Entrar/Criar Conta
Gestão Escolar o que é?
A gestão escolar eficaz é universalmente aceita como sendo o elemento crítico para o sucesso das escolas. Muitas escolas brasileiras estão lutando para cumprir seus próprios critérios de sucesso, comunitários e departamentais.
Isso geralmente está relacionado à capacidade, competência e natureza da equipe de gestão da escola e, particularmente, do gestor escolar.
A competência dos gestores de escola é, portanto, considerada um imperativo, que representa um enorme desafio para o sistema educacional. A demanda por gestores de escolas profissionais está crescendo.
Um grande desafio dentro do sistema educacional é encontrar líderes e gestores visionários e competentes. Esses líderes precisam de habilidades administrativas apropriadas e competências de gestão da educação profissional.
As demandas sobre a gestão escolar mudaram, com ênfase crescente na gestão da aprendizagem, segura, diversificada, ambientes escolares integrados e desafiadores apropriados a um país africano progressista do século XXI.
Nós precisamos de diretores com a capacidade de interpretar as demandas de seus trabalhos e determinar como eles vão realizar isso no contexto do desenvolvimento nacional. Os diretores precisam explorar todo o potencial de si mesmos e restante da comunidade escolar, ao mesmo tempo em que enxergam seu trabalho no contexto da melhoria do ensino e da aprendizagem na escola.
Os modelos de desenvolvimento gerencial Individualista não serão suficientes para este fim. O desenvolvimento profissional precisa construir a capacidade de nossos diretores para trabalhar de forma holística, trazendo funcionários, comunidade e outros parceiros de forma solidária.
Principais desafios
A falta de liderança é o principal contribuinte para o baixo desempenho e disfuncionalidade nas escolas. As escolas estão lutando para cumprir seus próprios critérios de sucesso, comunitários e departamentais. Isso geralmente está relacionado à capacidade, competência e natureza da equipe de gestão da escola e particularmente do diretor.
As escolas com baixo desempenho são caracterizadas pela falta de planejamento curricular adequado. Os professores planejam como indivíduos e nunca são supervisionados. Não há um planejamento de aula adequado. Os chefes de departamento não verificam e monitoram os planos para verificar se eles são relevantes para o programa de estudos fornecido. Essas escolas não planejam avaliações regulares para rastrear progresso do aluno.
A gestão escolar eficaz é universalmente aceite como sendo o elemento crítico para o sucesso das escolas.
As escolas de baixo desempenho carecem de sistemas sobre como lidar com o absenteísmo, atrasos, professores que não ensinam, indisciplina e má gestão financeira. As escolas são dominadas por conflitos devido à falta de implementação de políticas pela escola de gestão. Sem colocar esses requisitos básicos para as escolas funcionais, não há esperança de alcançar resultados positivos .
É preciso haver estratégias para garantir que os gestores escolares desempenhem seu papel de gestão para que os professores possam ensinar e os alunos possam aprender.
Planejamento e gestão curricular
O planejamento é um processo essencial da liderança. Planejar é articular direção compartilhada e políticas coerentes, práticas, e procedimentos para alcançar altos padrões de desempenho do aluno. Ajuda os gestores escolares a concentrar recursos, tarefas e pessoas.
Liderar uma escola com alta expectativa e desempenho acadêmico para todos os alunos requer conexões robustas com a comunidade externa. Essas conexões incluem vínculos com a família e outras pessoas e instituições na comunidade que promovem o aprendizado acadêmico e social. Há informações baseadas em pesquisas sobre o relacionamento positivo entre envolvimento da família e benefícios sociais e acadêmicos para os alunos.
Está provado que o contato dos professores com os pais de alunos com baixo desempenho, como reuniões, envio de materiais para casa e comunicação com os pais quando as crianças têm problemas, melhora o desempenho do aluno.
É necessário formular estratégias-chave para criar um ambiente que conduza a uma aprendizagem eficaz e ensino nas escolas, onde os alunos são atores-chave para abraçar e apoiar sua própria aprendizagem.
É geralmente aceito que existe uma ligação entre o ambiente físico e a eficácia do ensino e da aprendizagem, bem como os resultados da aprendizagem. As más condições de aprendizagem contribuem para o aluno e a frequência irregular e o abandono escolar. Os alunos desenvolvem uma atitude negativa em relação à escola e sua capacidade de se envolver no processo de aprendizagem é comprometida.
Instalações escolares bem mantidas prolongam a expectativa de vida dos prédios escolares, móveis e outros equipamentos e assim contribuir para o ensino e aprendizagem eficazes nas escolas.
Quando a infraestrutura é negligenciada, os recursos destinados ao desenvolvimento da educação acabam sendo direcionados para reparos e renovações sem fim. A implementação de programas preventivos pode prolongar a vida útil dos edifícios e instalações escolares. Ao melhorar a gestão escolar e a prática de liderança irá:
- Realizar treinamentos sobre gestão curricular;
- Formação em gestão financeira;
- Orientar os diretores a relatar o desempenho acadêmico da escola, indicando aspectos mínimos que eles têm que relatar, como notas do aluno por disciplina, causas do mau desempenho, disponibilidade de recursos, professores, frequência e mostrar como cada um contribuiu para o mau desempenho.
- Orientar os diretores a desenvolver um plano de melhoria acadêmica com base nos dados capturados na escola relatório. O plano deve incluir alvo por assunto. Frequência das avaliações, número mínimo de trabalho por disciplina, nota, por semana. A escola deve indicar como o diretor e corpo discente monitorar a implementação do plano e como eles acompanharão o progresso do aluno e reportarão aos pais.
- Desenvolver a política da escola para responder aos desafios como o absenteísmo
- Desenvolver estratégias de intervenção, incluindo programas de recuperação para alunos que perderam aulas devido a uma razão ou outra.
- Manter registros de presença
- Analisar padrões de atendimento
- Informe os professores sobre o número de dias disponíveis em cada categoria de licença, por exemplo. assuntos pessoais urgentes, família responsabilidades.
- Preencher os formulários de licença com uma recomendação clara se a licença foi aprovada ou não. Se não, ou deixe dias em que essa categoria estivesse esgotada, então deve ser feita uma recomendação de licença sem remuneração.
- Mediar orientações sobre como os pais podem apoiar os alunos na escola; Um documento simplificado aconselhando os pais sobre o que fazer para apoiar seus filhos na aprendizagem.
- O uso de outras ferramentas de comunicação para pais cujos filhos tiveram um desempenho ruim, como notas adicionais anexadas aos relatórios: Telefonemas para os pais; Relatórios de progresso semanais/mensais; Boletins informativos para os pais; Cartas pessoais aos pais.
Este artigo pertence ao Curso Gestão Escolar
Curso GRÁTIS sem mensalidade, sem taxa de matrícula.COMENTÁRIOS
5.0
12.743 AvaliaçõesÓtimo curso gostei
Ótimo
Gostei do curso, excelente!
Curso excelente,
Ótimo curso gostei
GOSTEI DO CURSO DE GESTÃO ESCOLAR. MATERIAL BEM ATUAL E QUE NOS UMA BOA BASE PARA ATUARMOS EM NOSSO DIA A DIA. é MUITO IMPORTANTE ESTARMOS SEMPRE BUSCANDO ATUALIZARMOS NOSSOS CONHECIMENTOS.
Ótimo
Eu vi e gostei do curso .
Gostei do curso, excelente!
Esse app é muito bom! Vai me ajudar nos estudos, na minha escola, vai ficar muito bom e eu vou passar para todos os meus coleguinhas para eu ver para poder estudar também pelo celular