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Organização do Espaço na Creche e Seleção dos Materiais

Assim que chega ao mundo a criança já necessita de espaços para se mover, se sentir segura e socializar. Tudo começa no útero, mas posteriormente, esses espaços podem ser públicos, privados, naturais ou institucionais. O importante é que ela sabia que existe um espaço para ela.

O profissional também deve saber disso. Auxiliares e professores precisam lembrar que o que o organismo traz e o que o meio oferece influenciam enormemente o desenvolvimento da criança.

A partir disso, a maneira na qual o espaço da creche é organizado ou como os materiais são selecionados, são escolhas educacionais reveladoras que modelam representações e compreensões do desenvolvimento da criança.

Por isso, a maneira que a estruturação do espaço, assim como a forma que os materiais estão dispostos para os pequenos não devem ser vistos como meros detalhes. Ambos os elementos estão totalmente imersos no contexto da aprendizagem e apoiam a criança durante o processo de identificação.

É claro que o espaço, os objetos e os materiais podem não passar do que expressam as suas definições no dicionário. No entanto, quando planejados, organizados e selecionados intencionalmente pelos educadores e utilizados com a orientação do auxiliar, eles passam a atuar como elementos ativos que agem sobre o pensamento e a atuação das crianças.

É assim que eles se tornam agentes de transformação.



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