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O que é psicologia educacional

Se você gosta de explorar métodos de educação eficazes e psicologia aplicada, uma carreira de psicologia educacional é uma ótima maneira de combinar esses dois campos. A psicologia educacional utiliza o conhecimento da psicologia cognitiva, psicologia organizacional e teoria e prática educacional para ajudar escolas e professores a apoiar os resultados da aprendizagem.

Psicólogos educacionais podem diagnosticar deficiências de aprendizagem, projetar e gerenciar planos de educação individualizados dos alunos e educar e aconselhar professores e famílias sobre a aprendizagem.

Enquanto algumas partes dos trabalhos de psicologia educacional se sobrepõem aos trabalhos de psicologia escolar, psicólogos educacionais se concentram na aprendizagem e na educação.

A maioria dos psicólogos educacionais é especializada em educação de jovens e trabalha em escolas ou faculdades e universidades. Outros trabalham em prática privada.

Psicólogos educacionais também podem se especializar em aprendizagem de adultos e, em seguida, trabalhar em organizações que fornecem formação profissional. Estes incluem grandes empregadores ou organizações profissionais, editores educacionais, empresas de software ou empresas que projetam e fornecem educação aos seus trabalhadores.

Em uma escola, os trabalhos de psicologia educacional podem incluir:

  • Trabalhar com alunos com dificuldade de aprendizagem
  • Diagnosticar deficiências de aprendizagem ou outras causas para as dificuldades do aluno
  • Trabalhar com o aluno, família e professores para resolver o problema
  • Medir o progresso do aluno e adaptando práticas psicológicas conforme necessário
  • Capacitação para professores e administradores sobre temas de psicologia educacional e como aplicá-los para apoiar a aprendizagem
  • Colaborar com os gestores escolares na estratégia educacional

Em outros ambientes, psicólogos educacionais colaboram com colegas e fornecem conhecimentos especializados sobre design de aprendizagem e métodos educacionais eficazes.

Por exemplo, carreiras de psicologia educacional com editores ou empresas de software exigem trabalhar com designers e especialistas em assuntos para otimizar materiais para aprendizagem, online ou impressa. Isso envolve projetar o material para torná-lo visualmente atraente e para facilitar que o aluno compreenda e retenha informações.

Qualquer que seja o tipo de carreira de psicologia educacional que você segue, você deve ser um colaborador especialista e comunicador.

Habilidades e Competências

As carreiras de psicologia educacional exigem uma compreensão profunda da educação e da psicologia. Ele se baseia em diversas disciplinas dentro da psicologia, incluindo motivação, psicologia comportamental, psicologia cognitiva e neuropsicologia, bem como de disciplinas educacionais como deficiências de aprendizagem, trabalho com crianças superdotadas e design educacional. Trabalhos de psicologia educacional combinam ideias de múltiplas disciplinas e perspectivas.

À medida que cientistas e pesquisadores descobrem mais sobre a neurologia e a psicologia da aprendizagem, você tem que ser um aprendiz ao longo da vida para se manter atualizado com a pesquisa de educação e psicologia. Você também deve ser capaz de demonstrar competência cultural quando você trabalha com alunos e famílias e se comunicar bem com alunos, famílias, professores e administradores.

O que é a Psicologia da Educação

A palavra “psicologia” é derivada de duas palavras gregas, “psique” e “logos”. Psique significa 'alma' e 'Logos' significa 'ciência'. Assim, a psicologia foi definida pela primeira vez como a “ciência da alma”.

Psicologia como ciência da alma. Nos tempos antigos, os filósofos gregos como Platão e Aristóteles interpretaram a Psicologia como ciência da alma e a estudou como um ramo da Filosofia. Mas a alma é algo metafísico. 

Não pode ser visto, observado, tocado e não podemos fazer experimentos científicos sobre a alma.

Psicologia como ciência da mente. Foi o filósofo alemão Emmanuel Kant quem definiu a Psicologia como ciência da mente. William James (1892) definiu a psicologia como a ciência dos processos mentais. Mas a palavra “mente” também é bastante ambígua, pois havia confusão sobre a natureza e as funções da mente.

A Psicologia como Ciência da Consciência. Os psicólogos modernos definiram a psicologia como a “Ciência da Consciência”. James Sully (1884) definiu a psicologia como a “Ciência do Mundo interior". Wilhelm Wundt (1892) definiu a psicologia como a ciência que estuda a “experiências internas”. Mas existem três níveis de consciência - consciente, subconsciente e inconsciente e por isso esta definição também não foi aceita por alguns.

