Curso gratuito de Reflexologia Podal - com opção de certificado válido!

Antes de falarmos especificamente sobre a reflexologia podal, vamos primeiro entender o conceito de reflexologia em um âmbito geral. A Reflexologia é uma terapia de saúde complementar não invasiva que pode ser eficaz na promoção de relaxamento profundo e bem-estar, reduzir o estresse na vida das pessoas e pode ser fundamental para otimizar a boa saúde.

É uma terapia de toque que se baseia na teoria de que diferentes pontos nos pés, pernas, mãos, rosto ou orelhas correspondem a diferentes áreas do corpo, e é papel dos reflexologistas trabalharem esses pontos e áreas.

A reflexologia pode ser usada com segurança ao lado da atenção médica padrão para promover uma melhor saúde para seus pacientes.

Medicina tradicional chinesa

A reflexologia se baseia na antiga crença chinesa e no “qi” (pronuncia-se "chee"), que traduzido significa "energia vital".

De acordo com a medicina tradicional chinesa, acredita-se que o “qi” flui através de cada pessoa. E que quando uma pessoa se sente nervosa, ansiosa ou estressada, que o seu corpo bloqueia o “qi”.

E que isso pode desencadear um desequilíbrio seguido de uma série de doenças.

Por conta disso, a reflexologia tem como objetivo manter o “qi” fluindo pelo corpo livremente, mantendo-o organismo equilibrado e livre de doenças.

A crença chinesa defende ainda que diferentes partes do corpo correspondem a diferentes pontos de pressão, de modo que ao pressionar algumas partes você consegue obter resultados em outras, reflexivamente.

Ao tratar diferentes enfermidades, os reflexologistas usam mapas desses pontos nos pés, mãos e ouvidos para determinar onde devem aplicar pressão.

Eles acreditam que seu toque envia energia através do corpo de uma pessoa até chegar à área que precisa de cura.

Este artigo pertence ao Curso de Reflexologia Podal