PNL na Comunicação Interpessoal

Não poderíamos falar de Programação Neurolinguística sem abordar a comunicação interpessoal. Podendo ser definida como a maneira de trocar informações entre duas ou mais pessoas, a comunicação interpessoal não envolve apenas palavras, mas também mensagens não verbais.

Considerada uma competência profissional essencial para o ambiente de trabalho, quem possui boa comunicação interpessoal consegue ser interlocutor de mensagens, falando com propriedade, assim como também ouvindo e interpretando mensagens de maneira correta e assertiva.

Saindo do ambiente profissional, a comunicação interpessoal no dia a dia é também a forma com que a sociedade foi criada e é por conta disso que o homem se tornou um ser social. Esse tipo de comunicação é responsável por todo diálogo entre indivíduos, sendo também um grande desafio.

Estrutura da comunicação interpessoal

A comunicação interpessoal é considerada um processo em espiral, no qual o desfecho da mensagem é sempre o de retroalimentação, voltando ao início, com a emissão de uma nova mensagem, seguindo adiante.

Pode-se dividir a estrutura da comunicação interpessoal em 6 elementos básicos. Eles são o processo pelo qual a comunicação interpessoal é feita, confira:

• Fonte de emissão: É a pessoa que emite a comunicação. A fonte de emissão leva em consideração a linguagem, cultura, conhecimento, experiências e interesses pessoais de cada pessoa, sendo, portanto, bastante influenciável e volátil.
  • Mensagem: É o conteúdo que foi comunicado pela fonte de emissão. São as palavras, frases, olhares, gestos, sons, emotes em aplicativos, etc.
  • Canal de comunicação: Por onde a fonte de emissão comunica a mensagem. Pode ser feito através da voz em uma conversa, ligação, mensagem de texto, aplicativos, e-mail, televisão, rádio e outros.
  • Normas convencionais: Toda comunicação possui normas convencionais. Isso é algo presente em diversas sociedades, podendo até mesmo ter palavras específicas utilizada para cada contexto. A maneira que nos comunicamos com nossos amigos é diferente da forma que falamos com nosso chefe, que é também diferente da forma que falamos com os nossos pais.
  • Receptor: Toda comunicação partida de uma fonte de emissão tem um destino que é o receptor. O receptor pode ser uma única pessoa ou milhares. A maneira com que cada pessoa recebe a mensagem também sofre influência de suas características pessoais, assim como da fonte de emissão.
  • Retroalimentação: Como foi dito anteriormente, o desfecho da comunicação interpessoal é a retroalimentação, que faz com que tudo ocorra em espiral. Trata-se da confirmação de que a mensagem chegou e foi compreendida, seja por algo que é dito, um sinal, gesto, etc.

3 maneiras de se comunicar

Existem 3 formas primordiais de se comunicar. Elas podem ocorrer de maneira isolada ou todas ao mesmo tempo, não havendo uma melhor do que a outra. São elas a comunicação verbal, não verbal e paraverbal.

- Verbal: Provavelmente é a mais fácil de ser identificada. Diz respeito ao uso de palavras tanto na escrita, como também de maneira oral, para transmitir a mensagem. É também a comunicação que mais sofre com as regras de sintaxe, concordância e pronúncia.

- Não verbal: É toda a comunicação que não utiliza palavras, portanto, envolve movimentos do rosto, sinais com as mãos (como levantar o polegar), gestos, olhares (como levantar um lado da sobrancelha), postura do corpo, e centenas de outras formas. A comunicação não verbal sofre influência da cultura local e pode ter diferentes significados.

- Paraverbal: A maneira paraverbal é a utilização da voz de maneiras diferentes para se comunicar, como um pigarro para chamar atenção, o volume da voz, o tom utilizado, o ritmo das palavras, um assobio para chamar atenção e diversas outras maneiras.

No âmbito da Programação Neurolinguística, a comunicação interpessoal vai desempenhar um papel significativo, pois oferece um conjunto de ferramentas e técnicas que podem melhorar a qualidade e a eficácia da comunicação entre indivíduos.

Alguns dos principais aspectos em que a comunicação interpessoal influência na PNL é nas técnicas de rapport; modelagem; mudança de comportamento e ancoragem, tudo o que temos trabalhados nas duas primeiras unidades de nosso curso.

Este artigo pertence ao Curso de Básico de Programação Neurolinguística (PNL)