Planejamento no setor público

Embora os métodos anteriores também sejam aplicados no setor público, existem tipos específicos de planejamento no setor público os quais veremos agora:

Planejamento Estratégico Plurianual (PPA)

O Planejamento Estratégico Plurianual é uma ferramenta essencial para a administração pública brasileira. Com um horizonte de médio prazo, geralmente de quatro anos, o PPA é estabelecido logo no início de cada mandato governamental e tem o objetivo de orientar as ações do governo durante esse período.

O PPA é um documento formal que, além de orientar a gestão, dá legitimidade às ações governamentais e garante que os recursos públicos sejam alocados de maneira coerente e transparente.

Planejamento Estratégico Governamental (PEG)

O Planejamento Estratégico Governamental (PEG) é um processo que envolve a definição de visão, missão, objetivos e estratégias de longo prazo para um governo ou órgão governamental. O PEG tem como objetivo principal direcionar a atuação do governo de acordo com as demandas da sociedade e os recursos disponíveis.

O PEG é aplicado tanto em nível federal, quanto estadual e municipal, adaptando-se às realidades e desafios de cada esfera de governo.

Planejamento Estratégico Participativo (PEP)

O Planejamento Estratégico Participativo (PEP) se destaca por sua abordagem democrática e inclusiva, que visa envolver a sociedade civil no processo de definição das políticas públicas.

Essa modalidade de planejamento busca promover a transparência e a responsabilidade nas ações do governo, assegurando que as decisões sejam orientadas pelas reais necessidades da população.

O PEP é uma forma de promover um governo mais próximo da população, aumentando o engajamento e a confiança pública nas decisões tomadas pelas autoridades.

Planejamento Estratégico Situacional (PES)

O Planejamento Estratégico Situacional (PES) é uma metodologia mais flexível, focada na análise das situações atuais e na identificação de problemas e oportunidades específicas em um determinado contexto.

O PES busca adaptar as estratégias governamentais às realidades locais, considerando os desafios únicos de cada situação.

O PES é ideal para lidar com questões que exigem uma abordagem personalizada e soluções adaptadas, considerando os contextos variados de cada região ou área de atuação governamental.

Tipo de planejamento

Objetivo Principal

Horizonte Temporal

Participação Popular

Exemplos de Aplicação

Planejamento Estratégico Plurianual (PPA)

Estabelecer metas, objetivos e diretrizes de médio prazo para o governo.

4 anos (geralmente coincide com o mandato)

Indireta, via consultas públicas e audiências.

Direciona o orçamento anual e projetos prioritários do governo.

Planejamento Estratégico Governamental (PEG)

Definir a visão, missão e estratégias de longo prazo para um governo ou órgão público.

Longo prazo

Indireta (podendo haver consultas).

Políticas públicas para saúde, educação, segurança e infraestrutura.

Planejamento Estratégico Participativo (PEP)

Envolver a sociedade na definição de metas e estratégias do governo.

Longo prazo

Alta, com participação direta dos cidadãos.

Decisões sobre projetos sociais e prioridades comunitárias.

Planejamento Estratégico Situacional (PES)

Analisar a situação atual e adaptar estratégias a contextos específicos.

Curto e médio prazo

Moderada (enfoque técnico e local).

Políticas de saúde, educação e desenvolvimento social em áreas específicas.

Este artigo pertence ao Curso de Administração Pública