Na movimentação de produtos, os intermediários possuem um importante papel no mercado.
É através do intermediários que é possível racionalizar as operações e diminuir os custos para os fabricantes.
Pense bem como seria custoso para a fabricante realizar sozinho todas as atividades referentes à movimentação dos produtos, desde a produção até a entrega nas mãos dos consumidores.
Nesse fluxo, seria necessário que o fabricante se preocupasse com atividades como transporte, armazenamento, controle de estoques, ponto de vendas, marketing, vendas etc.
Com um empenho gigantesco como esse, que necessita de altos investimentos, provavelmente o preço final dos produtos sofreria um acréscimo, visto que à inexperiência do fabricante nas diversas logística.
Para que não ocorra o acréscimo, seria necessário que a empresa se tornasse especialista em todas as áreas logísticas.
Automaticamente, a organização foge da sua atividade principal que é a produção excelente de seus produtos.
Entretanto, a partir do momento em que um fabricante faz a opção de ter o auxílio de intermediários na distribuição de seus produtos, tudo pode ser facilitado!
Afinal, o fabricante passa a dividir com estes a responsabilidade pela movimentação perfeita destes produtos.
Dessa forma é gerada uma economia de escala, tendo em vista que a especialização dos intermediários em suas funções diminui os custos dos serviços prestados por eles.
As principais funções de um intermediário
O canal de distribuição é um fluxo de funciona com vários intermediários que se responsabilizam por diversas atividades logísticas.
Mesmo que ocorra a diversificação destas atividades, todos os intermediários compartilham da responsabilidade pelos produtos que são movimentados no canal.
Por isso, é fundamental cuidar do com o nome da empresa para a qual estão trabalhando.
Os atuais consumidores estão bastante atentos e caso se depare com algum movimento errado em qualquer fase da cadeia, problemas na imagem da empresa podem ocorrer.
Então, por exemplo, se em uma estrada o caminhão de uma determinada empresa é guiado em alta velocidade, o consumidor jamais irá comentar que o motorista dirige mal.
A verdade é que, na maioria das vezes, a irresponsabilidade é atrelada ao nome da marca.“O motorista de X empresa dirige de forma irresponsável”.
Bem, vejamos a seguir as principais funções de um intermediário e suas contribuições para distribuição de produtos ideal.
Antes do processo de aquisição dos produtos, existem os intermediários que estudam o mercado e levantam os itens mais procurados pelos clientes.
Esses produtos são selecionados de acordo com o perfil do público e a prioridade é que haja sortimento desses itens.
É imprescindível que haja essa análise antes da compra para oferecer aos clientes exatamente o que eles buscam.
Compras
O consumidor atual prioriza comprar nas mãos de quem oferece uma grande variedade de produtos, para que os mesmos possam escolher de acordo com a preferência.
A atividade de compras também é função dos intermediários, que procuram negociar com o maior número de fornecedores para contar com a maior variedade possível.
Vendas
Empresas intermediárias são responsáveis pelas vendas dos produtos e devem se preocupar com a divulgação e promoção dos itens junto aos clientes.
É função dos intermediários investir no marketing para seduzir os clientes e convencê-los a comprar.
Para que a oferta seja realmente convincente, é fundamental que o intermediário tenha um conhecimento detalhado dos produtos.
Além disso, é função dos intermediários se preocupar com as particularidades e necessidades dos pontos de vendas, como limpeza, organização dos produtos nos expositores e decoração das lojas, por exemplo.
Os produtos precisam se manter protegidos e em ótimo estado de conservação até que chegue às mãos dos clientes.
Para isso, intermediários responsáveis pelo armazenamento devem trabalhar com toda dedicação para preservar os produtos em todas as suas características, sempre respeitando os prazos de validade.
A função de armazenamento requer bastante cautela e varia de acordo com o tipo de produto que está sendo movimentado.
Então, por exemplo, os cuidados de um armazenamento de produtos derivados do leite refrigerados é diferente dos cuidados de um armazenamento de itens plásticos.
Quanto mais perecível é um produto, mais atenção é requerida em sua armazenagem.
O armazenamento é uma atividade de custo relativamente alto dentro do orçamento logístico e pode aumentar a depender da periculosidade ou o quão perecível é o produto.
Então, utilizando o exemplo anterior, produtos derivados do leite refrigerados precisam de caminhões refrigerados, refrigeradores nos depósitos, ambiente
com temperatura, luminosidade e ventilação ideal, inspeções constantes e muitos outros cuidados.
Esses fatores podem encarecer, e muito, a logística de armazenamento.
Os intermediários têm como função realizar periodicamente a verificação dos níveis de qualidade dos produtos.
Então, por exemplo, verificação dos prazos de validade, verificação das partes que compõem os produtos e testagens para aferir a capacidade de resistência dos produtos são atividades dos intermediários.
Transporte
A movimentação física dos produtos desde a fábrica até o momento de entrega dos mesmos aos consumidores é uma das principais atividades das empresas intermediárias.
Para suprir a necessidade dos consumidores, existe um grande esforço por parte das empresas no investimento de transporte mais modernos, rápidos e eficientes.
Por isso, intermediários são braços direitos das empresas para transportar os produtos de forma mais ágil, oferecendo serviços ágeis.
Distribuição
Outra atividade super importante realizada pelos intermediários é a distribuição eficiente dos produtos no mercado.
Essa atividade geralmente é atribuída para os atacadistas, que tem como função principal comprar em grandes quantidades de produtos e dividi-los entre os varejistas.
A distribuição entre os varejistas precisam ocorrer de forma equilibrada, para que sejam evitados excessos ou escassez dos produtos no mercado.
Nessa realidade, o intermediário precisa conhecer a média de aquisição de cada produto que está distribuindo.
Funções secundárias dos Intermediários
As atividades logísticas que podem ser atribuídas para os intermediários do canal de distribuição dos produtos são inúmeras e o fabricante só tem a ganhar com a participação dessas empresas no ciclo de vendas do produto.
Além das funções que destrinchamos nos tópicos acima, surgiram mais 3 novas atividades que podem fazer parte da lista de responsabilidades dos intermediários.
- Informações de Marketing – Os intermediários podem repassar informações sobre o comportamento de mercado para os fabricantes, mudanças de hábitos dos clientes e a tendências de vendas.
- Vendas Financiadas – Para aumentar o volume de venda de seus produtos, alguns intermediários oferecem aos seus clientes a possibilidade de financiar suas compras. Os financiamentos podem ocorrer de forma interna ou com o intermédio de empresas especializadas e instituições bancárias.
- Absorção de riscos – Intermediários que se inserem no canal de distribuição de produtos se tornam co-responsável pelo mesmo. Então, os riscos atrelados a venda dos produtos são divididos por todos os intermediários do canal. Geralmente, os riscos mais comuns são os relacionados à manutenção dos produtos no estoque, ao tempo de obsolescência dos produtos e financiamento oferecido aos consumidores.