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Gestão Escolar o que é?

A gestão escolar eficaz é universalmente aceita como sendo o elemento crítico para o sucesso das escolas. Muitas escolas brasileiras estão lutando para cumprir seus próprios critérios de sucesso, comunitários e departamentais.

Isso geralmente está relacionado à capacidade, competência e natureza da equipe de gestão da escola e, particularmente, do gestor escolar.

A competência dos gestores de escola é, portanto, considerada um imperativo, que representa um enorme desafio para o sistema educacional. A demanda por gestores de escolas profissionais está crescendo.

Um grande desafio dentro do sistema educacional é encontrar líderes e gestores visionários e competentes. Esses líderes precisam de habilidades administrativas apropriadas e competências de gestão da educação profissional.

As demandas sobre a gestão escolar mudaram, com ênfase crescente na gestão da aprendizagem, segura, diversificada, ambientes escolares integrados e desafiadores apropriados a um país africano progressista do século XXI.

Nós precisamos de diretores com a capacidade de interpretar as demandas de seus trabalhos e determinar como eles vão realizar isso no contexto do desenvolvimento nacional. Os diretores precisam explorar todo o potencial de si mesmos e restante da comunidade escolar, ao mesmo tempo em que enxergam seu trabalho no contexto da melhoria do ensino e da aprendizagem na escola.

Os modelos de desenvolvimento gerencial Individualista não serão suficientes para este fim. O desenvolvimento profissional precisa construir a capacidade de nossos diretores para trabalhar de forma holística, trazendo funcionários, comunidade e outros parceiros de forma solidária.

Principais desafios

A falta de liderança é o principal contribuinte para o baixo desempenho e disfuncionalidade nas escolas. As escolas estão lutando para cumprir seus próprios critérios de sucesso, comunitários e departamentais. Isso geralmente está relacionado à capacidade, competência e natureza da equipe de gestão da escola e particularmente do diretor.

As escolas com baixo desempenho são caracterizadas pela falta de planejamento curricular adequado. Os professores planejam como indivíduos e nunca são supervisionados. Não há um planejamento de aula adequado. Os chefes de departamento não verificam e monitoram os planos para verificar se eles são relevantes para o programa de estudos fornecido. Essas escolas não planejam avaliações regulares para rastrear progresso do aluno.

A gestão escolar eficaz é universalmente aceite como sendo o elemento crítico para o sucesso das escolas.

As escolas de baixo desempenho carecem de sistemas sobre como lidar com o absenteísmo, atrasos, professores que não ensinam, indisciplina e má gestão financeira. As escolas são dominadas por conflitos devido à falta de implementação de políticas pela escola de gestão. Sem colocar esses requisitos básicos para as escolas funcionais, não há esperança de alcançar resultados positivos .

É preciso haver estratégias para garantir que os gestores escolares desempenhem seu papel de gestão para que os professores possam ensinar e os alunos possam aprender.

Planejamento e gestão curricular

O planejamento é um processo essencial da liderança. Planejar é articular direção compartilhada e políticas coerentes, práticas, e procedimentos para alcançar altos padrões de desempenho do aluno. Ajuda os gestores escolares a concentrar recursos, tarefas e pessoas.

Liderar uma escola com alta expectativa e desempenho acadêmico para todos os alunos requer conexões robustas com a comunidade externa. Essas conexões incluem vínculos com a família e outras pessoas e instituições na comunidade que promovem o aprendizado acadêmico e social. Há informações baseadas em pesquisas sobre o relacionamento positivo entre envolvimento da família e benefícios sociais e acadêmicos para os alunos.

Está provado que o contato dos professores com os pais de alunos com baixo desempenho, como reuniões, envio de materiais para casa e comunicação com os pais quando as crianças têm problemas, melhora o desempenho do aluno.

É necessário formular estratégias-chave para criar um ambiente que conduza a uma aprendizagem eficaz e ensino nas escolas, onde os alunos são atores-chave para abraçar e apoiar sua própria aprendizagem.

É geralmente aceito que existe uma ligação entre o ambiente físico e a eficácia do ensino e da aprendizagem, bem como os resultados da aprendizagem. As más condições de aprendizagem contribuem para o aluno e a frequência irregular e o abandono escolar. Os alunos desenvolvem uma atitude negativa em relação à escola e sua capacidade de se envolver no processo de aprendizagem é comprometida.

Instalações escolares bem mantidas prolongam a expectativa de vida dos prédios escolares, móveis e outros equipamentos e assim contribuir para o ensino e aprendizagem eficazes nas escolas.

Quando a infraestrutura é negligenciada, os recursos destinados ao desenvolvimento da educação acabam sendo direcionados para reparos e renovações sem fim. A implementação de programas preventivos pode prolongar a vida útil dos edifícios e instalações escolares. Ao melhorar a gestão escolar e a prática de liderança irá:

  • Realizar treinamentos sobre gestão curricular;
  • Formação em gestão financeira;
  • Orientar os diretores a relatar o desempenho acadêmico da escola, indicando aspectos mínimos que eles têm que relatar, como notas do aluno por disciplina, causas do mau desempenho, disponibilidade de recursos, professores, frequência e mostrar como cada um contribuiu para o mau desempenho.
  • Orientar os diretores a desenvolver um plano de melhoria acadêmica com base nos dados capturados na escola relatório. O plano deve incluir alvo por assunto. Frequência das avaliações, número mínimo de trabalho por disciplina, nota, por semana. A escola deve indicar como o diretor e corpo discente monitorar a implementação do plano e como eles acompanharão o progresso do aluno e reportarão aos pais.
  • Desenvolver a política da escola para responder aos desafios como o absenteísmo
  • Desenvolver estratégias de intervenção, incluindo programas de recuperação para alunos que perderam aulas devido a uma razão ou outra.
  • Manter registros de presença
  • Analisar padrões de atendimento
  • Informe os professores sobre o número de dias disponíveis em cada categoria de licença, por exemplo. assuntos pessoais urgentes, família responsabilidades.
  • Preencher os formulários de licença com uma recomendação clara se a licença foi aprovada ou não. Se não, ou deixe dias em que essa categoria estivesse esgotada, então deve ser feita uma recomendação de licença sem remuneração.
  • Mediar orientações sobre como os pais podem apoiar os alunos na escola; Um documento simplificado aconselhando os pais sobre o que fazer para apoiar seus filhos na aprendizagem.
  • O uso de outras ferramentas de comunicação para pais cujos filhos tiveram um desempenho ruim, como notas adicionais anexadas aos relatórios: Telefonemas para os pais; Relatórios de progresso semanais/mensais; Boletins informativos para os pais; Cartas pessoais aos pais.


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