Psicologia como a ciência do comportamento

No início do século XX, quando psicólogos tentaram desenvolver a psicologia em uma ciência pura, ela veio a ser definida como a ciência do comportamento. O termo comportamento foi popularizado por J.B. Watson. Outros expoentes são William McDugall e W.B. Pillsbury. De acordo com R. S. Woodworth.

A psicologia educacional é um dos ramos da psicologia para estudar o comportamento dos alunos em relação à sua formação. Como ramo especializado da psicologia se preocupa em sugerir formas e meios de melhorar o processo e os produtos da educação, o professor ensina efetivamente e os alunos aprendem efetivamente com o mínimo de esforço.

É assim designado como o serviço da educação. Simplificou as tarefas e melhorou a eficiência do professor ou de todos aqueles ligados no processo e produtos da educação por fornecendo-lhes o conhecimento e as habilidades essenciais de que tanto necessitam, da mesma forma que a ciência e a tecnologia têm ajudado a tornar possível a produção máxima por meio de entrada mínima em termos de tempo e trabalho em nossas atividades do dia a dia.

A psicologia educacional é o ramo da psicologia que trata da aplicação de achados psicológicos no campo da educação. Em outras palavras, trata do ser humano.

A Psicóloga Educacional, que é especialista técnica na área de Educação, fornece todos os as informações, princípios e técnicas essencial para:

    • Compreender o comportamento do aluno em resposta ao ambiente educacional e
    • Modificação desejada de seu comportamento para trazer um desenvolvimento integral de sua personalidade.

    Assim, a Psicologia da Educação preocupa-se principalmente com a compreensão dos processos de ensino e aprendizagem que ocorrem dentro de ambientes formais e desenvolvendo formas de melhorar esses métodos. Abrange tópicos importantes como teorias de aprendizagem; métodos de ensino; motivação; desenvolvimento cognitivo, emocional e moral; e relacionamentos entre pais e filhos etc.

    Em suma, é a disciplina científica que aborda as questões: “Por que alguns alunos aprendem mais do que outros?” e “O que pode ser feito para melhorar esse aprendizado?”

    A Natureza da Psicologia Educacional:

    Sua natureza é científica, pois foi aceito que é uma Ciência da Educação. Nós podemos resumir a natureza da Psicologia da Educação das seguintes maneiras:

    • A Psicologia Educacional é uma ciência. (Ciência é um ramo de estudo preocupado com observação dos fatos e estabelecimento de leis gerais verificáveis. A ciência emprega certos métodos objetivos para a coleta de dados. Tem como objetivos compreender, explicar, previsão e controle de fatos.) Como qualquer outra ciência, a psicologia educacional também desenvolve métodos objetivos de coleta de dados. Também visa compreender, prever e controlar o comportamento humano.
    • A Psicologia Educacional é uma ciência natural. Um psicólogo educacional conduz suas investigações, reúne seus dados e chega às suas conclusões exatamente da mesma maneira que físico ou biólogo.
    • A psicologia educacional é uma ciência social. Como sociólogo, antropólogo, economista e cientista político, o psicólogo educacional estuda o ser humano e sua sociabilidade.
    • A psicologia educacional é uma ciência positiva. A ciência normativa como lógica ou Ética lida com os fatos como deveriam ser. Uma ciência positiva lida com os fatos como eles são ou como funcionam.
    • A psicologia educacional estuda o comportamento da criança como é, não como deveria ser. Então é uma ciência positiva.
    • A psicologia educacional é uma ciência aplicada. É a aplicação da psicologia aos princípios na área da educação. Aplicando os princípios e técnicas da psicologia, tenta estudar o comportamento e as experiências dos alunos
    • A psicologia educacional é uma ciência em desenvolvimento ou em crescimento. Preocupa-se com o novo e sempre novas pesquisas. À medida que os resultados da pesquisa se acumulam, os psicólogos educacionais melhoram para conhecer a natureza e o comportamento da criança.

    Assim, a psicologia educacional é uma ciência aplicada, positiva, social, específica e prática.
        
    Enquanto a ciência geral lida com o comportamento dos indivíduos em várias esferas, a educação a psicologia estuda o comportamento do indivíduo apenas na esfera educacional.

