Entrar/Criar Conta
PERIFÉRICOS
Os computadores apresentam diferentes tipos de dispositivos que podem ser conectados aos componentes básicos, como monitor, gabinete e teclado. A esses dispositivos damos o nome de periféricos, qualquer material eletrônico susceptível de ser conectado a um computador através de uma de suas interfaces de entrada/saída ou um conector.
Dessa forma, podemos considerar os periféricos como componentes externos do computador. Os periféricos são distintos entre as seguintes categorias:
Periféricos de visualização: dispositivos de saída que oferece ao usuário uma representação visual, como o monitor ou a tela.
Periféricos de armazenamento: são periféricos de entrada/saída, que podem armazenar as informações de forma permanente (disco rígido, CD, CD de áudio e CD-ROM e DVD, DVD áudio e DVD-ROM etc.).
Periféricos de captura: permitem que o computador receba informações específicas, tais como capturas de vídeo ou imagens digitalizadas.
Periféricos de entrada: periféricos que só podem enviar informações para o computador, como os dispositivos indicadores (mouse e teclado, por exemplo).
Os periféricos de entrada e saída são os únicos que podem enviar e transmitir informações entre computadores ou dispositivos. Entre eles estão mouse, teclado, caneta ótica, scanner e impressora, joystick, microfone e fone de ouvido, plotadora (impressora capaz de imprimir gráficos em grandes dimensões com alta qualidade e precisão), microfilme, caixa de som etc.
Monitor: dispositivo de saída do computador que serve de interface visual para o usuário, na medida em que permite a visualização dos dados e sua interação com eles. São classificados de acordo com a tecnologia de amostragem de vídeo utilizada na formação da imagem. São eles o CRT (o monitor "tradicional", no qual a tela é atingida por um feixe de elétrons que atuam no material fosforescente que a reveste, formando as imagens) e o LCD (um tipo mais moderno de monitor com tela composta composta por cristais polarizados para gerar as cores). A superfície do monitor sobre a qual se projeta a imagem chamamos tela.
Teclado: periférico para a entrada manual no sistema de dados e comandos. Possui teclas representando letras, números, símbolos e outras funções, baseado no modelo de teclado das antigas máquinas de escrever. São projetados para a escrita de textos, controle das funções de um computador e seu sistema operacional.
As teclas são ligadas a um chip dentro do teclado que identifica a pressionada e manda as informações para o PC. O meio de transporte dessas informações entre o teclado e o computador pode ser sem fio (ou Wireless) ou a cabo (PS/2 e USB). Os arranjos mais comuns em países Ocidentais estão baseados no plano QWERTY (incluindo variantes próximo-relacionadas, como o plano de AZERTY francês).
As principais teclas do teclado são:
END: o inverso de HOME.
PAGE UP: desloca o cursor uma tela acima.
PAGE DOWN: desloca o cursor uma tela a baixo.
SETAS: desloca o cursor no sentido indicado.
DEL/DELETE: possui a função de apagar os dados selecionados no computador
SHIFT: possui função de fixar os caracteres em letra maiúscula, e obter alguns caracteres posicionados na parte superior das teclas
INS/INSERT: sua função é ativar o modo de inserção de texto e, quando este já estiver ativado, desativá-lo. Assim qualquer caractere digitado é inserido onde estiver o ponto de inserção dentro do texto.
CRTL: esta tecla gera comandos especiais quando utilizada em conjunto com outra tecla. Esses comandos dependem do comando em uso.
AL: permite o uso extra de algumas teclas. É inativa.
ENTER - as teclas ENTER e RETURN possuem funções idênticas, confirmando a entrada de dados no computador.
BACKSPACE: retrocede o cursor, apagando o caractere imediatamente à esquerda do mesmo.
HOME: refere-se a um deslocamento do cursor, levando-o ao início de algo.
CAPS LOCK: quando ativado, qualquer caractere será interpretado como maiúsculo, valido somente para teclas alfabéticas. Pressionando a tecla novamente o comando será desativado.
ESC: geralmente usada para abandonar um programa ou um procedimento, causado por acidente.
TAB: usado em programas editores de texto com a função de avançar a tabulação do texto.
Mouse: periférico de entrada que se juntou ao teclado para auxiliar no processo de entrada de dados, especialmente em programas com interface gráfica. Tem como função movimentar o cursor pela tela do computador. O formato mais comum do cursor é uma seta, contudo, existem opções no sistema operacional e softwares que permitem personalizarmos o cursor do mouse.
Normalmente, disponibiliza quatro tipos de operações: movimento, clique, duplo clique e “arrastar e largar”. Existem modelos com um, dois, três ou mais botões cuja funcionalidade depende do ambiente de trabalho e do programa que está a ser utilizado. Em todos estes modelos o botão esquerdo é o mais utilizado.
O mouse é normalmente ligado ao computador através de portas: serial, PS2 ou, mais recentemente, USB. Também existem conexões sem fio, as mais antigas em infravermelho, as atuais em Bluetooth.
Scanner: dispositivo que permite copiar e salvar o conteúdo de uma folha ou documento no computador sob a forma de imagem digital. Em impressoras multifuncionais, o scanner e a impressoras podem ser instalados em um único equipamento.
Impressoras: são dispositivos para impressão de arquivos criados no computador.
Microfones: dispositivos de áudio que podem ser conectados ao computador para gravação de sons ou comunicação pela internet. Em notebooks, o microfone já vem incorporado.
Caixas de som: dispositivos de saída de áudio que transmitem a informação para o usuário, sendo ela música ou vídeo reproduzido. Podem ser conectadas às entradas de áudio ou USB, dependendo do modelo.
Webcam: dispositivo de entrada para gravação de vídeos ou fotos, além de transmissão em tempo real pela internet e chamadas de vídeo.
Este artigo pertence ao Curso Técnico em Informática
Curso GRÁTIS sem mensalidade, sem taxa de matrícula.COMENTÁRIOS
5.0
12.743 AvaliaçõesO curso tem uma abordagem boa do inicio ao fim mas poderia melhorar ensinando fazer calculos com as tabelas e laudos,iria dar mais fundamento ao aprendizado.
Ótimo
Esse curso foi muito útil para mim, espero que muitos façam o mesmo para enriquecimento do seu conhecimento e currículo.
CURSO RÁPIDO PORÉM, MUITO BOM,... COM CERTEZA ACRESCENTA MUITO NOS CONHECIMENTOS AFINS A QUE SE PROPÔE. NOTA 10 de 10. ==> Agradeço por terem me proporcionado mais este conhecimento.
Amei as matérias e ainda continuo estudando!
Boa dia, Sr. Formaor espero que estejas de boa saúde. Eu sou o Monteiro gostei tanto do curso e espero boas aulas pra mim.
O curso tem uma abordagem boa do inicio ao fim mas poderia melhorar ensinando fazer calculos com as tabelas e laudos,iria dar mais fundamento ao aprendizado.
Muito bom interativo. Estou gostando!
Ótimo
Muito bom
Esse curso foi muito útil para mim, espero que muitos façam o mesmo para enriquecimento do seu conhecimento e currículo.
Muito bom
CURSO RÁPIDO PORÉM, MUITO BOM,... COM CERTEZA ACRESCENTA MUITO NOS CONHECIMENTOS AFINS A QUE SE PROPÔE. NOTA 10 de 10. ==> Agradeço por terem me proporcionado mais este conhecimento.
Obrigada pelo aprendizado!
Amei as matérias e ainda continuo estudando!