Entrar/Criar Conta

ou


Não tem uma conta? CADASTRAR

Esqueci minha senha?

alunos online

(62) 99310-0225

Segunda à Sexta das 08hrs às 18hrs

Curso GRÁTIS sem mensalidades, com opção de certificado válido!
MATRICULAR GRÁTIS
COMENTÁRIOS

5.0

5 Avaliações
cleusa maria borges da rocha
★★★★★
cleusa maria borges da rocha

Trabalho na biblioteca da escola e adorei o curso, me ensinou a como ajudar os alunos a escolher um livro conforme sua idade.

Maria Lucila Furlan Gaiotti
★★★★★
Maria Lucila Furlan Gaiotti

Gostei do curso, parte teórica muito rica em detalhes mas faltou a parte prática da contação.

CLEUSA MARIA BORGES DA ROCHA
★★★★★
CLEUSA MARIA BORGES DA ROCHA

AMEI O CURSO

ROSÁLIA SOUZA DE OLIVEIRA
★★★★★
ROSÁLIA SOUZA DE OLIVEIRA

Estou amando fazer o curso. Já naveguei por todas as páginas e o material é de excelente qualidade. Pretendo maratonar e, com certeza, vou solicitar meu certificado ao final da avaliação. Como trabalho em uma biblioteca escolar, o curso vai enriquecer muito meu trabalho na hora da contação de histórias. Grata.

JOSEFA ADEILDA DE OLIVEIRA
★★★★★
JOSEFA ADEILDA DE OLIVEIRA

Gostei do jeito como foi abordado o curso. Parabéns!!!

ORIENTAÇÕES PARA LEITURA NA ESCOLA


A prática de leitura na escola é salutar, mas é preciso seguir alguns pontos para que os resultados sejam alcançados. O primeiro passo é, antes de narrar a história, abrir espaço para uma boa conversa. Se a história a ser lida envolve animais domésticos e o contador não bate papo com as crianças antes, corre o risco de ser interrompido por elas que, compreensivelmente, vão compartilhar suas experiências pessoais.


Por isso, é fundamental que o contador abram espaço para que as crianças falem antes da narração, momento que é possível conhecê-las melhor e os prepara para a aventura. A linguagem corporal do contador também tem grande relevância para o processo e é imprescindível haver a troca de olhares diretas com os ouvintes. Identificando alguém desatento, é bom separar algum tempo para contar a história diretamente para ele.


Entretanto, cuidado  para que ele não se torne o centro das atenções, respeitando o limite exato para responder perguntas. Afinal, intervenções em excesso podem comprometer o trabalho. Ademais, é importante mencionar pontos importantes ao contar uma história:


  • Conversa prévia

Receba as crianças individualmente, dando o máximo de atenção que puder a cada uma, sempre de forma afetiva. Converse com o grupo e estabeleça algumas regras para a contação. Lembre-se também de criar um certo suspense antes do início da história.


  • A preparação

Esteja com os materiais organizados, suficientes para a contação e para a atividade posterior (se houver). É muito importante ter segurança em relação ao que vai contar, o que começa com você mesmo gostar da história.


  • A duração da narrativa

Respeite o interesse da turma, a faixa etária e o ambiente (climatização).


  • Lidando com interrupções

Aproveite as interferências dos alunos para enriquecer a história, mas não deixe de combinar antecipadamente sobre o que podem ou não fazer durante a contação.


  • Conversa depois da história

É importante que o momento da contação tenha um final bem definido. Um bom recurso é concluir a história com uma rima ou aplauso diferente. Por exemplo: “Bata palmas quem gostou do era uma vez, quem não gostou que fique para outra vez!”.


  • O preparo geral

Para quem eu contarei? Onde eu contarei? Com que finalidade contarei? Como marcarei o clímax? Como prepararei o ambiente? Como trabalharei os elementos surpresa? Que gestos e roupas usarei? Como prepararei minha voz?


  • Contação

A história deve ser contada calmamente, porém com ritmo e entusiasmo, criando uma expectativa positiva com relação aos acontecimentos.


O contador de histórias deve ser habilidoso e entrar na história, levando consigo os seus ouvintes. Vale utilizar recursos variados, como música, sons, imagens e outros materiais alternativos para tornar a experiência ainda mais rica.

Este artigo pertence ao Curso Contação de Histórias

Curso GRÁTIS sem mensalidade, sem taxa de matrícula.
COMENTÁRIOS

5.0

12.743 Avaliações
cleusa maria borges da rocha
★★★★★
cleusa maria borges da rocha

Trabalho na biblioteca da escola e adorei o curso, me ensinou a como ajudar os alunos a escolher um livro conforme sua idade.

Maria Lucila Furlan Gaiotti
★★★★★
Maria Lucila Furlan Gaiotti

Gostei do curso, parte teórica muito rica em detalhes mas faltou a parte prática da contação.

CLEUSA MARIA BORGES DA ROCHA
★★★★★
CLEUSA MARIA BORGES DA ROCHA

AMEI O CURSO

ROSÁLIA SOUZA DE OLIVEIRA
★★★★★
ROSÁLIA SOUZA DE OLIVEIRA

Estou amando fazer o curso. Já naveguei por todas as páginas e o material é de excelente qualidade. Pretendo maratonar e, com certeza, vou solicitar meu certificado ao final da avaliação. Como trabalho em uma biblioteca escolar, o curso vai enriquecer muito meu trabalho na hora da contação de histórias. Grata.

JOSEFA ADEILDA DE OLIVEIRA
★★★★★
JOSEFA ADEILDA DE OLIVEIRA

Gostei do jeito como foi abordado o curso. Parabéns!!!

Cursos em Relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.