Planejamento tático

O planejamento tático é uma etapa intermediária no processo de planejamento de uma organização. Enquanto o planejamento estratégico define os objetivos globais e de longo prazo, o planejamento tático se preocupa com a execução desses objetivos de forma mais detalhada e voltada para o médio prazo. Ele traduz as estratégias em ações concretas, focando em setores ou departamentos específicos da organização.

Esse tipo de planejamento é essencial para garantir que as grandes metas estabelecidas no planejamento estratégico sejam desdobradas em atividades práticas e gerenciáveis, facilitando a coordenação das diferentes áreas de uma empresa.

Objetivos do Planejamento Tático

Os principais objetivos do planejamento tático incluem:

• Transformar a estratégia em ação: O planejamento tático faz a ponte entre as metas gerais da empresa e a operação diária, transformando diretrizes amplas em tarefas específicas.
  • Distribuir recursos: Ele garante a alocação eficiente de recursos, como pessoal, tecnologia e orçamento, entre as áreas da empresa para a execução das estratégias.
  • Gerenciar o médio prazo: Enquanto o planejamento estratégico foca no futuro a longo prazo, o planejamento tático cuida de prazos intermediários, geralmente entre 1 e 3 anos.
  • Responsabilidade por áreas: Cada departamento ou divisão da organização tem suas próprias metas e responsabilidades detalhadas no planejamento tático.

Características do Planejamento Tático

O planejamento tático apresenta algumas características que o distinguem de outros níveis de planejamento:

• Enfoque Departamental:

Diferente do planejamento estratégico, que abrange toda a organização, o planejamento tático foca em setores específicos, como marketing, finanças, produção e recursos humanos. Cada área desdobra as metas estratégicas em ações próprias.

• Horizonte Temporal de Médio Prazo:

O planejamento tático normalmente cobre períodos entre 1 a 3 anos. Ele é uma transição entre as metas de longo prazo do planejamento estratégico e as ações de curto prazo do planejamento operacional.

• Coordenação de Recursos:

Esse planejamento coordena e aloca os recursos dentro de cada departamento para garantir que eles estejam disponíveis para atingir as metas. Isso inclui definir orçamentos, alocar pessoal e adquirir tecnologia ou ferramentas necessárias.

• Detalhamento Moderado:

O planejamento tático não é tão detalhado quanto o operacional, mas vai além do planejamento estratégico, descrevendo ações e responsabilidades específicas para cada setor.

Etapas do Planejamento Tático

Para implementar o planejamento tático de maneira eficaz, é preciso seguir algumas etapas básicas:

• Análise do Planejamento Estratégico:

O ponto de partida do planejamento tático é a análise das metas e diretrizes estabelecidas no planejamento estratégico. Cada departamento precisa entender quais são os objetivos da empresa e como suas atividades se encaixam nessas metas.

• Desdobramento das Metas:

As metas estratégicas são desdobradas em metas específicas para cada área ou departamento. Por exemplo, se a meta estratégica de uma empresa é aumentar a participação de mercado, o departamento de vendas pode estabelecer uma meta tática de aumentar em 15% as vendas em um ano.

• Definição de Tarefas e Ações:

Após o desdobramento das metas, cada departamento define as ações e tarefas que precisam ser executadas para alcançar essas metas. Isso inclui prazos, responsáveis, e uma visão clara do que precisa ser feito.

• Alocação de Recursos:

Um passo fundamental no planejamento tático é garantir que os recursos (orçamento, pessoal e equipamentos) estejam alocados corretamente para cada tarefa. Esse processo garante que as ações sejam viáveis e possam ser implementadas com eficiência.

• Monitoramento e Controle:

É necessário acompanhar o andamento das atividades e verificar se as metas intermediárias estão sendo atingidas. O planejamento tático deve incluir mecanismos de controle que permitam ajustes ao longo do tempo, caso os resultados não estejam dentro do esperado.

Exemplo de Aplicação do Planejamento Tático

Vamos considerar uma empresa de varejo que estabeleceu, no planejamento estratégico, a meta de expandir suas operações online em 20% no próximo ano. No planejamento tático, essa meta será dividida em várias ações específicas:

• Departamento de Marketing: Implementar campanhas de marketing digital para aumentar o tráfego do site.

Meta: Aumentar o número de visitantes no site em 30% nos próximos 12 meses.

Ação: Desenvolver campanhas de mídia paga e SEO, com orçamento de R$ 100 mil.

• Departamento de Vendas: Integrar uma nova plataforma de e-commerce para suportar o aumento das vendas online.

Meta: Aumentar as vendas online em 15% no próximo ano.

Ação: Treinamento da equipe de vendas sobre a nova plataforma e implementação até o final do segundo trimestre.

• Departamento de TI: Garantir a capacidade técnica para lidar com o aumento de tráfego no site.

Meta: Ampliar a infraestrutura de servidores e otimizar a segurança do site.

Ação: Adquirir novos servidores e realizar testes de segurança até o terceiro trimestre.

Benefícios do Planejamento Tático

• Coordenação entre Departamentos:

Ele garante que todos os departamentos estejam alinhados com as metas estratégicas da organização, trabalhando de forma coordenada para atingir os objetivos.

• Flexibilidade e Adaptação:

O planejamento tático oferece uma margem de flexibilidade, permitindo ajustes rápidos para atender mudanças no ambiente de mercado ou nas necessidades internas da empresa.

• Acompanhamento e Controle:

Com um planejamento tático bem estruturado, é possível acompanhar os avanços de cada departamento e fazer correções de rota quando necessário.

Este artigo pertence ao Curso de Administração Pública