O VEÍCULO

Apesar de um grande fluxo de informações e conscientização, os acidentes de carro continuam a acontecer. E diante de várias causas de acidentes de carro, há um aspecto da segurança no trânsito que muitas vezes é negligenciado, e este é o quão seguro seu carro é. Para garantir que um veículo mal conservado não contribua para um acidente, reunimos algumas maneiras de manter seus carros em melhores condições.

Pneus

Os pneus devidamente conservados melhoram a quilometragem do gás, a capacidade de parada e o manuseio do veículo.

Verifique a pressão de ar nos pneus (incluindo o sobressalente) pelo menos uma vez por mês. Isso também lhe dará a chance de verificar se há rachaduras na parede lateral e a quantidade de banda de rodagem nos pneus. Um alinhamento periódico dos pneus garantirá até mesmo o desgaste e prolongará a vida útil dos pneus. Verifique o manual para obter informações específicas sobre pressão, rotação e alinhamento dos pneus.

Freios

Menos acidentes são completamente atribuídos à falha ou degradação dos freios do que os pneus, mas os freios desgastados ainda contribuem para milhares de acidentes a cada ano. Quando as pastilhas de freio se desgastam demais, elas podem danificar os rotores, levando a reparos caros e possível falha no freio. Inspecione as almofadas e rotores para usar anualmente.

Leve seu veículo para reparos se você começar a ouvir guinchos ou arranhões, seu veículo desvia para um lado ou o pedal do freio pulsa ao frear. Estes são sinais de freios desgastados e levarão à diminuição da capacidade de frenagem.

Janelas e luzes

A visibilidade clara é o que te dá o tempo extra necessário para reagir em uma emergência. Mantenha suas janelas (dentro e fora), espelhos e luzes livres de obstruções e o mais limpos possível. Tente andar em volta do seu carro uma vez por mês para verificar se todas as suas luzes ainda funcionam. Você também deve trocar suas lâminas de limpador a cada seis meses, mais cedo se elas começarem a estilhaçar. Se você está tendo problemas para ver a estrada à noite, há uma possibilidade de que seus faróis estejam fora de alinhamento. Felizmente, esta é geralmente uma correção barata e fácil.

Fluidos

Um vazamento de fluido pode fazer com que o volante ou os freios parem de funcionar ou até mesmo fazer com que todo o motor feche ou superaqueça de repente. Verifique os seguintes fluidos para manter um veículo funcionando sem problemas e evite uma falha mecânica inesperada enquanto estiver na estrada:

● Óleo do Motor – Verifique uma vez por mês – Ao contrário da crença popular, a maioria dos veículos modernos não requer uma troca de óleo a cada 5.000 km. Verifique o manual do proprietário para obter a frequência recomendada. Como o óleo lubrifica todas as partes móveis do motor, se não for alterado no intervalo recomendado, o motor pode aproveitar e causar danos catastróficos.

● Fluido de freio – Verifique durante a troca de óleo – Normalmente precisa ser trocado a cada dois anos. Se houver uma queda brusca nos níveis de fluido de freio de um vazamento, os freios não funcionarão mais. Se inalterado por um longo período, todo o sistema de frenagem pode ser danificado por ferrugem, superaquecimento ou corrosão.

● Fluido de direção hidráulica – Verifique uma vez por mês – Verifique o manual do carro, a maioria dos modelos não necessitam de fluido de direção elétrica, mas um vazamento pode fazer com que o volante pare de responder.

● Refrigerante – Verifique duas vezes por ano – Geralmente precisa ser alterado a cada dois ou três anos. O refrigerante evita que um carro superaqueça durante os meses mais quentes e congele durante os meses mais frios. Nunca verifique os níveis de quando o motor estiver quente.

● Fluido de Transmissão – Verifique uma vez por mês – O fluido de transmissão deve ser alterado de acordo com as diretrizes do fabricante. O fluido de transmissão só será baixo se houver um vazamento e deve ser levado a um mecânico imediatamente se baixo, a fim de evitar danos à transmissão.

Além de prevenir possíveis acidentes, a manutenção de rotina economiza milhares em reparos caros. Se você estiver envolvido em um acidente, sua companhia de seguros irá guiá-lo durante todo o processo de sinistro e levá-lo de volta à estrada o mais rápido possível.

Dica: lembre-se de sempre levar no porta-malas o estepe, ferramentas para emergências em geral e um galão caso necessite fazer o transporte de água ou combustível.

Este artigo pertence ao Curso de Direção Defensiva