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PNL na Liderança e Desenvolvimento de Equipe

Chegamos ao último tópico de nosso curso sobre a Programação Neurolinguística. Neste último momento, iremos abordar as questões de liderança e desenvolvimento de equipe em que a PNL pode auxiliar.

Se você está em uma posição de liderança, é provável que já tenha enfrentado uma variedade de desafios inerentes a essa função. 

Para liderar uma equipe com sucesso, é crucial que os líderes sejam fontes de inspiração, de modo a motivar os demais a segui-los. Um baixo nível de engajamento, torna praticamente impossível alcançar os resultados desejados.

Quando a PNL é incorporada à liderança, os gestores adquirem a capacidade de quebrar barreiras importantes da comunicação, tornando-a mais eficaz e eliminando obstáculos existentes.

Junto a isso, através do uso de técnicas apropriadas, a Programação Neurolinguística também desempenha um papel fundamental na resolução de conflitos. Dessa maneira, os líderes conseguem compreender as causas dos problemas e resolvê-los de forma mais imparcial.

Aplicação do PNL em ambientes de trabalho

Uma das ferramentas mais poderosas para a gestão de pessoas no ambiente de trabalho é com certeza a PNL. Pouco reconhecida, mas bastante impactante, essa ferramenta é capaz de auxiliar na produtividade, comunicação, resolução de conflitos e também na liderança.

Aplicar a PNL no ambiente de trabalho é sinônimo de sucesso organizacional. Dentre seus benefícios estão o de poder se comunicar com todos os colaboradores com clareza; ter maior foco nos objetivos; manter a motivação constante e liderar a empresa com excelência.

Veja abaixo algumas das principais maneiras de incluir a PNL no ambiente de trabalho, extraindo os seus benefícios e vantagens.

  • Elevação da confiança

Como foi dito ao longo do curso, a PNL é uma ferramenta valiosa para elevar a confiança dos colaboradores e líderes, ajudando a superar as crenças limitantes, substituindo-as por padrões mentais que promovem a autoconfiança (lembre-se da técnica ensinada no tópico sobre Ancoragem).

Isso resulta em indivíduos mais confiantes em suas habilidades e decisões, melhorando o desempenho no trabalho. Além disso, a confiança é um fator-chave na formação de relacionamentos interpessoais positivos e na capacidade de liderança.

  • Criação de uma cultura organizacional

Para moldar a criação de uma cultura organizacional a PNL pode auxiliar na definição de valores, metas e normas, o que contribui para um ambiente de trabalho mais coeso e alinhado com os objetivos organizacionais. 

Além disso, é papel da cultura organizacional auxiliar na atração e retenção de talentos, no engajamento dos colaboradores e na redução do turnover.

  • Aumento do perfil de liderança

Através das técnicas de comunicação utilizadas pela PNL como o rapport, técnicas de mudança de comportamento, ancoragem e outras, o perfil de liderança passa a se tornar presente dentro da empresa.

A liderança é fundamental para a produtividade e desempenho profissional, criando equipes inspiradas e organizadas.

  • Melhora da comunicação interna e externa

Uma das aplicações mais notáveis da PNL é a melhoria da comunicação interna e externa. A comunicação interna diz respeito a tudo que ocorre dentro da empresa, entre profissionais de mesmo nível, com seus líderes, setores, etc. 

Já a comunicação externa é a da empresa com seus clientes, através de mensagens, anúncios, publicidade, redes sociais e outras formas.

Dessa maneira, a PNL pode ser usada em negociações, apresentações e interações com clientes, melhorando os resultados de comunicação.

  • Vencer o medo de se comunicar em público

As técnicas da PNL são extremamente valiosas para superar o medo de apresentações e público, como discursos e reuniões no trabalho.

Voltadas ao aumento da confiança, o fortalecimento dessas habilidades também contribui para a vida pessoal dos profissionais.

  • Gestão de talentos

A PNL pode ser aplicada na gestão de talentos, ajudando os líderes a identificar e desenvolver as habilidades e potenciais dos colaboradores. Ela oferece estratégias para aprimorar a liderança, a motivação e o desempenho individual e em equipe. 

Com a gestão eficaz de talentos a empresa é capaz de reter os profissionais talentosos, dificultando a evasão destes trabalhadores valiosos, além de promover o desenvolvimento profissional para que os trabalhadores expandam as suas competências profissionais.

