Patologias Comuns na Infância
Ao lidar com crianças, enquanto cuidador, você deve entender que cada criança é um mundo e muitas delas têm as suas particularidades. Entre elas, é possível que você cuide de pequenos que possuam certas patologias de caráter definitivo, e é importante que as listemos para que você esteja preparado para os diferentes cenários que possa encontrar.
Distúrbios Genéticos
Em muitos casos, os pais transmitem tais desordens para as crianças através de seus genes. Por outro lado, mutações genéticas podem ocorrer durante o desenvolvimento fetal. Eles também podem afetar o desenvolvimento do cérebro e do sistema nervoso.
Neurotoxinas
Neurotoxinas são substâncias nocivas que afetam o desenvolvimento cerebral fetal durante a gravidez. Essas toxinas incluem álcool, chumbo, mercúrio e certos aditivos alimentares. Enquanto isso, eles são passados para o feto através da placenta. Como resultado, os recém-nascidos têm problemas intelectuais ou comportamentais.
Hipóxia
Esta é uma condição que causa danos ao cérebro devido à baixa oferta de oxigênio. Pode ocorrer durante o desenvolvimento fetal na gravidez. Além disso, as complicações no parto também podem levar a esse transtorno. Como resultado, a criança afetada pode apresentar problemas intelectuais. Também sofrem de outras doenças neurológicas comuns, por exemplo, epilepsia.
Infecções pós-natais
Alguns distúrbios neurológicos em crianças se desenvolvem devido a infecções pós-natais. As infecções mais comuns são encefalite e meningite – infecção patogênica. Aqui, encefalite é a inflamação do cérebro enquanto meningite é uma infecção patogênica.
Como resultado, as crianças afetadas sofrem de vários sintomas. Eles incluem problemas de memória, deficiências de fala, problemas comportamentais e outras questões associadas.
TDAH
O transtorno do déficit de atenção com hiperatividade é uma desordem comportamental muito comum. Começa na infância e pode ser levado para a idade adulta. Precisamente, os médicos também chamam de transtorno de hiperatividade.
Isso porque as crianças com essa condição apresentam um comportamento inquieto ou hiperativo. A causa comum desta condição é hereditária. Também pode ser devido a outros fatores que prejudicam o desenvolvimento cerebral.
Incluem neurotoxinas, exposição a pesticidas, exposição à fumaça do tabaco e lesões cerebrais. Abaixo estão os sintomas mais comuns que as crianças que sofrem de TDAH exibem.
- Comportamento inquieto
- Ser excessivamente falante
- Incapacidade de se concentrar por muito tempo em uma tarefa
- Sendo geralmente desatento
Epilepsia
Esta condição envolve convulsões. Afeta diferentes aspectos da vida de uma criança, incluindo comportamento social e capacidades de aprendizagem. No entanto, os pesquisadores médicos observaram que 70% das crianças com epilepsia se recuperam da condição à medida que envelhecem.
Além das convulsões, os sintomas mais comuns da condição são descritos abaixo.
- Mostrando falta de resposta súbita por alguns segundos
- Estar alerta imediatamente após uma convulsão
- Não me lembro de um episódio de convulsão
- Ter um a várias convulsões em um único dia
Paralisia cerebral
A indicação mais comum de paralisia cerebral é um desenvolvimento atrasado. É quando as crianças são incapazes de se sentar, engatinhar e andar. Além disso, eles são incapazes de cruzar outros marcos de desenvolvimento na idade certa. Outros sintomas da doença estão aqui:
- Espasmos musculares
- Reflexos ruins
- Dificuldade em engolir
- Não andar até a idade de um ano a dezoito meses
- Incapaz de formar sentenças até os dois anos de idade
O que é uma desordem de desenvolvimento?
É um conjunto de condições psiquiátricas que ocorrem devido a prejuízos cerebrais ou danos. Pode levar a vários efeitos de distúrbios neurológicos em crianças. Estes incluem distúrbios da linguagem, aprendizado e movimento muscular.
Qual é a deficiência de desenvolvimento mais comum?
O retardo mental tem sido observado como o transtorno de desenvolvimento mais comumente ocorrido. Afeta as habilidades intelectuais e cotidianas das crianças. Quais são alguns dos sintomas do atraso no desenvolvimento? Você pode identificar o atraso no desenvolvimento pelos seguintes sintomas:
- Não respondendo aos sons
- Ser incapaz de apoiar a cabeça até os três meses de idade
- Rigidez muscular geral
- Dificuldade em trazer objetos para a boca
- Nada de rolar até os quatro a sete meses de idade
- Nada de rastejar até os oito a doze meses de idade
Este artigo pertence ao Curso de Cuidador Infantil
Faça o Curso completo grátis!!