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ORIENTAÇÕES PARA LEITURA NA ESCOLA
A prática de leitura na escola é salutar, mas é preciso seguir alguns pontos para que os resultados sejam alcançados. O primeiro passo é, antes de narrar a história, abrir espaço para uma boa conversa. Se a história a ser lida envolve animais domésticos e o contador não bate papo com as crianças antes, corre o risco de ser interrompido por elas que, compreensivelmente, vão compartilhar suas experiências pessoais.
Por isso, é fundamental que o contador abram espaço para que as crianças falem antes da narração, momento que é possível conhecê-las melhor e os prepara para a aventura. A linguagem corporal do contador também tem grande relevância para o processo e é imprescindível haver a troca de olhares diretas com os ouvintes. Identificando alguém desatento, é bom separar algum tempo para contar a história diretamente para ele.
Entretanto, cuidado para que ele não se torne o centro das atenções, respeitando o limite exato para responder perguntas. Afinal, intervenções em excesso podem comprometer o trabalho. Ademais, é importante mencionar pontos importantes ao contar uma história:
Conversa prévia
Receba as crianças individualmente, dando o máximo de atenção que puder a cada uma, sempre de forma afetiva. Converse com o grupo e estabeleça algumas regras para a contação. Lembre-se também de criar um certo suspense antes do início da história.
A preparação
Esteja com os materiais organizados, suficientes para a contação e para a atividade posterior (se houver). É muito importante ter segurança em relação ao que vai contar, o que começa com você mesmo gostar da história.
A duração da narrativa
Respeite o interesse da turma, a faixa etária e o ambiente (climatização).
Lidando com interrupções
Aproveite as interferências dos alunos para enriquecer a história, mas não deixe de combinar antecipadamente sobre o que podem ou não fazer durante a contação.
Conversa depois da história
É importante que o momento da contação tenha um final bem definido. Um bom recurso é concluir a história com uma rima ou aplauso diferente. Por exemplo: “Bata palmas quem gostou do era uma vez, quem não gostou que fique para outra vez!”.
O preparo geral
Para quem eu contarei? Onde eu contarei? Com que finalidade contarei? Como marcarei o clímax? Como prepararei o ambiente? Como trabalharei os elementos surpresa? Que gestos e roupas usarei? Como prepararei minha voz?
Contação
A história deve ser contada calmamente, porém com ritmo e entusiasmo, criando uma expectativa positiva com relação aos acontecimentos.
O contador de histórias deve ser habilidoso e entrar na história, levando consigo os seus ouvintes. Vale utilizar recursos variados, como música, sons, imagens e outros materiais alternativos para tornar a experiência ainda mais rica.
Este artigo pertence ao Curso Contação de Histórias
Curso GRÁTIS sem mensalidade, sem taxa de matrícula.COMENTÁRIOS
5.0
12.743 AvaliaçõesGostei do curso, parte teórica muito rica em detalhes mas faltou a parte prática da contação.
Estou amando fazer o curso. Já naveguei por todas as páginas e o material é de excelente qualidade. Pretendo maratonar e, com certeza, vou solicitar meu certificado ao final da avaliação. Como trabalho em uma biblioteca escolar, o curso vai enriquecer muito meu trabalho na hora da contação de histórias. Grata.
Trabalho na biblioteca da escola e adorei o curso, me ensinou a como ajudar os alunos a escolher um livro conforme sua idade.
Gostei do curso, parte teórica muito rica em detalhes mas faltou a parte prática da contação.
AMEI O CURSO
Estou amando fazer o curso. Já naveguei por todas as páginas e o material é de excelente qualidade. Pretendo maratonar e, com certeza, vou solicitar meu certificado ao final da avaliação. Como trabalho em uma biblioteca escolar, o curso vai enriquecer muito meu trabalho na hora da contação de histórias. Grata.
Gostei do jeito como foi abordado o curso. Parabéns!!!