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PERSPECTIVA NO DESENHO

Pode-se ver o realismo em um desenho com a aplicação de perspectivas.


O conceito de perspectiva surgiu com a ideia de ter conjuntos de imagens que pareçam coerentes e consistentes em uma obra de arte.


Perspectiva linear


Imagem Interna

A perspectiva linear é um método realista de retratar objetos com profundidade visual. O princípio básico é que quanto mais longe o objeto está, menor se torna e, inversamente, quanto mais próximo, maior.


Pela perspectiva linear, o artista representa um objeto tridimensional projetando-o sobre um plano a partir do ponto de fuga, que se encontra sobre o eixo de visão, uma linha horizontal imaginária.


Todas as linhas de projeção da pintura convergem para esse ponto, que, apesar de poder não estar representado, tem relevância na estrutura da obra.


Perspectiva de ponto zero


Uma vez que os pontos de fuga existem apenas com a presença de linhas paralelas, então, para ilustrações não lineares em que há linhas paralelas na cena não poderia haver pontos de fuga, portanto, são chamadas de desenhos em perspectiva zero.


A maioria das cenas naturais, como uma série de montanhas, são ilustrações típicas de desenhos em perspectiva zero, embora possam criar uma ilusão de profundidade nos olhos do observador.


Perspectiva de um ponto


Os desenhos de perspectiva de um ponto são aqueles com apenas um ponto de fuga, em geral, diretamente oposto ao olhar do visualizador.


Imagem Interna

  1. Na perspectiva de um ponto, linhas paralelas ao olhar do visualizador recuam em direção a um certo ponto no espaço, chamado de ponto de fuga.


    Este tipo de perspectiva é utilizada em ilustrações de estradas, trilhos de trem e corredores, que se afastam em um ponto de fuga conforme ilustrado.


    Exemplo de desenho de uma caixa com o uso de perspectiva de um ponto.


    1. Desenhe uma linha horizontal, ou seja, a linha onde o céu encontra a Terra.
    2. Nesta linha, escolha um ponto de fuga que pode ser o centro, próximo à direita ou próximo à esquerda.

Imagem Interna

  1. Partindo do ponto de fuga, desenhe uma linha superior e uma linha inferior, sendo a linha superior muito mais longa do que a linha de fundo — isso criará a ilusão de profundidade mais tarde. Essas linhas formam os lados da caixa.
  2. Desenhe duas linhas verticais que conectam a linha superior e a inferior.
  3. Em seguida, desenhe a frente da caixa, fazendo duas linhas horizontais de mesmo comprimento de cima para baixo até a borda mais próxima.
  4. Em seguida, conecte essas duas linhas horizontais, deixando cair uma linha vertical do outro lado.


Imagem Interna

Perspectiva de dois pontos

Imagem Interna

1. Desenhe uma linha horizontal.

2. Em vez de um, marque dois pontos, de preferência à direita e à esquerda, que servirão como pontos de fuga.

3. Desenhe linhas verticais e horizontais formando uma grade, encontrando abaixo a linha horizontal no meio, que é onde todas as linhas provenientes do ponto de fuga se encontram.

4. Desenhe seis linhas provenientes de cada um dos pontos de fuga passando pelo meio.

5. Agora desenhe uma linha vertical média em um ângulo de 90 graus com a linha horizontal, que irá servir como o canto da caixa.

6, Faça linhas superiores e inferiores conectando a linha vertical média a cada um dos ponto de fuga.

7. Da linha vertical média, desenhe uma linha vertical à direita e outra à esquerda dependendo de como você deseja que fique, já que elas determinam o comprimento e a largura da caixa.

8. Dos pontos de fuga, faça linhas conectando o ponto de fuga direito com a linha vertical esquerda, e o ponto de fuga esquerdo à linha vertical direita.


Imagem Interna

Agora que você consegue ver os dois pontos de perspectiva da caixa, comece a sombreá-la de acordo com a perspectiva de dois pontos e apague as grades que passam dentro da caixa.





Este artigo pertence ao Curso de Desenho a Lápis Básico

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