Entrar/Criar Conta
O Que Observar Enquanto as Crianças Brincam
Nas creches, as brincadeiras e jogos podem ser excelentes passatempos, além de serem ótimos para entreter e animar as crianças. Mas eles também podem ser mais do que isso.
O brincar pode ser uma atividade essencial para a construção de conhecimentos e para o desenvolvimento dessa criança. A partir da brincadeira, o pequeno começa a aprender a socializar e a estar consigo mesmo.
Para aumentar ainda mais o poder dessas atividades, é importante escolher brinquedos que estimulem o desenvolvimento infantil. Assim, quanto mais estímulo de sentido, mais movimentos, cores, texturas, materiais e variedade, melhor.
Enquanto a criança brinca, aprende e se desenvolve, o educador e o auxiliar de creche são responsáveis por uma outra tarefa fundamental: a observação. Se as brincadeiras têm o poder de construção, desenvolvimento e progresso, cabe ao profissional buscar em sua formação a análise mais adequada para a situação.
Então, que tal algumas opções e exemplos do que pode ser observado em cada um deles?
- Cortina ou Tapete Sensorial
A cortina sensorial é feita com fios de materiais de diferentes texturas e as crianças vão e voltam pela cortina. O tapete sensorial pode ser um longa passarela ou amplo retângulo com objetos de diferentes texturas para as crianças passearem por cima dele. Tanto a cortina quanto o tapete estimulam o tato e fazem a criança viajar no mundo do “faz de conta”.
Enquanto as crianças brincam, o profissional deve observar a criatividade, a concentração, a parte sensório-motor, autonomia, habilidades do corpo e percepção espacial.
- Garrafas Coloridas
Brincadeiras com garrafas coloridas costumam ser bem versáteis. Exige apenas materiais simples como garrafas pets e diferentes texturas para enchê-las (líquidos, areia, pedras, varetas e etc).
São ideais para ajudar as crianças a perceber diferenças e semelhanças entre formas, pesos, cores, sons, tamanhos e muito mais. Ainda dá para fazer diversas atividades com as garrafas produzidas. As preferidas das crianças é lançar, chacoalhar e empilhar.
Enquanto as crianças brincam, o profissional deve observar elementos como concentração, percepção e criatividade.
- Brinquedos de Encaixe
Com os brinquedos de encaixar, as crianças devem montar, empilhar e encaixar as peças. A atividade ajuda a criar novos formatos e a testar os limites da criança.
Durante essa simples brincadeira elas percebem as ligações entre as ações mas, principalmente, as ligações da relação ação e reação. A compreensão da causa e efeito não é instantânea, então a repetição é uma excelente aliada nesse tipo de brincadeira.
Os elementos a serem observados variam de acordo com a idade do bebê ou da criança. Mas, no geral, o profissional da área deve observar a brincadeira a fim de analisar como os pequenos exploram as texturas, formas e cores, a percepção das funções dos objetos, a prática da experimentação, o movimento de empilhar e até onde eles chegam sem derrubar e o movimento de desmontar e reconstruir. Ainda é possível notar as habilidades sociais e autonomia, criatividade, habilidades do corpo e pensamento espacial.
- Bolas
Bolas de todos os tamanhos, cores e tipos são presença confirmada na maioria das creches. As crianças simplesmente amam chutar, arremessar em buracos, lançar para cima ou apenas brincar entre os coleguinhas e educadores.
Além da diversão garantida, as bolas também ajudam o profissional a observar a coordenação motora, alguns fatores sensório-motores, autonomia e habilidades com o corpo.
- Instrumentos Musicais
Dos mais exóticos aos mais queridinhos como chocalhos, xilofones, pandeiros e tambores, os instrumentos musicais já fazem parte da rotina nas creches. Sempre presentes, eles ajudam o desenvolvimento da criança de diversas formas.
Eles ainda são ideais para levar os pequenos a descobrirem a relação entre os sons, os objetos e os movimentos que elas estão realizando. Mas é importante que haja uma preocupação de escolher os objetos e instrumentos que instiguem totalmente a curiosidade da turma.
Enquanto as crianças brincam de formar uma banda de sucesso, o profissional observa a capacidade delas de organização do espaço, habilidades com o corpo, criatividade, percepção, coordenação, ritmo e disciplina.
- Rolos de Espuma
Os rolos de espuma são mais utilizados como apoio para firmar o tronco das crianças, no entanto, a peça rapidamente virou brincadeira também. Algumas creches usam os rolos para fazer cavalinho, carrinhos e outros veículos. Em pouco tempo a sala se transforma em uma pista com um pouco de imaginação.
Para além da brincadeira, a atividade serve para observar o equilíbrio do corpo das crianças, habilidades com o corpo e percepção espacial.
Assim como existe uma extensa lista de atividades e brincadeiras, também existem diversos aspectos que devem ser observados enquanto as crianças se divertem. Esses aspectos podem direcionar melhor o trabalho do profissional em termos de conduta e estratégias.
Este artigo pertence ao Curso Auxiliar de Creche
Curso GRÁTIS sem mensalidade, sem taxa de matrícula.COMENTÁRIOS
5.0
12.743 AvaliaçõesO curso é muito bom, ele fala exatamente como acontece a prática diária na Educação Infantil (Creche).
Muito bom obrigada pela oportunidade
Este curso foi maravilhoso, eu gostei muito. Eu amo estudar.
Super recomendo
Muito bom
O curso é muito bom, ele fala exatamente como acontece a prática diária na Educação Infantil (Creche).
curso bem claro
Muito bom obrigada pela oportunidade
Muito bom, com informações úteis para quem quer ter um conhecimento básico sobre o assunto
Este curso foi maravilhoso, eu gostei muito. Eu amo estudar.
Foi de grande importancia. Curso com conteúdo rico em informações importantes.
Super recomendo
Curso apaixonante demais, nota 1.000,00 Parabéns ao Cursos Escola Educação pelos cursos incríveis!!!