    Natureza da psicologia educacional como científica porque é organizada, corpo sistemático e universalmente aceito, onde os fatos permanecem constantemente em busca da verdade por meio de pesquisa e experimentação. Emprega métodos científicos em seu estudo e sua os resultados são submetidos a verificações e modificações adicionais:

    As leis da psicologia educacional são universais: a psicologia educacional possui um corpo de fatos bem organizados, sistemático e universalmente aceito, apoiado pelas leis e princípios psicológicos relevantes.

    Métodos científicos: A psicologia educacional emprega métodos científicos e adota uma abordagem científica para estudar o comportamento do aluno, como observação, experimentação, investigação clínica e generalização etc.

    Busca constante da verdade: Os resultados de qualquer estudo em psicologia educacional podem ser contestados e modificados ou alterados em termos das últimas explicações e descobertas. Portanto, as descobertas de qualquer estudo nunca são tomadas como absolutas e permanentes.

    Confiabilidade: A psicologia educacional não aceita boatos e não leva nada por garantido. Ele enfatiza que, essencialmente, existem algumas causas definidas ligadas a um comportamento e as causas desse comportamento não estão relacionadas a fenômenos sobrenaturais.

    Ciência positiva: A psicologia educacional é uma ciência positiva e não normativa 

    Ciência comportamental aplicada: A psicologia educacional é uma ciência aplicada/comportamental

    Objetivos da Psicologia Educacional:

    1. Fornecer um conjunto de fatos e métodos que podem ser utilizados na resolução de problemas de ensino.
    2. Desenvolver uma atitude científica e de resolução de problemas.
    3. Treinar a pensar psicologicamente sobre problemas educacionais.
    4. Objetivos de Ensino da Psicologia da Educação:
    5. Desenvolver uma compreensão e apreciação dos fatores dietéticos e ambientais que sublinham a capacidade de aprendizagem.
    6. Fornecer base para entender a natureza e os princípios da aprendizagem e fornecer as técnicas para o seu aperfeiçoamento.
    7. Compreender e apreciar os fatores que influenciam a capacidade individual de aprender.
    8. Fornecer compreensão dos fatores externos, como materiais de treinamento, bibliotecas, salas de aula que estão em grande parte sob o controle do professor e da instituição.
    9. Avaliar a eficiência do ensino.
    10. Desenvolver uma apreciação do indivíduo e a importância do indivíduo com suas diferenças individuais.
    Educação x Escolaridade

    Embora a escolaridade seja frequentemente confundida com educação, há muita diferença entre educação e escolaridade. O termo educação engloba basicamente dois significados. São formais e informais. 

    De adquirir conhecimento enquanto a escolarização representa o nível inicial e secundário etapa do sistema de educação formal que ocorre na escola. A educação como mencionado acima pode ocorrer não apenas por meio de meios informais, como aprender com os colegas, experiências de vida, lendo ou aprendendo coisas através fontes online, mas também por meios formais. 

    Por exemplo, através de instituições de ensino como escola, universidade ou mesmo faculdades de formação. Assim, fica claro que a escolarização é um ramo da educação formal na ampla arena da educação.

    O tema da psicologia educacional é tricotado em torno do aprendiz. Portanto, a necessidade de conhecer o educando e as técnicas de conhecê-lo. Os tópicos incluem – as habilidades e capacidades inatas dos indivíduos, diferenças individuais e suas medidas, o aberto, encoberto, consciente, bem como comportamento inconsciente do aprendiz, as características de seu crescimento e desenvolvimento e cada estágio começando desde a infância até a idade adulta.

    Depois de conhecer o aluno e decidir quais experiências de aprendizagem devem ser prestadas, a Psicologia Educacional passa para as leis, princípios e teorias da aprendizagem. Outros itens no processo de aprendizagem são lembrar e esquecer, perceber, formar conceitos, pensar e raciocinar, resolver problemas, transferência de aprendizagem, formas e meios de aprendizagem eficazes etc.

    Situação ou Ambiente de Aprendizagem. Aqui lidamos com os fatores ambientais e situações de aprendizagem que se situam a meio caminho entre o aluno e o professor. Tópicos como clima de sala de aula e dinâmicas de grupo, técnicas e auxílios que facilitam o aprendizado e avaliação, técnicas e práticas, orientação e aconselhamento etc.


    Este artigo pertence ao Curso de Psicologia da Educação

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