O que é a Reflexologia Podal

Agora que você já aprendeu o que é reflexologia, vamos nos aprofundar em uma subdivisão do seu tipo, que é a reflexologia podal, ou seja, dos pés.

Os pés são uma das partes mais importantes do nosso corpo e é também onde muitos dos pontos reflexos de nossos órgãos estão localizados. Da mesma forma que ocorre em outras partes do corpo, a reflexologia podal é uma terapia que envolve a aplicação de pressão nos pés para produzir mudanças na dor e gerar benefícios em outras partes do corpo.

A reflexologia podal consiste em uma forma de terapia corporal que teoricamente tem a existência de certos pontos ou áreas refletidas nos pés e mãos que estão energeticamente conectadas a órgãos específicos e partes do corpo determinadas através de canais de energia.

O objetivo da reflexologia é liberar o estresse e o congestionamento do sistema nervoso e equilibrar a energia de uma pessoa. A pressão sobre os pontos reflexos também ajuda a estimular a liberação de endorfinas que ajudam a reduzir a dor e o estresse. Tal sessão prática pode ser geral ou pode se concentrar em áreas específicas de problemas.

Ressalte-se que a Reflexologia não é um tratamento médico ou trata doenças específicas. Cada corpo responde de forma diferente, e o ideal é que o tratamento seja feito combinadamente com um acompanhamento médico.

Quais são os pontos correspondentes do pé?

Quase todas as áreas do corpo têm um ponto de reflexologia correspondente no pé. A aplicação da pressão em uma área do pé pode afetar o funcionamento do órgão correspondente.

O pé direito corresponde aos órgãos do lado direito do corpo e o pé esquerdo aos órgãos do lado esquerdo do corpo. Nem todas as profissões concordam com a localização exata dos pontos reflexo, mas há concordância geral quando se trata dos pontos principais.

Aqui estão alguns pontos da reflexologia do pé, com as áreas de reflexo e suas partes corporais correspondentes:

• As pontas dos dedos refletem a cabeça.
  • O coração e o peito estão no fundo do pé da frente.
  • O fígado, pâncreas e rim estão localizados na ponte do pé.
  • A parte inferior das costas e intestinos são refletidos no calcanhar.

Este artigo pertence ao Curso de Reflexologia Podal