Na aula passada, vimos o poder da formatação condicional, ou seja, alterar alguns atributos de estilo da célula de acordo com seu valor. Nesta aula, vamos trabalhar com filtragem e ordenação de dados, dois dos recursos fundamentais para qualquer usuário de Excel.
Abra a planilha deste curso e dê uma boa olhada nela. Apenas de olhar, podemos perceber que existem certos padrões nessa planilha, como um número limitado de cidades na coluna “City” e a repetição de números de banheiros na coluna “Bathroom”. Isso indica que podemos realizar buscas de acordo com nosso interesse, como veremos a seguir.
Antes de mais nada, precisamos habilitar os filtros nas colunas para poder afunilar nossa busca. Para fazer isso, use o atalho para selecionar todo o conteúdo da planilha CTRL+T. Lembre-se de clicar sobre uma célula pertencente à tabela e usar o atalho duas vezes, uma para selecionar os valores e outra para incluir os títulos. Mais uma vez, pedimos atenção na hora de usar esse atalho, pois ele tem certas limitações quando falamos de tabelas com elementos faltantes.
Com tudo selecionado, vá em Página Inicial > Edição e clique em Classificar e Filtrar. Clique na opção Filtro, como indicado na imagem a seguir:
Ao fazer isso, repare nos títulos das colunas.
Essas setinhas foram adicionadas para você selecionar, dentro dos elementos da coluna, somente alguns padrões de seu interesse. Vamos explorar a coluna “Rent”.
Vamos supor que você queira casas com aluguéis menores que R$ 10.000. Nesse menu, vá em Filtros de Número e clique em É Menor do que… e insira o valor “10000” na nova janela que surgiu.
Aperte OK e veja o resultado. Note que nenhum valor da coluna “Rent” é igual ou superior a R$ 10.000 justamente porque pedimos ao Excel para ocultar linhas com esses valores da planilha. Note, ainda, que o símbolo ao lado do nome da coluna sofreu uma pequena alteração.
Isso indica que essa coluna está sob efeito de um filtro. Agora, vamos supor que você deseje alugar uma casa na cidade de Kolkata. Vamos aplicar um filtro na coluna “City” para deixar visíveis somente casas nessa cidade. Como estamos lidando com um valor de natureza “Texto”, não podemos usar os recursos de “Número”. Nesse caso, podemos remover as demais opções de cidades e deixar somente a de interesse selecionada, como se segue:
Vamos afunilar ainda mais nossa busca. Na cidade de Kolkata, queremos apenas casas ou perto de Agarpara, ou perto de algum aeroporto. Portanto, temos que filtrar a coluna “Area Locality” para essas localidades.
Pronto, agora temos todas as casas com aluguéis abaixo de R$ 10.000, localizadas próximas aos aeroportos ou em Agarpara, na cidade de Kolkata. Mas… para onde foram todas as outras informações da planilha? Calma, você não apagou tudo, elas só estão ocultas na planilha. Para vê-las, basta remover os filtros. Para isso, você pode clicar em cada coluna e remover um filtro por vez, ou então clicar em uma célula da tabela, ir em Página Inicial > Edição > Classificar e Filtrar > Limpar.
Sobre a ordenação de valores, note que toda coluna, após a função Filtro estar habilitada, oferece ordem de classificação. A ordenação vale tanto para números quanto para textos. Vamos ordenar a coluna “Rent” do maior para o menor.
Bem simples, não é verdade? Isso conclui esta aula.
Parabéns pelo avanço!
Este artigo pertence ao Curso de Pacote Office Básico
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