O teclado: Funções de Cada Tecla!
No Brasil, existem dois padrões de teclado, baseados na ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Atualmente, a regra de utilização do teclado brasileiro é o ABNT2. Entretanto, os dois utilizam o mesmo padrão QWERTY. O Teclado Português ABNT2 é mais semelhante ao da máquina de escrever por apresentar a tecla cedilha (ç).
Para facilitar o aprendizado, nesse módulo separamos as funções de cada tecla, para que você compreenda para que serve cada uma delas ao manusear esse hardware de entrada.
Acompanhe:
TECLAS DE DIGITAÇÃO: As teclas alfanuméricas são compostas pelas letras do alfabeto e números, distribuídos em quatro fileiras no teclado, de A a Z e de 0 a 9.
Além delas, o teclado conta com os símbolos e caracteres especiais, como a arroba (@), hashtag (#) ou cifrão ($), que são ativados quando apertados após o SHIFT.
TECLAS NUMÉRICAS: O teclado do computador tem uma parte numérica separada. Nessa parte, os números são distribuídos em quatro fileiras de teclas, à direita do teclado.
Essa parte separada é interessante para a digitação de números de forma rápida, em especial para digitação de números e operações matemáticas.
Para utilizar essa parte, é necessário que a tecla Num Lock esteja acionada. Digitadores mais experientes utilizam as teclas numéricas exclusivamente com a mão direita.
ESC: Cancela uma operação (cancelar uma exclusão, uma cópia, etc.).
F1 a F12: São teclas padronizadas utilizadas em funções operacionais, que podem ser utilizadas de acordo com o software utilizado. (Ex.: No Windows, a tecla F1 abre a janela de ajuda, no navegador o F3 faz a localização de palavras e o F4 atualiza a página).
TAB: Em um editor de textos, muda a posição do texto ou cursor. Em uma planilha, ele muda de célula.
CAPS LOCK: Trava/destrava as letras do teclado em somente MAIÚSCULA. Quando ligado, acende um led no teclado
SHIFT: Quando o CAPS LOCK está desligado, serve para inserir uma letra MAIÚSCULA. Serve também para inserir os símbolos grafados na parte de cima das teclas do teclado.
CTRL (Control): Tecla que, quando combinada com outra, serve para acionar atalhos de comandos dos softwares.
ALT: Tecla que, quando combinada uma letra, serve para acessar o menu do software. (Ex.: Alt + A).
PRINT SCREEN: Captura a tela que está sendo exibida no monitor.
SCROLL LOCK: Quando ligada, move a barra de rolagem lateral em vez do cursor. Quando está ativada, acende uma luz no teclado.
PAUSE: Pausa uma operação.
INSERT: Alterna o modo de inclusão de letras em um texto, podendo adicionar letras ou substituir as letras existentes.
DELETE: Apaga o conteúdo de um texto situado à direita do cursor. Apaga o conteúdo de uma célula.
HOME: Em um editor de textos, posiciona o cursor no começo de uma linha. Numa planilha, posiciona-se na primeira célula da linha.
END: Em um editor de textos, posiciona o cursor no final de uma linha. Numa planilha, posiciona-se na última célula da linha.
PAGE UP: Sobe a página que está sendo exibida na tela.
PAGE DOWN: Desce a página que está sendo exibida na tela.
NUM LOCK: Ativa/Desativa as teclas do teclado numérico, situadas na parte direita do teclado. Quando ligado, acende uma luz no teclado.
SETAS DIRECIONAIS: Controlam a posição do cursor na tela/célula. As setas direcionais podem estar localizadas em uma parte específica para elas na seção inferior do teclado, ou em conjunto com as teclas numéricas.
LUZES INDICADORAS: Luzes indicadoras tem como função indicar se algumas funções estão ou não ativadas, como o Caps Lock (colocando as palavras em maiúsculas), Num Lock (ativar o teclado numérico) e Scroll Lock (move a barra de rolagem lateral).
Este artigo pertence ao Curso de Digitação
Faça o Curso completo grátis!!