Perspectiva de Carreira
Estabelecer um relacionamento é fundamental para alcançar relacionamentos pessoais e negócios bem-sucedidos. Embora todos devam usar competentemente as ferramentas de tecnologia da informação de hoje, muitos de nós estamos ignorando a importância e eficácia comprovadas das habilidades de comunicação interpessoal. É por isso que montamos uma lista com algumas dicas de comunicação:
1. Tente ser mais específico no que você diz. Fale por si mesma; não use generalizações vagas sobre as pessoas. Isso seria especialmente importante se você estiver falando com alguém que precisa de detalhes.
2. Preste atenção ao que está acontecendo no momento presente. Essa é boa. Quantas vezes você está prestando atenção em outras coisas ou deixando os pensamentos atrapalharem sua forma de se concentrar no imediato? Nesta era de constante distração, é preciso esforço concentrado para estar no momento. Mas esta será uma das melhores técnicas que você pode implementar.
3. Para ser eficaz, primeiro seja levada a sério. É muito difícil para alguém ouvir nossa crítica sobre eles ou algo que tenha feito se não confiar em nós, nos respeitar ou nos ver como uma fonte confiável. Primeiro, trabalhe nessas três coisas (confiança, respeito, ser confiável) e então será mais fácil dar feedback.
4. As pessoas geralmente querem apoio, aprovação e acordo. Seja o mais generoso possível com isso.
5. Tome tempo e esforço para saber o que você quer comunicar. Certifique-se de não apenas dizer o que está em sua mente, pois você pode machucar alguém ou criar uma barreira. Quando estamos nos comunicando com os outros, queremos ser ouvidos. Queremos que as pessoas estejam abertas ao que temos a dizer ou que elas tomem medidas. Isso se aplica especialmente em um e-mail. Tome seu tempo para criar uma mensagem.
6. Dê ao seu parceiro de trabalho tempo e espaço para se comunicar. Não interrompa ou complete suas frases. Quantas vezes você pula antes que alguém termine seu pensamento? Ou acha que sabe exatamente o que eles vão dizer a seguir? Todos fazemos isso por hábito. No entanto, você vai obter mais de uma conversa se você deixar a outra pessoa dizer o que precisa dizer.
7. Encare o fato de que a mensagem que você acha que está recebendo nem sempre é a mensagem enviada. É bom esclarecer o que acha que ouviu. Isso pode salvá-lo de retrabalho, erros ou se mover na direção errada em uma tarefa ou atribuição.
8. Pergunte a si mesmo se seu objetivo é se comunicar ou ganhar. Isto é especialmente importante durante a resolução de conflitos. Quando temos opiniões ou opiniões conflitantes, geralmente nosso objetivo é "alguém tem que ganhar e alguém tem que perder. Eu quero ganhar. portanto, você tem que perder.” Isso não resolve nada. Muitas vezes, quando nos concentramos em garantir que a outra pessoa entenda nossa mensagem ou ponto de vista, nós ganhamos.
9. Cuidado com a raiva e o ressentimento como barreiras. Você guarda rancor? Alguém no trabalho disse algo que te chateou? Ou talvez tenham ignorado você e isso te incomodou. Raiva escondida ou ressentimento criarão barreiras. Use habilidades de comunicação assertivas para gerenciar essas situações.
Boa sorte! Use essas estratégias para melhorar relacionamentos, fazer trabalho, persuadir os outros, negociar, criar situações de ganha-ganha e ser visto como um profissional administrativo de classe mundial.
Outros pontos importantes
Começamos com uma visão geral dos blocos de construção da comunicação, fornecendo uma base para entender como cada habilidade funciona em conjunto para permitir que os indivíduos funcionem dia após dia. Mas agora, habilidades de conversação, como escuta ativa, empatia e comunicação não verbal serão exploradas em profundidade; exame e estratégias úteis para dominar a conversa fiada; uma compreensão dos componentes que contribuem para o sucesso do uso da narrativa e do humor; e a habilidade de improvisação e como ela pode ser usada para manter a conversa funcionando quando você se sente sem palavras.
Outros tópicos também serão examinados, incluindo: dicas úteis para aprender o equilíbrio certo das habilidades de comunicação para usar na fala como um líder; as habilidades necessárias para iniciar o fluxo de conversação com qualquer pessoa em qualquer ambiente; e adquirir estratégias que possam ajudar qualquer pessoa a gerenciar a ansiedade que possa surgir em um ambiente social.
