Entrar/Criar Conta
PERFECT TENSES
Os perfect tenses são usados para representar ações passadas em um momento cujo período exato não é conhecido ou relevante. Também é utilizado quando queremos fazer uma “varredura” do passado até o presente.
Essa é sua principal diferença do simple past, à medida em que esse tempo verbal pede a indicação exata de determinado momento já passado.
Present Perfect
O present perfect é uma das formas mais comuns dos perfect tenses e é utilizado para indicar um vínculo existente entre o presente e o passado. O tempo em que a ação ocorre é anterior ao presente momento, mas não é especificado, até porque estamos mais interessados no resultado do que na própria ação.
Sua estrutura é composta pela forma apropriada do verbo auxiliar have no presente e o verbo principal no past participle. Sendo assim, a estrutura nos diferentes modos do present perfect são:
Afirmativa: sujeito + to have + past participle + complemento
Exemplo: I have visited my friends
Negativa: sujeito + to have not + past participle + complemento
Exemplo: I have not visited my friends / I haven’t visited my friends.
Interrogativa: to have + sujeito + past participle + complemento
Exemplo: Have I visited my friends?
Interrogativa negativa: to have not + sujeito + past participle + complemento
Exemplo: Haven’t I visited my friends?
O present perfect é usado nas seguintes situações:
ação ou situação iniciada no passado e que permanece no presente. Exemplo: I have lived in New York since 2004 (ainda moro em NY)
ação realizada durante um período que ainda não tenha sido finalizada. Exemplo: She has been to that restaurant twice this week. (a semana ainda não acabou.)
ação repetida em um período não especificado entre o passado e o presente. Exemplo: We have visited Costa Rica several times.
ação concluída no passado recente, indicada pelo termo 'just'. Exemplo: I have just finished my doctoral thesis .
ação cujo período de ocorrência não seja importante. Exemplo: He has read 'Cem anos de solidão” and is fascinated. (o resultado da leitura é importante.)
Present Perfect Continuous
O "present perfect continuous" é usado para falar de algo que começou no passado e continua no presente. Sua diferença para o present perfect é que, enquanto o primeiro enfatiza a ação em si e que, possivelmente, já tenha sido concluída, o present perfect continuous enfatiza como o sujeito tem passado o tempo, não referindo-se ao fato de ação ter sido concluída ou não.
O "present perfect continuous" é composto pelo "present perfect" do verbo 'to be' (have/has been) e o "present participle" do verbo principal (radical + "ing"). A formação obedece a seguinte estrutura:
Afirmativa: sujeito + has/have been + radical + ing + complemento
Exemplo: I have been visiting my friends
Negativa: sujeito + has/have been not + radical + ing + complemento
Exemplo: I have not been visiting my friends/I haven’t been visiting my friends
Interrogativa: has/have been + sujeito + radical + ing + complemento
Exemplo: Have I been visiting my friends?
Interrogativa negativa: has/have been not + sujeito + radical + ing + complemento
Exemplo: Haven’t I been visiting my friends?
O present perfect continuous se refere a um período de tempo não específico situado entre o passado e o presente. O falante se refere a algo que se iniciou, mas que talvez não tenha sido concluído naquele período de tempo. É importante frisar que seu interesse está no processo quanto no resultado, e esse processo ainda poderá estar ocorrendo ou ter acabado de se encerrar.
O tempo verbal é usado então nas seguintes situações:
ações iniciadas no passado e continuam ocorrendo no presente. Exemplo: Annie has been waiting for her friend all day (ainda está esperando)
ações que acabaram de ser concluídas, mas o interesse está nos resultados. Exemplo: Someone has been eating the cheese I bought (e o queijo está acabando)
Past Perfect
O "past perfect” expressa um momento anterior ao passado recente. Ele é utilizado quando se deseja deixar claro que um evento ocorreu antes de outro no passado. Não importa qual dos eventos é mencionado primeiro, pois o tempo verbal deixa claro qual dos dois aconteceu antes. Comumente, as palavras usadas para acompanhar este tempo verbal são just, already, yet, ever e never.
A estrutura do past perfect é composta pelo passado do verbo to have (had) + o "past participle" do verbo principal.
Afirmativa: sujeito + had + past participle
Exemplo: I had visited my friends
Negativa: sujeito + had not + past participle
Exemplo: I had not visited my friends
Interrogativa: had + sujeito + past participle
Exemplo: Had I visited my friends?
Interrogativa negativa: had not + sujeito + past participle
Exemplo: Hadn’t I visited my friends?
Uso do just:
O “just” é utilizado com o "past perfect" para indicar um evento ocorrido muito pouco tempo antes de outro evento situado no passado. Exemplo: I had just finished my test.
Future Perfect
Por fim, o "future perfect" indica uma ação que será concluída no futuro e, ao usá-lo, nos projetamos ao futuro observando uma ação que será finalizada em algum momento posterior ao presente. Em geral, ele é mais utilizado junto a expressões temporais.
A composição de estrutura do future perfect é o "simple future" do verbo "to have" (will have) + o "past participle" do verbo principal.
Afirmativa: sujeito + will have + past participle
Exemplo: I will have visited my friends
Negativa: sujeito + will have not + past participle
Exemplo: I will have not visited my friends
Interrogativa: will + sujeito + have + past participle
Exemplo: Will I have visited my friends?
Interrogativa negativa: won’t + sujeito + have + past participle
Exemplo: Won’t I have visited my friends?
Este artigo pertence ao Curso Inglês Avançado
Curso GRÁTIS sem mensalidade, sem taxa de matrícula.COMENTÁRIOS
5.0
12.743 AvaliaçõesWow...amei! ????
Maravilhoso este curso!!
Muito bom
Amooooo, muito bom , conteúdos super tops
Wow...amei! ????
Quero aprender E interagir com o mundo
Maravilhoso este curso!!
TOP
Muito bom
Estou muito satisfeito com o curso de inglês que fiz. O conteúdo é bem estruturado, abrangendo todas as áreas essenciais para o aprendizado do idioma, como gramática e vocabulário. Recomendo esse curso para todos que desejam aprender ou aperfeiçoar o idioma. Uma experiência enriquecedora.