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POSTURA E ÉTICA PROFISSIONAL

O garçom é o funcionário do restaurante ou bar que mais tem contato com os clientes. Aliás, muitas vezes, o cliente só tem contato com o profissional, por isso, a opinião formada do local está diretamente relacionada ao tratamento recebido. Por isso, atitudes e comportamentos compatíveis com a profissão são fundamentais.


Isto faz com que o garçom torne-se capaz de atender bem a todos os tipos de pessoas que frequentem o estabelecimento. Afinal, ele é o profissional que deve cultivar comportamentos e valores morais adequados, além de desenvolver uma série de habilidades para atender bem os comensais.


Requisitos de comportamento


  • Ser cortês com os clientes, utilizando sempre expressões como “com licença”, “bom dia”, “boa noite”, “muito obrigado”, entre outros;

  • Ser discreto, não se intrometendo ou criando excesso de intimidades com os clientes;

  • Ser atencioso com os clientes;

  • Ser paciente e tranquilo;

  • Ser honesto, em todos os aspectos, com a empresa, com os colegas e com os clientes;

  • Ter sensibilidade para entender as necessidades dos clientes;

  • Ser pontual e assíduo, apresentando-se 10 minutos antes do início do seu turno de trabalho;

  • Ser dinâmico e criativo, mostrando disposição para executar o trabalho e resolvendo problemas inesperados;

  • Ter facilidade de comunicação e expressão, pois a essência do seu trabalho é comunicar-se com os clientes;

  • Saber trabalhar em equipe;

  • Ter respeito por seus superiores, pelos colegas de trabalho e pelos clientes.


Habilidades exigidas


  • Conhecer as técnicas do serviço de garçom;

  • Buscar aprimoramento profissional, procurando sempre se atualizar de acordo com as tendências de sua profissão;

  • Ter domínio das técnicas de venda;

  • Conhecer idiomas estrangeiros, para comunicar-se com turistas.


Regras de conduta


  • Andar em passo normal, no salão, sem correr;

  • Falar em tom de voz normal com os clientes, nem alto, nem baixo demais;

  • Não falar mal de colegas de trabalho e/ou da empresa;

  • Não comer, beber, fumar, mascar balas ou chicletes no local de trabalho;

  • Não utilizar o telefone, equipamentos ou materiais do restaurante para fins pessoais;

  • Manter o diálogo com os clientes em um nível formal, nunca entrando em intimidades dos clientes;

  • Ouvir o cliente e só emitir o seu ponto de vista quando lhe for pedido;

  • Não gesticular ao explicar ao cliente sobre um prato.


Regras de postura


  • O garçom deve ficar com o corpo reto, elegante, mas sem ficar tenso;

  • As mãos, se desocupadas, devem ficar atrás das costas;

  • O garçom não deve se escorar nos móveis, cadeiras ou bancos do restaurante ou bar.



Este artigo pertence ao Curso de Garçom

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