Ao final deste curso, você poderá incorporar muitos componentes que compõem uma conversa magistral. Dominar essas habilidades de conversação também aumentará sua confiança e autoconsciência, o que pode levar a oportunidades positivas em sua vida pessoal e empresarial.
É um importante ponto de partida para definir amplamente a comunicação como uma função na qual as pessoas transmitem pensamentos, emoções ou significado para os outros. A comunicação é fundamental na forma como os seres humanos se relacionam socialmente com os outros, bem como vitais na criação e manutenção de estruturas sociais e culturais. É um fenômeno complexo que inclui múltiplas habilidades, que trabalham juntas para permitir que as pessoas transmitam e interpretem informações e mensagens para outros. É importante notar que cada uma das seguintes habilidades de comunicação não é usada isoladamente, mas é como um instrumento em uma orquestra maior. Cada habilidade muitas vezes envolve o uso de outras habilidades.
Escuta ativa
A escuta ativa pode ser negligenciada quando se considera habilidades de comunicação, uma vez que a comunicação é muitas vezes mais alinhada com o fornecimento de informações ou o transporte de mensagens para outras pessoas. No entanto, a comunicação é uma prática bidirecional, sendo a escuta vital para a compreensão. A escuta ativa é diferente da simples escuta passiva, pois é definida pelo foco da atenção nas informações que a outra pessoa está produzindo. O objetivo da escuta ativa é que todas as informações transmitidas sejam absorvidas pelo ouvinte, compreendidas e possam ser reproduzidas posteriormente para confirmar a compreensão. Um fator-chave na prática da escuta ativa é concentrar-se nos detalhes do que a outra pessoa está comunicando com você com o objetivo de levar esses detalhes, em vez de preparar o que você quer dizer a seguir.
Empatia
Para se relacionar com os outros, seja pessoal ou profissionalmente, é importante poder se colocar no lugar deles. A empatia é uma habilidade que ajuda você a sentir o que outra pessoa está sentindo ao compartilhar uma experiência. A empatia é fundamental no desenvolvimento da relação relacional no mundo profissional. À medida que uma pessoa usa a habilidade da empatia para se relacionar com outra pessoa, a confiança começa a se formar, o que estabelece uma base para uma comunicação futura clara, honesta e funcional. A empatia, embora uma habilidade em si, também envolve o uso de habilidades de comunicação verbal e não verbal para transmitir um desejo genuíno de entender a experiência de outra pessoa. A empatia também usa outras habilidades, como fazer perguntas e fornecer declarações validadoras para demonstrar que os sentimentos e experiências da outra pessoa importam para você.
Comunicação não verbal
A comunicação não verbal abrange expressões faciais, gestos, contato visual, formas de movimento corporal, postura e qualidade da voz de uma pessoa. Na verdade, a comunicação não verbal é como a maioria das pessoas passa informações entre si. Os seres humanos muitas vezes não estão conscientes do quanto usam a comunicação não verbal para transmitir informações, e para captar as comunicações não verbais dos outros. Uma simples mudança dos olhos ou o uso de gestos manuais podem ser interpretados por outros como transmitir certas emoções ou informações.
Outro fator-chave na comunicação não verbal é o quanto as pistas não verbais se alinham com a linguagem verbal que a pessoa está usando para expressar sentimentos ou compartilhar informações. Alguns indivíduos podem expressar verbalmente certas palavras, mas suas sugestões não verbais não parecem se encaixar com o que está sendo dito. Como resultado, outros podem perceber que essa pessoa é imprevisível ou difícil de se relacionar. Por outro lado, uma pessoa cujas palavras verbais se alinham com as pistas não verbais pode parecer mais acessível e confiável. Desenvolver a consciência de suas sugestões de comunicação não verbal envolve o uso de estratégias de atenção plena: perceber seus gestos ou a mudança de seus olhos quando você está sentindo emoções diferentes, ou se concentrar em onde você se senta em uma sala; quem você é naturalmente atraído para sentar-se ao lado, ou onde na sala você se senta. Estar ciente do papel da comunicação não verbal em sua vida pessoal e profissional pode ajudar a alinhar melhor essas pistas não verbais com a linguagem verbal que você usa para se comunicar. Isso pode, então, melhorar sua capacidade de aproximação.
Este artigo pertence ao Curso de Secretariado
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