O QUE É A DIREÇÃO DEFENSIVA

Já falamos um pouco disso na introdução, mas aqui vamos nos aprofundar neste conceito. A Direção Defensiva é uma postura no trânsito, por parte do motorista, que utiliza estratégias seguras de condução para permitir que os motoristas resolvam os perigos identificados de forma previsível. Essas estratégias vão muito além da instrução sobre as leis do Código de Trânsito Brasileiro - CTB e procedimentos básicos de trânsito.

Quando você dirige defensivamente, você sabe os riscos envolvidos com a condução e entende que outros motoristas, condições ambientais e outros perigos podem representar como ameaças potenciais ao seu corpo e à vida.

Com a direção defensiva, os motoristas aprendem a melhorar suas habilidades de condução, reduzindo seus riscos, antecipando situações e tomando decisões seguras e bem-informadas. Tais decisões são implementadas com base nas condições rodoviárias e ambientais presentes ao concluir uma manobra de condução segura.

A direção defensiva promove melhora em vários aspectos relacionados ao trânsito, tais quais:

Diminuição dos acidentes de trânsito

As perdas por acidentes de trânsito têm impactos sociais e pessoais. O objetivo da boa condução defensiva é reduzir o risco desses acidentes, educando adequadamente os alunos a terem cautela e bom senso enquanto dirigem.

Fatores Psicológicos

Nas estradas, os motoristas têm que lidar com vários fatores que podem afetar sua condução. Embora alguns deles estejam fora do controle do motorista, fatores psicológicos podem ser controlados pelo motorista se ele souber o que procurar e como lidar com isso.

A direção defensiva tende a se concentrar em como os motoristas podem superar fatores psicológicos negativos, como estresse, fadiga, sofrimento emocional e raiva nas estradas. Eles também oferecem instruções para desenvolver uma atitude positiva ao volante e aumentar seu foco na tarefa de dirigir.

Fatores Humanos

Dirigir sob a influência de drogas ou álcool impacta milhares de motoristas a cada ano. Embora o efeito específico de cada droga em seu corpo ocorra em diferentes estágios, o efeito dos motoristas que operam um veículo enquanto sob a influência é desastroso.

Por isso, um ponto de atenção muito importante na direção defensiva é a educação sobre o papel que as drogas e o álcool desempenham nas estradas. Inibições, habilidades motoras e sentidos são afetados por drogas e álcool e há consequências graves ao se dirigir sob influência de entorpecentes.

A Dinâmica de um Acidente

Acidentes de veículos são quase sempre um resultado evitável de uma série de eventos. A combinação de velocidade, local de impacto e tamanho do objeto que está sendo impactado pode determinar a gravidade do acidente. Em cada acidente, no entanto, o ato de um veículo bater em outro veículo ou outro objeto não é a única colisão que pode ocorrer.

O conceito da segunda colisão, em que o motorista e outros passageiros colidem com o para-brisa, assento ou outro objeto dentro do carro quando não usar cinto de segurança pode ser tão perigoso quanto a colisão inicial.

A direção defensiva aborda a questão dos acidentes de veículos e segundas colisões, listando os elementos de um acidente e ilustrando como as forças de impacto podem ser evitadas ou limitadas.

Equipamentos de segurança

Aproximadamente metade de todas as mortes resultantes de um acidente de carro poderiam ter sido evitadas se a vítima estivesse usando um cinto de segurança corretamente. Claro que os cintos de segurança são apenas os equipamentos de segurança do veículo mais comumente pensados. Itens como airbags, assentos de segurança para crianças e descansos na cabeça servem para proteger motoristas e passageiros e reduzir o risco de ferimentos ou morte em caso de acidente. A direção defensiva envolve usar esses dispositivos corretamente e garantir sua segurança ao viajar pelas estradas.

Técnicas de prevenção de acidentes

A chave para qualquer boa estratégia de condução defensiva é saber como evitar acidentes de trânsito e reconhecer potenciais perigos antes que seja tarde demais. É por isso a direção defensiva tendem a apresentar muitas informações sobre técnicas de prevenção de acidentes.

Leis de Trânsito

Um motorista que adota a direção defensiva deve conhecer as leis de trânsito estaduais e federais (caso viaje em estradas federais), afinal só é possível obedecer às regras se você as conhecê-las.

Porque é importante praticar a direção defensiva, independentemente da sua experiência?

Independentemente de quantos anos você esteve ao volante ou da quantidade de cautela que você usa na estrada, você não tem controle sobre como outros motoristas se comportam. Você nem sempre pode confiar nos motoristas ao seu redor para tomar as melhores decisões.

Alguns deles são apenas iniciantes na condução. Alguns se envolvem em hábitos perigosos como multitarefa e conversando ao telefone enquanto estão ao volante. Como as estradas podem ser inseguras e acidentes podem acontecer, praticar a condução defensiva é uma obrigação para todos os motoristas.

Este artigo pertence ao Curso de Direção Defensiva