Entrar/Criar Conta
Organização do Espaço na Creche
A organização do espaço dentro da creche deixou de ser uma questão de decoração para ser considerada um fator decisivo no avanço da criança.
Afinal, está comprovado que a forma como esses ambientes são organizados é capaz de aumentar a capacidade da criança em termos de iniciativas, autonomia e relações interpessoais.
Na nova realidade o bom gosto decorativo é apenas um bônus quando o que importa na verdade é pensar estrategicamente sobre os espaços e como os materiais estão sendo selecionados e distribuídos neles. De certa forma, o espaço passa a atuar como sujeito provocador ou um estímulo para experiências de aprendizagem, assim como quem pensa na organização e quem trabalha respeitando a estratégia.
O ambiente organizado de forma pensada é um recurso educativo que tem a capacidade de se comunicar com a criança, de possibilitar conteúdos de ações lúdicas, promover interações e inúmeras descobertas.
O espaço deve ser planejado para satisfazer as demandas da criança, ou seja, todos os itens importantes devem estar acessíveis para ela. Isso vale para objetos pessoais, brinquedos e até alguns materiais da creche. É dessa forma que o desenvolvimento irá se dar para proporcionar autonomia e socialização entre os pares.
É importante também que o espaço esteja estruturado de forma desafiante para as crianças. Não no sentido de dificultar o acesso, mas sim no campo de estímulo cognitivo, motor e social. Em outras palavras, a organização do espaço deve incitar que a criança ande, suba, pule, desça, tente várias vezes e descubra ainda mais vezes.
Além disso, o espaço deve ser tratado como forma de impulso. Nele a criança vai aprender a ter mais controle sob o próprio corpo, terá seus sentidos estimulados e conhecerá mais sobre o mundo desde dentro das pequenas salas. Por exemplo, flores na sala estimulam as crianças pelo olfato e visão. Se existe um espaço para as próprias crianças plantarem essas flores, a experiência se torna ainda mais rica. A equipe apenas precisa se certificar que não há crianças com alergia às flores na sala.
Por fim, o ambiente pode ganhar uma conotação ainda mais significativa se construído considerando a identidade pessoal de cada criança. E se ela participa desse processo de construção, cresce nela o sentimento de pertencimento, a sensação de segurança, além da independência e autonomia. Todos os espaços construídos para os pequenos podem ser ainda mais efetivos.
Este artigo pertence ao Curso Auxiliar de Creche
Curso GRÁTIS sem mensalidade, sem taxa de matrícula.COMENTÁRIOS
5.0
12.743 AvaliaçõesO curso é muito bom, ele fala exatamente como acontece a prática diária na Educação Infantil (Creche).
Muito bom obrigada pela oportunidade
Este curso foi maravilhoso, eu gostei muito. Eu amo estudar.
Super recomendo
Muito bom
O curso é muito bom, ele fala exatamente como acontece a prática diária na Educação Infantil (Creche).
curso bem claro
Muito bom obrigada pela oportunidade
Muito bom, com informações úteis para quem quer ter um conhecimento básico sobre o assunto
Este curso foi maravilhoso, eu gostei muito. Eu amo estudar.
Foi de grande importancia. Curso com conteúdo rico em informações importantes.
Super recomendo
Curso apaixonante demais, nota 1.000,00 Parabéns ao Cursos Escola Educação pelos cursos incríveis!!!