Técnicas de liderança e motivação no PNL

Neste último tópico de nosso curso ensinaremos algumas técnicas utilizadas pela Programação Neurolinguística para elevar a motivação e liderança nas empresas. Algumas delas você já conhece através das outras unidades deste curso. Confira:

  • Técnica da Metáfora

As metáforas são utilizadas na PNL para transmitir mensagens ou conceitos de maneira mais envolvente e fácil de entender, muitas vezes por meio de histórias ou comparações. Esse mecanismo de linguagem está presente em todo o mundo e pode sofrer influência da cultura e história da região.

Um líder que deseja motivar a sua equipe pode utilizar um exemplo de motivação como por exemplo contar uma história envolvente sobre um navegador que enfrentou desafios e superou obstáculos com o seu barco frágil e pequeno, até encontrar o tesouro perdido. Com esse tesouro, o barco se expandiu e o navegador se tornou reconhecido por todos. 

Essa metáfora serve para explicar os desafios que os profissionais podem enfrentar durante sua jornada na empresa, mas ao atingir seus objetivos no final, todos irão crescer e conquistar o retorno.

  • Técnica da Ponte ao Futuro

A técnica da "Ponte ao Futuro" é usada para ajudar alguém a superar obstáculos mentais ou emocionais, criando uma imagem inspiradora do futuro que ela deseja.

Suponha que um colaborador esteja se sentindo desmotivado devido a desafios no trabalho ou problemas familiares. O líder pode aplicar essa técnica perguntando: "Imagine-se daqui a 2 anos, olhando para trás e vendo como você superou esses desafios. Como você se sentiria? O que teria conquistado?". 

Isso ajuda a pessoa a visualizar um resultado positivo e a criar motivação para superar os obstáculos atuais.

  • Ancoragem

Dedicamos todo um tópico deste curso para explorar os desafios e benefícios da ancoragem. Esse processo que busca associar um estado emocional específico a um estímulo, auxilia os profissionais a se sentirem mais confiantes e acessarem informações positivas quando necessário

  • Metas SMART

A palavra “smart” em inglês significa inteligente, e é isso que são essas metas. O termo é uma sigla para as palavras Específicas (Specific em inglês), Mensuráveis, Alcançáveis, Relevantes e Temporais.

Elas são metas baseadas na realidade, criadas de maneira inteligente e alcançáveis. Por exemplo, digamos que um trabalhador deseja melhorar a sua capacidade de resolução de conflitos. Uma meta sem propósito seria apenas “Melhorar a resolução de conflitos”.

No entanto, uma meta SMART é a de “Participar do curso de resolução de conflitos com aulas semanais, praticando as atividades através de exemplos teóricos e aplicando na empresa sempre que houver necessidade”. Dessa forma, a sua meta engloba os meios para o seu objetivo final.

  • Técnica das mudanças das crenças limitantes

Todos nós cremos em algo que nos limita. Por exemplo, dentro do ambiente de trabalho, podemos ter a crença de que o gestor da empresa é uma pessoa fechada, inalcançável e que não irá ouvir as suas reivindicações ou propostas de mudanças. Essa crença nos limita a progredirmos dentro da empresa.

Um outro exemplo é quando você acredita que suas habilidades de liderança não são suficientes e acaba se auto sabotando, recusando a estar em uma posição de destaque.

Dessa maneira, a ideia é examinar de onde vem essa crença limitante e buscar formas para desfazê-la ou substituí-la por uma nova crença positiva e que te impulsione, como por exemplo, a de que você é excelente em liderança.

  • Técnica do autoconhecimento

O autoconhecimento na PNL envolve aprofundar a compreensão de si mesmo, incluindo valores, metas, motivações, pontos fortes e áreas de desenvolvimento.

São muitas as maneiras de promover o autoconhecimento. De forma geral, você deve sempre que possível tirar um tempo para si e refletir sobre suas escolhas, posicionamentos, metas, objetivos e desejos. Isso ajuda a saber quem você é e onde quer chegar. 

Aplique essa técnica na empresa para que os profissionais também descubram suas ambições e se motivem para alcançar os objetivos individuais.

  • Técnica das perguntas poderosas

Você já se deparou com uma pergunta que não soube responder e te fez pensar por vários dias. Essas perguntas poderosas são um estímulo para nossa mente, principalmente para romper algumas barreiras e solucionar nossos defeitos e limitações.

Existem dezenas de perguntas poderosas para serem utilizadas no meio profissional, como “Qual é a sua maior motivação?”; “O que te preocupa profundamente?”; “Quais são as habilidades que você mais almeja?” “Como você pensa em superar os desafios que enfrenta?”.



Este artigo pertence ao Curso de Básico de Programação Neurolinguística (PNL)

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