos, estimulando a circulação e os impulsos nervosos para promover a saúde em todas as 'zonas' do corpo.

O princípio das zonas energéticas, e a doença e o rejuvenescimento das vias energéticas, é conhecido há séculos.

Harry Bond Bressler, investigou a possibilidade de tratar órgãos no corpo através de pontos de pressão, e descobriu que essa forma de reflexologia parecia ter sido praticada desde o século XIV.

Essa pressão, aplicada a qualquer uma das dez zonas, cria um sinal em todo o sistema nervoso para o cérebro, o que, por sua vez, estimula os órgãos internos a regular e melhorar a forma como funcionam.

Como observado no início do curso, o americano Dr. William Fitzgerald é considerado o fundador da zonoterapia e durante sua pesquisa sobre alívio da dor ele estabeleceu que a pressão aplicada a uma parte do corpo poderia ter um efeito anestésico em outra parte, longe do local de pressão.

Há muitas maneiras de mapear ou mapear os pés e todo o corpo. Mapear ou dividir o corpo conceitualmente em seções nos ajuda a entender como cada seção funciona.

Uma vez que mapeamos todas as seções, o todo faz mais sentido. Além de apenas mapear os pontos reflexos para os órgãos correspondentes nas solas dos pés e palmas das mãos, há outra teoria que a reflexologia engloba: a crença de que existem caminhos invisíveis de energia que correm verticalmente ao longo do corpo.

Esses fluxos de energia ou linhas são chamados de zonas. Imagine seu corpo tatuado com listras de alfinetes que percorrem o comprimento do seu corpo desde os dedos dos dedos até o topo da cabeça. Essas listras de alfinetes são suas zonas. Trabalhar com essas linhas, e com pontos ao longo das linhas, é conhecido como zonoterapia.

O corpo é dividido em dez zonas longitudinais, que fornecem uma simples sequência de numeração. Cada dedo cai em uma zona, e há cinco zonas em cada pé, com o dedão do pé como zona um, até o dedinho, que é a zona cinco. Os dedos se ligam às zonas da mesma forma.

Zonas são distribuídas pelo corpo como fatias, e quando você trabalha nos pés, você está automaticamente trabalhando através de todo o corpo humano. O princípio é que, dentro dessas zonas, a energia corre para cima e para baixo entre todas as partes do corpo.

Essa conexão energética deve fluir livremente, para que todas as partes do corpo – órgãos, músculos, nervos, glândulas e suprimento sanguíneo – trabalhem em harmonia e no nível ideal para uma boa saúde. Se houver um bloco da energia natural do corpo, ele terá um efeito sobre qualquer órgão ou parte do corpo que esteja dentro dessa zona específica.

Equilibrando as zonas

Se um reflexologista encontra sensibilidade em uma determinada área dos pés ou mãos, isso indica que há um desequilíbrio em toda essa extensão dessa zona. Por exemplo, se alguém está sofrendo de conjuntivite no olho direito, a zonoterapia sugere que isso cria um desequilíbrio energético no rim direito e em qualquer outra estrutura corporal que esteja naquela zona, fazendo com que ela não funcione tão efetivamente quanto deveria.

Cada órgão ou parte do corpo está representado nas mãos e pés. Massagear ou pressionar cada área pode estimular o fluxo de energia, sangue, nutrientes e impulsos nervosos para a zona corporal correspondente, e assim aliviar qualquer desordem nessa zona. Os reflexos nos pés e nas mãos são eficazes porque estão situados nas extremidades das zonas e, portanto, são mais sensíveis do que outras partes do corpo.

Cada zona age como um elo para cada parte do órgão ou corpo ao longo do mesmo meridiano. Uma ruptura ou estagnação em qualquer lugar ao longo dessas linhas pode interromper o fluxo de energia para um órgão ou parte do corpo, o que pode causar o mau funcionamento do órgão ou da parte do corpo.

Este artigo pertence ao Curso de Reflexologia Podal