Entrar/Criar Conta
Pilates Para Idosos
Nas últimas décadas houve um aumento na expectativa de vida, com isso, a quantidade de idosos no Brasil dobrou no período entre 1991 e 2011.
O envelhecimento é inevitável, ocorre de forma progressiva, é multifatorial e dinâmico. Consequentemente, há um declínio em diversas funções, como por exemplo, perda de flexibilidade, de força, equilíbrio e massa óssea.
Um problema que vem sendo muito discutido nos últimos anos no contexto da diminuição da capacidade funcional é a sarcopenia, que se caracteriza por uma grande perda de massa muscular, que favorece a ocorrência de quedas e fraturas e acomete principalmente indivíduos idosos.
Nesse sentido, estudos apontam que a prática de atividade física por esse público é indispensável para retardar tais alterações e manter a qualidade de vida, além de prevenir muitas doenças. É nessa perspectiva que o Pilates para idosos se encaixa como uma excelente alternativa.
O Pilates, quando aplicado para idosos, é um exercício que não apresenta muito impacto, por isso se torna seguro. O método auxilia na correção da postura, ativa a circulação e tenciona os músculos por meio de exercícios de alongamentos, que proporcionam maior flexibilidade ao corpo, recuperando articulações susceptíveis à artrose e dores generalizadas.
Outro ponto muito importante do Pilates na terceira idade é que o método trabalha os músculos profundos, inclusive os que controlam o fluxo urinário e de excreções do corpo; dessa forma, previne a incontinência urinária e fecal, que são muito frequentes nesta idade.
Veja a seguir uma lista de benefícios da prática do método Pilates para os idosos.
- Alívio da dor
- Mantém a massa muscular
- Diminuição do estresse
- Melhora da flexibilidade
- Maior percepção dos movimentos e da consciência corporal em geral
- Melhora dos reflexos
- Melhora na locomoção
- Melhora da autoestima
- Melhora do equilíbrio
- Prevenção de lesões
- Diminuição da depressão
- Auxilia na manutenção do peso corporal
- Fortalece os músculos dos membros inferiores e das costas
- Contribui na manutenção da densidade óssea
- Auxilia no controle do diabetes
- Contribui no tratamento de doenças reumáticas
- Previne doenças cardiovasculares
Já existem estudos relacionando a prática de Pilates com o risco de queda na terceira idade. Um trabalho, inclusive, evidenciou que o método colabora com o ganho de flexibilidade, força, equilíbrio e autonomia funcional de idosos, sendo que esses itens são importantíssimos para assegurar um menor risco de quedas.
Portanto, é seguro afirmar que o Pilates pode ser uma alternativa confiável para melhorar a funcionalidade, bem como os indicadores de aptidão física relacionados com a diminuição do risco de quedas neste grupo.
Principais exercícios de Pilates para os idosos
A manutenção da autonomia e da independência ao longo do processo de envelhecimento é um objetivo muito importante a ser alcançado. Nesse sentido, confira alguns exercícios de Pilates que podem contribuir muito na vida de alunos idosos!
Os exercícios mais adequados para cada pessoa podem variar, mas de modo geral deve-se focar no fortalecimento geral, com atenção especial para os membros inferiores, através de movimentos que promovam o aumento da flexibilidade, da potência muscular e do equilíbrio neste grupo.
Ponte sobre os ombros
Este artigo pertence ao Curso Pilates
Curso GRÁTIS sem mensalidade, sem taxa de matrícula.COMENTÁRIOS
5.0
12.743 AvaliaçõesBom,gostei
É um curso que apesar de parecer fácil vc tem que ter o conhecimento para. A conclusão é de 8 questões, errei uma
Excelente curso, nos traz uma visão ampla da importância dos cuidados com a nossa saúde.
Eu tive o privilegio de conhecer sobre o Pilates e esse curso me proporcionou isso. Foi muito gratificante vou poder dar aulas com mais segurança para os meus alunos .
Bom,gostei
GENIAL. MUITO BOM.
É um curso que apesar de parecer fácil vc tem que ter o conhecimento para. A conclusão é de 8 questões, errei uma
Adorei o curso de pilates
Excelente curso, nos traz uma visão ampla da importância dos cuidados com a nossa saúde.