Planejamento no setor público
Embora os métodos anteriores também sejam aplicados no setor público, existem tipos específicos de planejamento no setor público os quais veremos agora:
Planejamento Estratégico Plurianual (PPA)
O Planejamento Estratégico Plurianual é uma ferramenta essencial para a administração pública brasileira. Com um horizonte de médio prazo, geralmente de quatro anos, o PPA é estabelecido logo no início de cada mandato governamental e tem o objetivo de orientar as ações do governo durante esse período.
O PPA é um documento formal que, além de orientar a gestão, dá legitimidade às ações governamentais e garante que os recursos públicos sejam alocados de maneira coerente e transparente.
Planejamento Estratégico Governamental (PEG)
O Planejamento Estratégico Governamental (PEG) é um processo que envolve a definição de visão, missão, objetivos e estratégias de longo prazo para um governo ou órgão governamental. O PEG tem como objetivo principal direcionar a atuação do governo de acordo com as demandas da sociedade e os recursos disponíveis.
O PEG é aplicado tanto em nível federal, quanto estadual e municipal, adaptando-se às realidades e desafios de cada esfera de governo.
Planejamento Estratégico Participativo (PEP)
O Planejamento Estratégico Participativo (PEP) se destaca por sua abordagem democrática e inclusiva, que visa envolver a sociedade civil no processo de definição das políticas públicas.
Essa modalidade de planejamento busca promover a transparência e a responsabilidade nas ações do governo, assegurando que as decisões sejam orientadas pelas reais necessidades da população.
O PEP é uma forma de promover um governo mais próximo da população, aumentando o engajamento e a confiança pública nas decisões tomadas pelas autoridades.
Planejamento Estratégico Situacional (PES)
O Planejamento Estratégico Situacional (PES) é uma metodologia mais flexível, focada na análise das situações atuais e na identificação de problemas e oportunidades específicas em um determinado contexto.
O PES busca adaptar as estratégias governamentais às realidades locais, considerando os desafios únicos de cada situação.
O PES é ideal para lidar com questões que exigem uma abordagem personalizada e soluções adaptadas, considerando os contextos variados de cada região ou área de atuação governamental.
Este artigo pertence ao Curso de Administração Pública
Faça o Curso completo grátis!!