Planejamento Integrado
O planejamento integrado nas localidades receptoras tem por objetivo o desenvolvimento coerente dos elementos físicos, econômicos, culturais, técnicos e ambientais, para satisfação de turistas e empresários. Neste cenário, faz-se a análise e estudo da integração dos seguintes conjuntos:
- Relações ambientais: que envolvam os seguintes subsistemas: ecológico, social, econômico e cultural;
- Organização Estrutural: que envolva a superestrutura e a infraestrutura;
- Ações operacionais que envolvam, no mercado, a oferta e a demanda relacionadas à produção e ao consumo, dependendo ambos do sistema de distribuição.
É preciso que se tenha uma visão abrangente do fenômeno turístico, incluindo as relações de interdependência. A responsabilidade do Planejamento Turístico integrado é do Organismo Estatal Específico, que dispõe de mais recursos financeiros e técnicos. Devido ao caráter interdisciplinar, a base técnica deverá ser diversificada. Esse órgão deverá recorrer à participação ou à assessoria de especialistas que participarão da equipe planejadora.
Há quatro áreas que deverão ser levantadas de forma detalhada na região: meio ambiente, população, economia, quadro institucional. Com isso, faz-se composição da equipe de trabalho e que atuará, de acordo com a especificidade da etapa, em conjunto ou isoladamente, analisando dados, redigindo relatórios intermediários e finais, realizando estudo crítico.
Sendo assim, será necessário contar com uma equipe técnica multidisciplinar para a viabilização do desenvolvimento adequado de processos de planejamento e consequente implantação do plano proposto.
O desenvolvimento integrado do turismo, tem como objetivos o desenvolvimento coerente dos elementos físicos, econômicos, sociais, culturais, técnicos e ambientais. O objetivo é a satisfação dos turistas e empresários e, portanto, deve estar inserido em uma política global pelo Governo. No estudo da integração dos conjuntos, deve-se levar em consideração:
- Relações ambientais que envolvam os subsistemas: ecológico, social, econômico, cultural. Organização estrutural que envolva a
- superestrutura e a infraestrutura.
- Ações operacionais que envolvam, no mercado: a oferta e a demanda relacionadas á produção e ao consumo. A responsabilidade do planejamento turístico integrado é incumbência do organismo estatal específico.