Área do Aluno


ou



O Que Observar Enquanto as Crianças Brincam

Nas creches, as brincadeiras e jogos podem ser excelentes passatempos, além de serem ótimos para entreter e animar as crianças. Mas eles também podem ser mais do que isso.

O brincar pode ser uma atividade essencial para a construção de conhecimentos e para o desenvolvimento dessa criança. A partir da brincadeira, o pequeno começa a aprender a socializar e a estar consigo mesmo.

Para aumentar ainda mais o poder dessas atividades, é importante escolher brinquedos que estimulem o desenvolvimento infantil. Assim, quanto mais estímulo de sentido, mais movimentos, cores, texturas, materiais e variedade, melhor.

Enquanto a criança brinca, aprende e se desenvolve, o educador e o auxiliar de creche são responsáveis por uma outra tarefa fundamental: a observação. Se as brincadeiras têm o poder de construção, desenvolvimento e progresso, cabe ao profissional buscar em sua formação a análise mais adequada para a situação.

Então, que tal algumas opções e exemplos do que pode ser observado em cada um deles?

  • Cortina ou Tapete Sensorial

A cortina sensorial é feita com fios de materiais de diferentes texturas e as crianças vão e voltam pela cortina. O tapete sensorial pode ser um longa passarela ou amplo retângulo com objetos de diferentes texturas para as crianças passearem por cima dele. Tanto a cortina quanto o tapete estimulam o tato e fazem a criança viajar no mundo do “faz de conta”.

Enquanto as crianças brincam, o profissional deve observar a criatividade, a concentração, a parte sensório-motor, autonomia, habilidades do corpo e percepção espacial.

  • Garrafas Coloridas

Brincadeiras com garrafas coloridas costumam ser bem versáteis. Exige apenas materiais simples como garrafas pets e diferentes texturas para enchê-las (líquidos, areia, pedras, varetas e etc).

São ideais para ajudar as crianças a perceber diferenças e semelhanças entre formas, pesos, cores, sons, tamanhos e muito mais. Ainda dá para fazer diversas atividades com as garrafas produzidas. As preferidas das crianças é lançar, chacoalhar e empilhar.

Enquanto as crianças brincam, o profissional deve observar elementos como concentração, percepção e criatividade.

  • Brinquedos de Encaixe

Com os brinquedos de encaixar, as crianças devem montar, empilhar e encaixar as peças. A atividade ajuda a criar novos formatos e a testar os limites da criança.

Durante essa simples brincadeira elas percebem as ligações entre as ações mas, principalmente, as ligações da relação ação e reação. A compreensão da causa e efeito não é instantânea, então a repetição é uma excelente aliada nesse tipo de brincadeira.

Os elementos a serem observados variam de acordo com a idade do bebê ou da criança. Mas, no geral, o profissional da área deve observar a brincadeira a fim de analisar como os pequenos exploram as texturas, formas e cores, a percepção das funções dos objetos, a prática da experimentação, o movimento de empilhar e até onde eles chegam sem derrubar e o movimento de desmontar e reconstruir. Ainda é possível notar as habilidades sociais e autonomia, criatividade, habilidades do corpo e pensamento espacial.

  • Bolas

Bolas de todos os tamanhos, cores e tipos são presença confirmada na maioria das creches. As crianças simplesmente amam chutar, arremessar em buracos, lançar para cima ou apenas brincar entre os coleguinhas e educadores.

Além da diversão garantida, as bolas também ajudam o profissional a observar a coordenação motora, alguns fatores sensório-motores, autonomia e habilidades com o corpo.

  • Instrumentos Musicais

Dos mais exóticos aos mais queridinhos como chocalhos, xilofones, pandeiros e tambores, os instrumentos musicais já fazem parte da rotina nas creches. Sempre presentes, eles ajudam o desenvolvimento da criança de diversas formas.

Eles ainda são ideais para levar os pequenos a descobrirem a relação entre os sons, os objetos e os movimentos que elas estão realizando. Mas é importante que haja uma preocupação de escolher os objetos e instrumentos que instiguem totalmente a curiosidade da turma.

Enquanto as crianças brincam de formar uma banda de sucesso, o profissional observa a capacidade delas de organização do espaço, habilidades com o corpo, criatividade, percepção, coordenação, ritmo e disciplina.

  • Rolos de Espuma

Os rolos de espuma são mais utilizados como apoio para firmar o tronco das crianças, no entanto, a peça rapidamente virou brincadeira também. Algumas creches usam os rolos para fazer cavalinho, carrinhos e outros veículos. Em pouco tempo a sala se transforma em uma pista com um pouco de imaginação.

Para além da brincadeira, a atividade serve para observar o equilíbrio do corpo das crianças, habilidades com o corpo e percepção espacial.

Assim como existe uma extensa lista de atividades e brincadeiras, também existem diversos aspectos que devem ser observados enquanto as crianças se divertem. Esses aspectos podem direcionar melhor o trabalho do profissional em termos de conduta e estratégias.



Este artigo pertence ao Curso de Auxiliar de Creche

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados