POSTURA E ÉTICA PROFISSIONAL
O garçom é o funcionário do restaurante ou bar que mais tem contato com os clientes. Aliás, muitas vezes, o cliente só tem contato com o profissional, por isso, a opinião formada do local está diretamente relacionada ao tratamento recebido. Por isso, atitudes e comportamentos compatíveis com a profissão são fundamentais.
Isto faz com que o garçom torne-se capaz de atender bem a todos os tipos de pessoas que frequentem o estabelecimento. Afinal, ele é o profissional que deve cultivar comportamentos e valores morais adequados, além de desenvolver uma série de habilidades para atender bem os comensais.
Requisitos de comportamento
Ser cortês com os clientes, utilizando sempre expressões como “com licença”, “bom dia”, “boa noite”, “muito obrigado”, entre outros;
Ser discreto, não se intrometendo ou criando excesso de intimidades com os clientes;
Ser atencioso com os clientes;
Ser paciente e tranquilo;
Ser honesto, em todos os aspectos, com a empresa, com os colegas e com os clientes;
Ter sensibilidade para entender as necessidades dos clientes;
Ser pontual e assíduo, apresentando-se 10 minutos antes do início do seu turno de trabalho;
Ser dinâmico e criativo, mostrando disposição para executar o trabalho e resolvendo problemas inesperados;
Ter facilidade de comunicação e expressão, pois a essência do seu trabalho é comunicar-se com os clientes;
Saber trabalhar em equipe;
Ter respeito por seus superiores, pelos colegas de trabalho e pelos clientes.
Habilidades exigidas
Conhecer as técnicas do serviço de garçom;
Buscar aprimoramento profissional, procurando sempre se atualizar de acordo com as tendências de sua profissão;
Ter domínio das técnicas de venda;
Conhecer idiomas estrangeiros, para comunicar-se com turistas.
Regras de conduta
Andar em passo normal, no salão, sem correr;
Falar em tom de voz normal com os clientes, nem alto, nem baixo demais;
Não falar mal de colegas de trabalho e/ou da empresa;
Não comer, beber, fumar, mascar balas ou chicletes no local de trabalho;
Não utilizar o telefone, equipamentos ou materiais do restaurante para fins pessoais;
Manter o diálogo com os clientes em um nível formal, nunca entrando em intimidades dos clientes;
Ouvir o cliente e só emitir o seu ponto de vista quando lhe for pedido;
Não gesticular ao explicar ao cliente sobre um prato.
Regras de postura
O garçom deve ficar com o corpo reto, elegante, mas sem ficar tenso;
As mãos, se desocupadas, devem ficar atrás das costas;
O garçom não deve se escorar nos móveis, cadeiras ou bancos do restaurante ou bar.
Este artigo pertence ao Curso de Garçom
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