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Organização do Espaço na Creche

A organização do espaço dentro da creche deixou de ser uma questão de decoração para ser considerada um fator decisivo no avanço da criança.

Afinal, está comprovado que a forma como esses ambientes são organizados é capaz de aumentar a capacidade da criança em termos de iniciativas, autonomia e relações interpessoais.

Na nova realidade o bom gosto decorativo é apenas um bônus quando o que importa na verdade é pensar estrategicamente sobre os espaços e como os materiais estão sendo selecionados e distribuídos neles. De certa forma, o espaço passa a atuar como sujeito provocador ou um estímulo para experiências de aprendizagem, assim como quem pensa na organização e quem trabalha respeitando a estratégia.

O ambiente organizado de forma pensada é um recurso educativo que tem a capacidade de se comunicar com a criança, de possibilitar conteúdos de ações lúdicas, promover interações e inúmeras descobertas.

O espaço deve ser planejado para satisfazer as demandas da criança, ou seja, todos os itens importantes devem estar acessíveis para ela. Isso vale para objetos pessoais, brinquedos e até alguns materiais da creche. É dessa forma que o desenvolvimento irá se dar para proporcionar autonomia e socialização entre os pares.

É importante também que o espaço esteja estruturado de forma desafiante para as crianças. Não no sentido de dificultar o acesso, mas sim no campo de estímulo cognitivo, motor e social. Em outras palavras, a organização do espaço deve incitar que a criança ande, suba, pule, desça, tente várias vezes e descubra ainda mais vezes.

Além disso, o espaço deve ser tratado como forma de impulso. Nele a criança vai aprender a ter mais controle sob o próprio corpo, terá seus sentidos estimulados e conhecerá mais sobre o mundo desde dentro das pequenas salas. Por exemplo, flores na sala estimulam as crianças pelo olfato e visão. Se existe um espaço para as próprias crianças plantarem essas flores, a experiência se torna ainda mais rica. A equipe apenas precisa se certificar que não há crianças com alergia às flores na sala.

Por fim, o ambiente pode ganhar uma conotação ainda mais significativa se construído considerando a identidade pessoal de cada criança. E se ela participa desse processo de construção, cresce nela o sentimento de pertencimento, a sensação de segurança, além da independência e autonomia. Todos os espaços construídos para os pequenos podem ser ainda mais efetivos.



Este artigo pertence ao Curso de Auxiliar de Creche

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